Algo que estou constantemente citando em meus textos é o meu princípio de acreditar que estabilidade não existe. Como sempre destaco, nem mesmo na natureza percebemos e encontramos coisas estáveis, tudo está em uma constante mutação.
É no literal a frase do Pasteur "nada se cria nada se perde, tudo se transforma", que vemos tudo se transformando o tempo inteiro. Nossos corpos, estão trocando de células, o mundo se transforma aprimorando e revolucionando coisas já existentes, o Universo diariamente nos entrega um show de nuvens enormes se transformando em estrelas... E uma série imensa de mudanças de um estado para o outro.
Em outras palavras, tudo está em um constante estado de mudança.
Uma forma bem popular de dizer que a maioria das coisas são apenas um estado e podem ser alteradas a qualquer segundo, é a famosa expressão "o mundo gira".
Na verdade, gosto mais da versão dramática dessa expressão: "o mundo não gira, ele CAPOTA".
Tudo bem que esse quase ditado popular, está superficialmente ligado a clássica história de pessoas que são tradas de maneira rude no início, justamente por não serem nada e, posteriormente, se transformam em algo de "sucesso".
Em outras palavras, hoje você até pode me chutar, mas, amanhã eu posso passar por cima de você com um caminhão haha.
Algo que eu comecei a notar e dar mais atenção nos últimos tempos da minha efêmera existência, é que sucesso ou fracasso e qualquer outra coisa relacionada a isso, é apenas um ESTADO.
Às vezes, nós olhamos uma pessoa ou até mesmo somos essa pessoa que está completamente fudida. Para onde olhamos, parece não haver saída. Tudo dá errado. O que planejamos vai por água abaixo. Nos sentimos como se estivesse caindo em um poço, apenas esperando que em algum momento o fundo chegue.
Entretanto, justamente por ser um ESTADO, tudo isso está em uma constante mutação.
Claro que não estou dizendo que, o que está pior ou fracassado não pode piorar, ou fracassar ainda mais. Muito pelo contrário. Isso é algo propenso a acontecer, afinal de contas, são variações possíveis.
Mas, o ponto disso tudo é lembrar que, nenhum de nós está condenado a um mundo imutável que não possui transformação.
Nenhum de nós está prezo a um mundo de estabilidade.
Ao contrário do pensamento propagado de que todas as coisas seguem um roteiro e o mundo é estático, a própria natureza nos prova que essa historinha é apenas baboseira.
O dito popular que tanto gosto: "o mundo não gira, ele CAPOTA", pode justamente servir como um aviso para nós de que o fracasso ou sucesso são apenas estados. Hoje alguém pode até nos humilhar por um de nossos atuais estados, entretanto, isso é um fucking estado e pode ser alterado por nós mesmo.
PS: O artigo: "Construir Quem Eu Quero Ser" é um ótimo complemento para tudo que abordei nesse texto.
Obrigado por ler!
Aqui está o link, caso queira compartilhar com alguém 😄
Escrito por: Lucas Garcia
Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @jornadalucasgar
Comentarios