Em algum momento da sua vida, você já deve ter sentido como se tivesse tantas coisas para fazer em um único dia que poderia facilmente enlouquecer.
Atividades atrasadas, leituras acumuladas, eventos sociais, escola, curso, atividade domésticas, academia - e ainda passear com o cachorro. Tudo isso para ser feito em curtas 24 horas.
Apesar de parecer algo bastante comum para a maioria das pessoas, existe uma diferença entre você, com seu dia louco, e um colega que tem que fazer as mesmas coisas ou até mais, que ao invés de se descabelar com um dia que parece completamente insano, consegue fazer tudo o que precisa fazer em uma única manhã.
Como uma pessoa dessas consegue realizar isso? Simples: organização.
Apesar de organização parecer uma palavra bastante “limitadora” e que nos remete a apenas uma agenda, ela vai muito, além disso.
Prova disso são os custos de ter uma vida desorganizada: perda de tempo, perda de dinheiro, perda de ideias, perda da saúde mental.
Deve-se isso ao fato que você não saber o que fazer: todas as ideias incríveis e úteis que você teve e achou que seu cérebro iria lembrar para de alguma forma serem utilizadas, foram completamente deletadas e provavelmente nunca irão voltar.
Este cenário caótico em que a maioria das pessoas vive (inclusive você) pode ser alterado com uma simples organização da rotina.
Por favor, não entenda a palavra “simples” como algo fácil de ser feito. Confie em mim, a criação de qualquer hábito é bastante difícil, apesar de se ser um processo simples.
O primeiro passo para se organizar e sair desse abismo é entender como seu cérebro funciona, ou o que funciona realmente para você.
Fuja do clichê idiota de que você é uma pessoa desorganizada por natureza. Isso é só uma desculpa para continuar nesse abismo obscuro e frio.
A única maneira de descobrir a si mesmo é testando. E para testar, registrar os resultados sempre serão interessantes.
Junte o útil com o agradável: se você precisa testar e registra, comece usando um bloco de notas do seu celular ou encontre um caderno, uma folha, ou qualquer porcaria que dê para escrever - e comece testando e registrando.
Escreve a sua “to-do list” da semana com o que você precisa fazer em cada dia.
Escreva qual aplicativo de organização está dando certo para você…
Outro importante aspecto de uma vida organizada é a programação.
Sejamos sinceros uns com os outros, vocês (assim como eu) tem um cérebro capaz de prever o futuro.
Não acredita?
Quando você quer atravessar uma rua onde diversos carros passam e não existe nenhuma faixa de pedestre, seu cérebro prevê a velocidade do carro dizendo se dá para você passar ou não.
Na maioria das vezes isso dá certo, eu ao menos, eu nunca fui atropelado, haha.
Então, você consegue prever que tal pessoa não vai fazer a coisa X, e que você vai precisar resolver esse problema. Ou seu fone parou de funcionar de um lado, você sabe que em menos de 2 semanas o outro lado também te deixará na mão.
Na verdade, você e eu sabemos que a vida útil do fone que você está usando não durará mais do que 1 ano, ou que logo você terá que comprar roupas novas…
Ao invés de ser uma pessoa ignorante para fatos que você já sabe que vão acontecer, por que você não facilita a sua vida e se programa para esse tipo de coisa?
O poder da organização pessoal vai muito além, e pode literalmente salvar a sua vida e melhorá-la.
Ressalto novamente, existe uma quantidade incrível de ideias que você deixou de realizar ou utilizar na hora certa, pelo simples fato de não ter registrado em algum lugar confiável e que dificilmente falhará (diferentemente de seu cérebro).
Não queira parecer organizado: faça a sua própria organização. Não é porque uma pessoa fala que você é desorganizado, que significa que realmente é (apesar de na maioria das vezes ser verdade). Se você criou uma organização que esteja realmente suprindo suas necessidades, muito bem, você está fazendo bonito, mas talvez dê para melhorar. Sempre dá.
Por fim, vou deixar alguns níveis de organização com uma pequena descrição e uma sugestão para você conseguir saber em que ponto você está para finalmente tomar uma decisão.
Pessoa desorganizada: Você provavelmente vai levando a vida como a famosa música “deixa a vida me levar, vida leva eu…”. Não tem a mínima noção do que precisa fazer em seu dia, até seu quarto deve ser uma completa bagunça. Sendo bem sincero, se você está nesse nível não sei nem como está conseguindo ler este texto…
Sugestão: Comece organizando o espaço que você está e descubra o que você precisa fazer em seu dia.
Pessoa comum: Ao menos o local em que você vive está com algum nível de organização. Você até sabe o que tem que fazer em seu dia, porém para cada atividade um esforço mental gigantesco é feito para lembrar dela. Ideias? Você nem sabe o que é isso, ou não lembra qual foi a última.
Sugestão: Crie uma to-do list. Coloque nela o que você precisa fazer em seu dia e, se possível, comece a anotar suas ideias.
Nível 1: Finalmente você sabe ser mais organizado que a maioria das pessoas, mas ainda falta muito para ter o que você realmente quer. É bem provável que você já faça uma to-do list, mas precisa dar um novo passo.
Sugestão: Separe um dia da semana para programar suas atividades diárias durante uma semana. Coloque tudo que você sabe que precisará fazer durante a semana. Ah, e não se esqueça de continuar anotando suas ideias.
Nível 2: Você está evoluindo rápido, já nota que realmente existe uma diferença entre organização e desorganização. Você já tem a sua semana programada e um lugar especial para anotar suas ideias, mas ainda precisa evoluir.
Sugestão: Comece a utilizar aplicativos como Google Calendar, Google Keep e Habitica. Programe seus horários e veja como seu tempo está sendo gasto em cada atividade.
Nível 3: Saber quanto tempo leva para fazer uma certa coisa é algo que te incomodou. Não porque saber foi algo ruim, mas perceber que certas atividades deveriam estar sendo feitas em pelo menos a metade do tempo normal… Suas ideias, apesar de estarem fluindo cada vez mais, estão desorganizadas e você precisa colocar ordem nisso. Você sente que precisa começar a se programar para as compras.
Sugestão: Crie “big deals” para a sua semana. Além da sua organização semanal, comece a definir metas de grandes atividades que você precisa realizar durante toda a sua semana. No mesmo dia que você cria a sua to-do list, faça esses objetivos e foque em realizá-los com as atividades semanais.
Nível 4: você já fez/faz tudo dos níveis anteriores, porém sente que precisa algo mais. Você realmente quer programar e prever possíveis coisas e ficar pronto para elas.
Sugestão: Comece a utilizar o app/programa chamado “Notion”. Utilize ele para categorizar todas as suas ideias. Crie suas metas, to-do lists, comece uma lista de coisas que você precisará comprar, coloque a suas anotações da escola e/ou trabalho lá.
Concentre tudo em um único lugar para facilitar a sua vida.
Nível 5: parabéns! A única coisa que falta para você é saber o que quer fazer da sua vida. Fazendo isso, organize suas to-do lists e seus bigs deals para alcançar resultados.
Escritor: Lucas Garcia
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @oolucasgarcia
Me siga no Wattpad: olucasgarcia
Originalmente publicado:lucasgarciajornada.com
Comments