"São nas pessoas, não eventos que nós estamos realmente interessados".
- The Science of Storytelling
Já fazia algum tempo desde que o livro "The Science of Storytelling" estava em minha lista de próximas leituras. Descobri ele por recomendação de um gringo que acompanho nas redes sociais e decidi dar uma olhada.
Pelo título "a ciência de contas histórias", acreditei que o livro seria focado em histórias no sentido orais, como quando estamos contando algo que aconteceu conosco para um grupo de pessoas e queremos "divertir" todos.
Porém, ao começar o livro, percebi acontecer o oposto:
O livro tinha o foco em história escrita do estilo de livros/roteiros além de explorar algumas características da psique neural humanal relacionando tudo isso de uma forma a melhorar as histórias em geral.
Honestamente? A pegada que o autor tem e a forma como ele encara o que os leitores realmente buscam nos livros é incrível e segue algo que eu acredito: o foco no personagem.
Se pararmos para pensar, o verdeiro motivo para continuarmos a assistir clichês de todos os tipos, onde nós já sabemos o que vai acontecer no final, está ligado a forma como o personagem principal se comporta.
Por quê?
Não nos importamos com o cenário de fundo, na maioria das vezes. Não ligamos se a história de amor está acontecendo na era medieval, no presente ou no futuro. Nós nos importamos com o que aqueles personagens se importam.
É exatamente isso que o autor do livro busca argumentar ao longo do livro, sempre, utilizando exemplos práticos em histórias que deram certo vendendo milhões de cópias mundialmente.
Na minha pequena planilha de avaliação, o livro ganhou uma nota total de 8.7, a segunda maior desde que comecei a avaliar livros dessa forma.
Infelizmente, esse livro não possui uma tradução para o português... Então, se você tem facilidade com a leitura no inglês e está procurando um livro que adentre nos motivos para gostamos tanto de histórias, The Science of Storytelling é uma ótima escolha.
Escrito por: Lucas Garcia
Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @jornadalucasgar
Comentários