Há algum tempo, para variar, eu estava vagando no TikTok e encontrei um garoto aleatório com um vídeo onde ele dançava no fundo (como era de se esperar), mas, tinha algo escrito que me chamou atenção:
Honestamente, acredito que quase nunca pensamos no quão louco e idiota a ideia de que palavras escritas em uma folha, podem causar algum tipo de emoção em nós.
Cara, são simplesmente símbolos de cor preta pintados em um papel que atribuímos significados aleatórios ao longo da história e isso tem poder suficiente para nos fazer sentir medo?
Na verdade, vou muito além.
Quantas vezes não soltamos uma simples risada ao ler algo engraçado em um livro? Quantas vezes não nos apaixonamos por um personagem sem nunca ter visto sua face? Quantos de nós sonhamos com um mundo completamente diferente descrito em livros por pessoas que nunca viram isso?
É curioso como escritores são considerados como pessoas normais na sociedade. O quão esquizofrênico alguém precisa ser para criar todas essas coisas e ainda fazer com que as outras pessoas sintam emoções parecidas por coisas que nunca existiram no mundo real?
Detalhe,
Como é conhecimento de todos nós, livros que foram adaptados para os cinemas, QUASE NUNCA conseguem ser tão impactantes, assustadores, tristes, divertidos, exploradores e qualquer outra característica quanto a leitura original desses livros.
Basta olhar para adaptações consideradas boas, como Jogos Vorazes que, apesar de o filme ser muito bom, não se compara com a história descrita nos livros.
Eu acredito que toda essa "esquizofrenia" contagiante que temos ao ler simples palavras escritas em um pedaço de papel, é graças a forma como a imaginação humana funciona.
Em outras palavras, acredito que autores que conseguem nos fazer sentir algo quando estamos lendo suas ideias malucas, como de um bruxo que vai aprender magia, uma garota que foi obrigada a tomar uma ação e inspirou a queda de uma ditadura, um polvo cabulosamente assustador... possuem a capacidade de brincar com nossas imaginações de uma forma extraordinária.
Como falei no artigo "O Quão Difícil é Transformar Sentimentos em Palavras", é muito louco e estranho pensar que alguém consegue nos fazer sentir algo apenas com uns símbolos aleatórios que, do ponto de vista evolutivo, não significa muita coisa quando comparado a nossa capacidade de enxergar a realidade.
Obrigado por ler!
Aqui está o link, caso queira compartilhar com alguém 😄
Escrito por: Lucas Garcia
Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @jornadalucasgar
Commentaires