top of page

Uma Conquista Extraordinária: Ler Um Livro

É estranho pensar que a humanidade conquistou a habilidade de escrever a pouco mais de 5 mil anos. Por mais que um ser humano comum viva 6 ou 8 décadas, comparado ao surgimento dos humanos a 140 mil anos, 5 mil não é nada.


Dizem que a primeira concepção real de escrita foi inventada em 3500 A.C em algum lugar da Mesopotâmia. A história mais antiga conhecida até hoje se chama "O Épico de Gilgamesh", escrita a mais de 5 mil anos também na Mesopotâmia.

Ao longo da história, principalmente da história registrada, percebemos que a escrita e leitura sempre foi um gigantesco privilégio que nem mesmo reis possuíam. Sim, muitos reis nunca souberam ler ou escrever mesmo sendo a pessoa "mais importante" daquele lugar.

É exatamente por isso que existia uma profissão conhecida como "escriba", onde, essa pessoa era encarregada de ler e escrever coisas para pessoas importantes.


Já para a população média, histórias como "O Épico de Gilgamesh" e diversas outras, eram cantadas por pessoas conhecidas como "trovadores". Sim, histórias eram CANTADAS e as pessoas que faziam isso eram conhecidas como "trovadores" que muitas vezes, também não sabiam ler ou escrever.


Além dos escribas, os únicos que possuíam um grau relevante de conhecimento em escrita e leitura eram os integrardes do clero (igreja). Eles, assim como os trovadores, disseminavam história e relatos escritos para a população média.


Em outras palavras, praticamente 99% das pessoas que existiram nos últimos 140 mil anos, não tinham noção do que significa ler um livro e escrever uma palavra. Praticamente todo mundo sempre se enquadrou em nossa definição de analfabeto.

Mas, o que tem de tão especial nisso tudo?

O final do século XX e início do XXI, trouxe consigo uma revolução na propagação e preço da informação. Com isso, podemos dizer que bilhões de seres humanos hoje, conseguem ler e escrever em suas respectivas línguas.

Comparado a todo o nosso passado, a ideia de que algum dia a maioria esmagadora das pessoas poderia ler e escrever parece ser uma piada.

A conquista extraordinária

É pensando em todos esses 140 mil anos de história que gosto de afirmar: qualquer um que lê 1 livro, conseguiu uma grande conquista comparado a todos os outros. A conquista de ler, algo que parece ser tão simplório e cotidiano para nós, era inimaginável até mesmo para os mais poderosos reis que pisaram na face desse planete.


Agora se um livro é uma grande conquista, imagine ler 52 livros em um único ano.


Como falei no texto "Por Que Você Deveria Ler 52 Livros em 2022", qualquer pessoa que conseguiu essa conquista, fez uma das coisas mais raras e extraordinárias em TODA A HISTÓRIA DA HUMANIDADE.

Obrigado por ler! Se busca algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos. Essas cosias levam tempo haha. 
Aqui o link para compartilhar com seu amigo que não gosta de livros:
https://www.lucasgarciajornada.com/post/uma-conquista-extraordinaria-ler-um-livro

Escrito por: Lucas Garcia

Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @jornadalucasgar

Comments


bottom of page