Nos últimos dias/meses, um otimismo quanto a economia tem se mostrado forte no Brasil e em muitos outros países ao redor do mundo.
No Brasil, diversas restrições estão sendo retiradas; muitas pessoas estão sendo vacinadas; vagas de emprego estão sendo criadas; há um alto preço por commodities que o Brasil exporta… E uma série de outras coisas estão acontecendo levando a um otimismo geral por parte das pessoas quanto a retomada da economia.
Bem, estou aqui hoje para levantar algumas questões que me causam um certo desconforto quanto a esse e os próximos anos.
Antes de tudo, não poderei aprofundar em determinadas questões para que o texto não fique extenso demais… Caso possua alguma dúvida, pergunte nos comentários.
Apesar de eu me considerar uma pessoa extremamente otimista quanto ao futuro, tenho grandes receios com relação ao curto e médio prazo, principalmente quando falamos de Brasil.
Nós não apenas vivemos em um país que possui um manicômio econômico, mas também, um manicômio político… Notícias boas de crescimento, na maioria das vezes, são obstruídas por algum tipo de maluquice que ocorrem semanalmente em Brasília. Estamos o tempo inteiro a um passo de tudo explodir.
Essa instabilidade política, gera sérios problemas para todos nós… Tanto porque leis absurdas e idiotas são constantemente aprovadas, tanto porque isso bagunça uma das áreas mais sérias da economia… O câmbio BRL/USD.
Infelizmente, ainda não chegamos no momento em que a maioria das pessoas no mundo utilizam o Bitcoin como sua moeda de reserva de valor… Dito isso, ainda somos obrigados a utilizar moedas fiduciárias como o Real e o Dólar para realização de trocas.
Verdade seja dita, o mundo inteiro ainda funciona utilizando o dólar como moeda de negociação e o Brasil não é diferente.
O Banco Central e o ministério da economia, mostram constantemente ao longo dos últimos anos, um interesse em desvalorizar a moeda brasileira… Sempre alegando que isso trará mais benefício para o povo brasileiro e um monte de baboseiras que sempre falam antes de ferrar mais com a sua vida.
Bem, até agora, tudo que adveio realmente dessa política quase que soviética controladora, foi um expressivo aumento no valor do dólar e uma alta volatilidade que persiste agravada com todo o cenário cômico e louco da política brasileira, afinal de contas, o real assim como qualquer outra moeda fiduciária possui seu maravilhoso lastro em político ladrão.
Mesmo que isso não pareça afetar a maioria das pessoas, o que ocorre é o contrário… O Brasil, assim como diversos outros países importam e exportam vários produtos.
Ligando 1 + 1 se a moeda mundial é o dólar e o real está sendo desvalorizado, automaticamente todas as coisas que o Brasil precisa importar, por exemplo, tecnologia, indústria e etc; começa a ficar mais caro, afinal de contas, o câmbio aumentou.
O mesmo vale para as exportações… Ficou muito mais lucrativo exportar e receber em dólar do que vender nacionalmente e receber papel colorido brasileiro.
Esse fator do câmbio, faz com que os preços de toda a cadeia produtiva comece a aumentar loucamente, afinal de contas sempre acontece quando o governo faz merda quem paga é a população.
O segundo fator de preocupação quanto ao Brasil é que ano que vem temos eleições… Isso significa que todos os ladrões de Brasília estarão concentrados em se reeleger.
Ou seja,
Políticas populistas como: impressão de dinheiro a vontade disfarçado de algum nominho bonitinho surgiram; obras que vão de lugar nenhum para canto algum, serão “feitas pensando na população”; possíveis canetadas para tentar controlar ainda mais a economia, terão uma presença especial como é de costume.
Enquanto, coisas que realmente fazem alguma diferença… Como privatizações, isto é, vender todas essas “empresas” que funcionam como cabide de emprego e moeda de troca para políticos; abertura do Brasil para o comércio, afinal de contas, somos uma das economias mais fechadas que existem; redução de impostos (acho impossível de acontecer antes do Brasil quebrar)... Serão deixadas de lado até talvez, algum dia voltar.
Meu terceiro fator de preocupação é quanto a inflação que toda a impressão de dinheiro, no mundo, gerou e está começando a mostrar as caras.
Veja bem, com a pandemia, milhares de governos ligaram suas impressoras a todo vapor… Como Ayn Rand disse, você pode até ignorar a realidade, mas não pode ignorar as consequências que a realidade traz.
No Brasil, a inflação que a mídia tradicional mede, já está chegando em 8,35%... Isso pode não parecer ser alto… Principalmente quando olhamos para países vizinhos com seus presidentes, tipo a Argentina com inflação acumulada de pouquíssimos 42%...
Enfim, o mesmo fenômeno está acontecendo em países de primeiro mundo, como o dono da moeda mundial… Os Estados Unidos, estão com uma inflação de 5,4%.
Realmente é um valor um pouco mais baixo ao compararmos com o Brasil, porém, lembre-se que esta é a moeda mundial… Ou seja, inflação em dólar afeta todos os países que possuem reservas em dólar e o Brasil tem uns 300 bilhões de dólares como reserva.
Devo dizer que esses quatro fatores: câmbio, eleições, inflação brasileira e inflação americana são indicadores interessantes para o que pode acontecer no restante deste ano e nos próximos 10 anos.
Como falei anteriormente, sou extremamente otimista quanto ao futuro, porém, quanto ao curto e médio prazo, recomendo cautela.
Ninguém sabe o que vai acontecer ano que vem… É impossível você mudar a inflação do real, a inflação do dólar ou mesmo resolver o problema do câmbio.
Porém, há algo que você pode começar a fazer… Aprenda a se auto proteger dessas coisas…
Entenda o que de fato é inflação, aprenda a investir seu dinheiro, aprenda sobre bitcoin, procure depender cada vez menos de governos… Acredito que isso é algo que você, assim como eu, podemos fazer para fugir de todo o cenário catastrófico que pode chegar a qualquer momento.
Se curtiu, o que acha de me ajudar compartilhando o link?
Escritor: Lucas Garcia
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @oolucasgarcia
Me siga no Wattpad: olucasgarcia
Me siga no TikTok: olucasgarcia
Meu LinkdIn: olucasgarcia
Comments