top of page
Foto do escritorOlucasgarcia

"So Good They Can't Ignore You", Carl Newport

Se seu objetivo é amar o que você faz, seguir sua paixão é um dos piores concelhos.


Tal afirmação presente no livro, vai contra o típico senso popular que escutamos em nosso cotidiano: "encontre o trabalho que você ama para nunca ter que trabalhar". Na verdade, é possível dizer que vai contra o que nós desejamos para nosso próprio futuro: mais felicidades e menos momentos de tédio.


De toda forma, o que está por trás de "seguir sua paixão ser o pior dos concelhos", faz sentido e possui mais utilidade do que você poderia imaginar.

 

| As Ideias Por Trás do Livro So Good They Can't Ignore You


Antes de tudo, preciso ressaltar que esse livro está disponível apenas em inglês.


Em "So Good They Can't Ignore You", o autor Carl Newport explora e argumenta o porquê encontrar o trabalho que você ama é uma completa farsa. Na verdade, é praticamente impossível, afinal, isso remete a ideia de que já nascemos amando algo.


Ou, em última análise, a existência de um destino que precisamos seguir.


Além disso, durante todo o livro o autor busca explorar de forma objetiva o que leva as pessoas a amarem seu trabalho, como podemos terminar amando o que nós fazemos e até mesmo o que torna alguém verdadeiramente bom e valoroso em seu trabalho.


Tudo isso acompanhado de exemplos com pessoas reais que contaram suas histórias.


"Se seu objetivo é amar o que você faz, descobri que “seguir sua paixão” pode ser um péssimo conselho. É mais importante tornar-se bom em algo raro e valioso e, em seguida, investir o capital de carreira que isso gera no tipo de características que tornam um trabalho excelente."

~ So Good They Can't Ignore You, Carl Newport.

 

| O que Penso Sobre o Livro?


Eu acredito que a vida é mais sobre construir quem queremos ser, do que, encontrar quem nós somos.


Quando comecei a pensar sobre o popular concelho de seguir nossa paixão e encontrar o que amamos fazer, foi impossível não chegar na mesma conclusão que o autor do livro. Em outras palavras, foi quase como um "complemento" da minha ideia de construir quem eu quero ser.


De toda forma, o livro não é apenas sobre isso.


Todos os conceitos, pesquisas e ideias complementares explorados ao longo das 300 páginas, contribuíram e corroboraram para outros assuntos que venho estudando sobre como podemos nos tornar bons, como aprendemos e formas eficientes de ascender no mundo profissional.


Inclusive, vale ressaltar os importantes conceitos de Deliberate Pratice e Craftsman apresentados pelo autor que podem ser úteis para qualquer coisa.


"Deliberate Pratice, uma abordagem de trabalho em que você deliberadamente estende suas habilidades além de onde se sente confortável e recebe feedback implacável sobre seu desempenho."

~ So Good They Can't Ignore You, Carl Newport.


"A mentalidade do artesão (Craftsman), concentre-se no valor que você está produzindo em seu trabalho. - Essa mentalidade é a base para criar um trabalho que você ama"

~ So Good They Can't Ignore You, Carl Newport.

 

| Por Que Você Deveria Ler So Good They Can't Ignore You


Se você está naquele momento questionador o que deviria fazer da sua vida, ou até, pensando em largar seu emprego, qual faculdade seguir e etc... Esse livro pode ser um ótimo moderador para ponderar o que você realmente deve fazer.


Vale ressaltar que a escrita do Carl Newport é extremamente boa e torna o entendimento de suas ideias muito compreensíveis.


Além disso, os demais conceitos apresentados ao logo do livro, são de suma importância para variadas áreas de nossa vida. Isso significa que, mesmo se você não concordar com o autor, ainda pode tirar valiosas lições do livro.

 

| Sugestões


Outros textos e artigos que você vai gostar:


Escritor: Lucas Garcia

Me siga no Instagram: @o.lucasgarcia

Me siga no twitter: @olucasgarcia_

Me siga no Wattpad: olucasgarcia

Me siga no TikTok: olucasgarcia

Meu LinkedIn: olucasgarcia

Comments


bottom of page