top of page

Taiwan e China, o que Você Precisa Saber

Presidente de Taiwan e Ministros

Com a ascensão do #PartidoComunistaChinês e a conquista do poder durante a guerra civil chinesa, a #China tornou-se uma ditadura comunista, enquanto seu antigo governo nacionalista, fugiu para a ilha de Taiwan estabelecendo um novo governo e país.

Apesar disso, o #PartidoComunistaChinês alega que Taiwan faz parte do território Chinês e deve ser anexado novamente a qualquer custo com o objetivo de manter a harmonia e união da ditadura chinesa. Enquanto Taiwan alega ser o verdadeiro governo chinês.


Após os mais diversos problemas econômicos, sociais, estruturais e políticos que Taiwan passou pós fuga do #PartidoComunistaChinês, uma nova forma de encarar o mundo foi assumida pela população buscando mais liberdade em todas as áreas possíveis.

Através dessa ascensão da liberdade no país, diversas medidas de liberalização da economia foram implantadas tornando a pequena ilha asiática em um participante dos famosos Tigres asiáticos que possuem alto crescimento, baixa inflação, alta exportação de produtos e são classificados como países desenvolvidos.

Taiwan, em especial, está destacado graças à imensa exportação de chips eletrônicos para o mundo inteiro. Na verdade, esse mercado onde Taiwan é líder transforma o país em um alvo a ser atacado e protegido.


Os chips que estão famosos graças a sua escassez no mercado criando um gargalo de produção e parando diversas fábricas como as montadoras de carros, são objetos de extrema importância para todas as economias do planeta, inclusive China e os Estados Unidos.

Em outras palavras, Taiwan como o mercado mais relevante nessa área, é visada pela #China que se beneficiaria com a anexação do antigo território e pelos Estados Unidos que caso a #China tomasse Taiwan, poderia ser um dos maiores prejudicados, já que importa muitos dos chips de Taiwan.

Atualmente, Taiwan permanece como um país livre que respeita algumas das liberdades individuais e sua população prefere permanecer sobre uma democracia livre a uma ditadura comunista. Isso foi mostrado nas eleições de 2020 onde o cachorrinho do #PartidoComunistaChinês ficou em último lugar e a presidente que defende a democracia no país e repudia qualquer política chinesa recebeu a maioria absoluta dos votos.


"Taiwan democrática e nosso governo eleito democraticamente não admitirá ameaças e intimidações. Os resultados dessa eleição tornaram essa resposta muito clara"

~ Tsai Ing-wen - Atual presidente de Taiwan

A fala acima dita pela presidente após sua vitória, não foram palavras sem embasamento.

Desde que o atual ditador chinês Xi Jiping assumiu o #PartidoComunistaChinês, diversas invasões no espaço aéreo de Taiwan pela China foram reportadas.

Para se ter ideia, em 2020, foram mais de 380 aeronaves de ataque invadindo o espaço de defesa aérea de Taiwan. E em 2021 o número já ultrapassa 600 aeronaves.

Todo o problema com Taiwan e #China, tem ganhado atenção mundial entre os dias 04/05 de Outubro quando a #China fez a maior incursão com suas aeronaves no território de Taiwan.

Como aviso internacional, a presidente do país alertou o mundo com as seguintes palavras:

— "Se Taiwan cair, as consequências serão catastróficas para a paz regional e o sistema de alianças democráticas" e um sinal de que "o autoritarismo tem o controle sobre a democracia".

Vale lembrar que Taiwan possui aliança de defesa com diversas potências mundiais, inclusive os Estados Unidos.

Isso pode significar que caso a #China tente algo além das tentativas provocativas e desestabilizadoras com suas invasões no espaço de defesa aéreo de Taiwan, uma intervenção militar liderada pelos Estados Unidos, Austrália ou outro país apoiador de Taiwan, cause um problema de cunho mundial.

Em outras palavras, a pequena ilha de Taiwan, possui risco político suficiente para desencadear uma Guerra entre grandes potências ao redor do mundo.


Compartilhe o link:


Escrito por: Lucas Garcia

Revisado por: Emilly Oliveira

Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @jornadalucasgar

Comments


bottom of page