Seja bem-vindo a uma nova Terra, uma terra de energia limpa e segura.
Como você bem sabe, desde a Revolução Industrial, a humanidade começou a descobrir as maravilhas da energia, da eletricidade… Chegando ao ponto em que estamos hoje.
Sinceramente, eu não consigo, nem por um segundo, imaginar a minha vida sem eletricidade… E você?
Mas não estou aqui para lhe falar algo óbvio e corriqueiro… Estou aqui para falar de uma nova Terra, uma Terra com energia limpa, segura e barata.
Sim, parece um sonho, mas isso é uma realidade desde 1940…
Diversas pessoas podem achar que estou falando da famosa energia solar… Ou até mesmo da eólica… Entretanto, nossa Terra deixou a fantasia de lado e decidiu partir para o que realmente dava resultado.
Em outras palavras, estou falando da energia mais eficiente e segura que a humanidade já criou: a energia nuclear.
Por muito tempo buscamos utilizar energias supostamente renováveis como as hidrelétricas… Entretanto, além de serem caras e constantemente dependerem do ciclo de rios e chuvas, também causam toda uma destruição ambiental, diversos animais são mortos e áreas destruídas para viabilizar uma energia supostamente sustentável.
Então, com o passar do tempo, nós tivemos que descartá-las…
Energia eólica? Impossível… Eram parques enormes que precisavam ser construídos, e mesmo assim, eram completamente ineficientes, além de que ela não conseguia garantir o abastecimento de energia constante, afinal de contas, depende de ventos para funcionar.
Energia solar? Ainda estamos em fases muito iniciais de pesquisa a esse respeito, o que a torna inviável para uma real utilização no momento… Fora que não existe um único lugar no planeta Terra com sol 24/7… Logo, é algo inviável para regiões que não são banhadas pelo sol de forma significativa por longos períodos.
Não preciso nem comentar sobre o uso de qualquer material fóssil para produção de energia…
Mas o que todas essas outras energias possuem em comum? Nenhuma delas é confiável, isto é, nenhuma apresenta garantia de funcionamento faça chuva ou faça sol… Todas elas causam de alguma forma poluição (até mesmo os painéis solares e a energia eólica) em sua produção... São consideravelmente mais caras… E por fim, são menos eficientes do que a energia nuclear.
Talvez você esteja se perguntando, “como a energia nuclear pode ser segura?”
Em toda a história da humanidade tivemos 2 acidentes significativos envolvendo energia nuclear: Chernobyl e Fukushima.
Chernobyl é provavelmente o mais conhecido. Por dados oficiais, cerca de 31 pessoas morreram. Porém, é importantíssimo ressaltar que o reator (lugar que produz a energia) que causou o acidente só era utilizado pela União Soviética… Ele já apresentava falhas que foram escondidas por motivos políticos… Assim, 31 pessoas morreram. Este foi o maior acidente envolvendo uma usina nuclear.
O outro foi Fukushima, no Japão, que não causou nenhuma morte devido à radiação direta e, mais de 10 anos depois, houve um único caso reportado pelo governo do Japão de uma pessoa que morreu em decorrência de um efeito secundário da radiação.
É importante ressaltar que no acidente de Fukushima morreram mais de 1200 pessoas pela incompetência do Governo Japonês durante a evacuação do Tsunami que ocorreu na região.
Exatamente isso, ninguém morreu devido ao acidente na usina naquele momento, mas mais de 1200 pessoas morreram por culpa do Governo Japonês… (Que novidade…)
Levando todos estes fatores em consideração, minha atual Terra decidiu migrar e investir em uma energia barata, segura, confiável, eficiente e que beneficia completamente o meio ambiente ao invés de continuar queimando combustíveis fósseis e/ou investindo apenas em energias ineficientes como a eólica.
Nós percebemos que a energia nuclear de fato era o passado, o presente e será o futuro.
Você até pode estar tentando se preocupar com os tão falados rejeitos nucleares… Uma usina nuclear que funcionar por 100 anos fornecendo energia para um estado não irá precisar de mais do que um campo de futebol para armazenar todos os rejeitos… Além do mais, estamos desenvolvendo novas tecnologias para reaproveitar esse material.
O que significa que isso não é um problema muito complicado de ser resolvido
Espero que tenha gostado!
Escritor: Lucas Garcia
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @oolucasgarcia
Me siga no Wattpad: olucasgarcia
Originalmente publicado:lucasgarciajornada.com
Comments