top of page
Foto do escritorOlucasgarcia

Sobre Ler Rápido

Uma crítica comum de ser escutada é "quem lê rápido, não aproveita quase nada do livro". Após dizer isso, algo como "qualidade é melhor que quantidade" surge para embasar profundamente o argumento que não existem leitores rápidos.

Bem, em 2020 eu li uns 55 livros. Esse ano, provavelmente devo ler a mesma quantidade ou até um pouco mais.

Já perdi a conta da quantidade de livros com umas 350 páginas que li, em um único dia. Minha velocidade de leitura, ao menos da última vez que medi, é de 50 a 60 páginas por hora ao longo de 3 horas seguidas.

De certa forma, eu seria taxado como mais um que lê um monte de livros e supostamente não aproveita nada, pelo simples fato de eu ler "rápido" (apesar que nem acho tão rápido assim).

A verdade mesmo é que não me considero como um leitor rápido, mas sim, como um "entendedor" rápido.

Em outras palavras, algo que comecei a treinar desde 2019 é o meu raciocínio. Juntando um raciocínio rápido e minhas habilidades dedutivas, eu diria que consigo entender rápido a maioria dos livros.

Veja bem, se eu pegar um livro e começar a ler vagarosamente para supostamente "entender" melhor, vou acabar me distraído, ficando com preguiça, ficando entediado... Em outras palavras, se eu realmente passasse a ler vagarosamente, o efeito seria completamente contrário do que algumas pessoas supõem.


Talvez, o fato de você não gostar muito de ler, ou achar uma atividade entediante; pode estar relacionado com isso. Você não está conseguindo alinhar sua velocidade de leitura e sua velocidade de raciocínio.

Em ambos os casos, a única solução que conheço é você sentar e começar a ler.

Como costumo dizer, ao menos para mim, a melhor forma de aprender algo é praticando. Na verdade, foi assim que eu "acelerei" tanto minha velocidade de leitura e meu raciocínio.


Minha prática é simples.

Desde 2019, eu acordo às 4 da manhã e logo em seguida, começo a ler algo.

No início foi algo bastante incomodo... Na verdade, é um pouco até hoje... Porém, os resultados dessa minha prática consistente ao longo de 2/3 anos foi realmente gigantesco.

Não apenas aumentei minha velocidade de leitura para livros, mas também, para documentos e coisas mais simples na internet. Sendo bem sincero, até mesmo a velocidade com que acordo o meu "eu" pensante foi consideravelmente diminuída.


Bem, tudo isso é para dizer que não acho válido o fato de algumas pessoas terem preguiça de praticar seu raciocínio e velocidade de leitura, criticarem dizendo ser IMPOSSÍVEL, ler vários livros no ano e ainda assim aproveitar todos os seus benefícios.

Para mim, isso parece muito mais uma tentativa de jogar a culpa da sua incompetência nos outros ao invés de reconhecer que o problema pode estar em você.


Escritor: Lucas Garcia

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @oolucasgarcia

Me siga no Wattpad: olucasgarcia

Me siga no TikTok: olucasgarcia

Meu LinkdIn: olucasgarcia

Comments


bottom of page