— Meu talento é não ter talento. Em uma Terra onde todos se prendem tanto a coisas determinísticas e imutáveis, não me prender a isso é uma revolução.
A citação acima é de uma história que estou escrevendo onde envolve super poderes, alienígenas e uma série de outros clichês de ficção científica envolta de algum significado que se propõe a mexer com as ideias e psicológico dos leitores.
Apesar disso, acredito que essa ideia fantasiosa que encara talento como algo imutável e que você já nasce com, também é visto, em nosso mundo, da mesma forma que no mundo fictício que estou criando para aquela história.
Como falei no artigo "Criatividade, Talento Natural?", eu julgo que qualquer coisa no mundo é aprendível. Independente do quão complicado a coisa for, se alguém quiser e tiver a disciplina para praticar vai dar um jeito de aprender aquela coisa sem se importar com o tempo que isso exigirá.
Claramente, existem algumas habilidades que nós temos uma maior afinidade. Mesmo assim, se você não buscar colocá-las em prática, isso não significará nada.
Por exemplo, digamos que uma criança adora desenhar, mas, seus pais consideram isso algo idiota e obrigam a criança parar de desenhar.
Quando adulta, mesmo que ela ainda tenha algum grau de habilidade com desenhos, isso permaneceria inerte até que finalmente comece a treinar.
Ainda no cenário da criança, algo que não podemos ignorar é o quão rápido é para os seres humanos aprenderem novas habilidades e conhecimentos, enquanto seu cérebro ainda está em fase de maturação para a fase adulta.
Em resumo, existe um processo chamado de neuroplasticidade (em algum momento escrevo um texto aprofundado sobre isso). É através desse processo no cérebro humano que aprendemos qualquer coisa.
O cérebro, até os 25 anos de idade, ainda é considerado um cérebro em fase de maturação. Durante essa fase, há uma abundância incrível no processo de neuroplasticidade, facilitando o aprendizado.
Exatamente por isso que quanto mais novo uma pessoa aprender habilidades complexas como: falar um nova língua, desenhar, dançar, lutar, escrever, pintar, ler e qualquer outra coisa; mais rápido essa habilidade/conhecimento tende a ser internalizada no cérebro e um grau melhor de execução é alcançado.
É graças a esse fator e alguns outros que, a maioria das pessoas que possuem ótimas habilidades com desenho, por exemplo, quando criança já praticava essa arte.
Também foi pensando nessa facilidade que temos em aprender durante esse momento da vida que criei uma lista e publiquei um texto com o título: "12 Coisas que Vou Aprender Antes dos 25 Anos".
De todo modo, apesar de existir uma facilidade maior para crianças e adolescentes aprenderem algo e alcançar o processo de neuroplasticidade, isso permanece ocorrendo na vida adulta. A única diferença é a existência de alguns empecilhos e um grau maior de complexidade.
Isso me traz para o ponto geral desse texto: você pode aprender qualquer coisa.
Não quero dizer que alguém vai começar a desenhar amanhã e daqui a 1 mês essa pessoa será o próprio Michelangelo ou algum artista famoso na área.
De forma alguma isso aconteceria. Nem mesmo com crianças.
Você já viu o quão horrorosos são aqueles desenhos? O pior de tudo é que esse grau de terror que as mães costumam elogiar, permanece por vários anos até que finalmente a criança começa a desenvolver algum grau de coordenação motora e só então, fica um pouco menos horroroso.
As únicas diferenças que encaro ao ver uma situação como essa é que: 1) a criança está cagando para o que qualquer outro idiota pense, desde que, ela goste e os pais falem que está bonito; 2) aquilo dá algum grau de prazer para criança; 3) ela vai passar anos fazendo aquilo porque realmente gosta (todo mundo desenhou quando era pequeno mais nem todo mundo permaneceu); 4) ela ainda não encara o mundo de maneira determinística e imutável, mas sim, um lugar mágico onde tudo é possível (até mesmo unicórnios, fadas, coelhinhos com ovos de chocolate e um velho dando presentes).
Particularmente, o último ponto é o mais interessante e o que pode mudar a forma como você vê o mundo. Não entrarei em detalhes porque tenho um artigo muito bom sobre isso que envolve ambos os assuntos: "A Mentira do Impossível".
De toda forma, se você quer aprender qualquer coisa, a primeira coisa que você tem que fazer é acreditar em um mundo mágico mais uma vez. Em um mundo onde as capacidades humanas são ilimitadas. Você precisa abandonar a Mentira do Impossível repetida milhares de vezes ao longo da história e acreditar que você também pode aprender o que quiser, mesmo não tendo talento.
Aliás, lembrar que você não tem talento para porcaria nenhuma será sua passagem para esse novo mundo de impossibilidades.
P.S.: Durante toda a história humana, comunicação instantânea era impossível até mesmo para os deuses. Hoje, você faz isso quase que por telepatia. Isso só foi possível porque alguém acreditou que as capacidades humanas são ilimitadas.
Escrito por: Lucas Garcia
Revisado por: Emilly Oliveira
Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @jornadalucasgar
Comentários