É assustador como existem pessoas que ativamente defendem guerras. É assustador imaginar que do outro lado do planeta, há um ditador que está fraco e desesperado por manter o poder.
É assustador pensar no que tudo isso pode se tornar.
Antes de tudo, acredito ser importante a diferenciação que faço no título desse texto, entre o povo russo e o governo russo.
Não é apenas a Rússia atacando a Ucrânia, mas sim, um ditador filhote do antigo regime comunista soviético que assombrou a Europa por décadas e que agora está lembrando ao mundo quem ele realmente é.
Inclusive, houve alguns protestos entre o povo russo contra o que seu tirano está fazendo na Ucrânia.
É curioso como em todas as guerras, são sempre os governantes que enviando seu povo para lutar batalhas das quais eles não escolheram. São sempre os governantes que colocam um povo contra o outro povo. São sempre os governantes no conforto de seus castelos que ordenam a morte de milhares de pessoas.
Como diria o próprio Stalin, figura muito admirada pelos socialistas no Brasil, "uma morte é uma tragédia, um milhão de mortes é uma estatística."
Aparentemente, é isso que Putin e os diversos ditadores pensam no conforto de suas salas.
Sobre o Conflito.
Acordei na quinta-feira as 3:57 da manhã como sempre faço. Por ironia do destino, cliquei sem querer no Instagram e a primeira coisa que vi foi:
Tudo que consegui pensar foi no quão assustador seria acordar com bombas caindo em minha cidade.
Imagine todo o barulho, cheiro de fumaça, possível gosto metálico na boca, brilhos amarelados em todas as direções e a sensação de incerteza que a qualquer momento algo pode te atingir.
Como alguém ficaria mentalmente nessa situação?
Atualmente, é isso que está acontecendo em diversas regiões da Ucrânia.
Por mais que muitos afirmem que o termo "atacou" ao dizermos que a 'Putin atacou a Ucrânia', não pode ser utilizado graças as narrativas inventadas por Putin para justificar o conflito, para mim, acordar com bombas caindo em minha cidade é motivo suficiente para eu chamar de ataque.
As Justificativas de Putin
Como diria Henry Louis Mencken, “O desejo de salvar a humanidade é quase sempre um disfarce que oculta a vontade de governá-la.”
Putin conseguiu realizar todo um teatro para justificar tudo que está ocorrendo.
Em suas palavras, a Ucrânia está cometendo um genocídio em uma determinada região (algo que é uma mentira) e o avanço de tropas militares russas são para desmilitarização e desnazificação da Ucrânia
É curioso afirmar que a Ucrânia tem laços nazistas, afinal, o presidente por lá é judeu.
Além disso, Putin, afirmou que o avanço da OTAN, uma aliança militar que a Ucrânia gostaria de entrar visando sua proteção contra a Rússia, ameaçava a soberania do território russo.
Em palavras mais simplificadas, Putin parece encarar a entrada voluntária da Ucrânia na OTAN como se os Estados Unidos estivessem posicionando misseis de capacidades nucleares das bordas do território russo.
Porém, assim como um ladrão tenta justificar de forma descabida um assalto, tudo que Putin está fazendo e pintar uma narrativa que justifique os fins.
Por que esse conflito é preocupante para todo o planeta?
Deixando de lado os problemas econômicos e sociais que afetará todo o planeta graças a esse ataque, enxergamos o que poderia acontecer se um país como os Estados Unidos se envolver ativamente.
Tanto a Rússia quando os Estados Unidos, possuem armas nucleares.
Mesmo considerando que os Estos Unidos possuem um arsenal superior a qualquer outra nação no planeta, se ambos os governantes decidirem colocar seu poder bélico em teste, uma destruição da vida como conhecemos hoje, se torna realidade.
Em outras palavras, uma reação do ocidente é tão perigoso quanto uma não reação.
Afinal,
Se Putin conseguir tomar a Ucrânia sem haver nenhuma consequência real, o que impediria de invadir os outros países próximos ao território russo?
Ou, o que impediria que a China decidisse fazer uma investida contra Taiwan?
[Explico mais sobre Taiwan e China nesse outro artigo 'Taiwan e China, o que Você Precisa Saber']
Como possívelmente todo esse conflito afetará a vida de nós brasileiros?
Considerando que o conflito não escale para patamares nucleares, começaremos a ver os resultados dessa invasão em breve em nosso dia a dia.
Commodities, isto é, bens como petróleo, trigo, milho e várias outras estão sofrendo um aumento considerável.
Em termos mais diretos, a gasolina vai subir, alimentos baseados em trigo vão ficar um pouco mais caros... Há também um possível problema para o Brasil no quesito de fertilizantes já que somos grades importadores de fertilizantes russos.
Além de aumentar o estrago na cadeia produtiva mundial.
Você deveria se preocupar com isso?
Para ser honesto, não no sentido prático da coisa.
Veja, não há nada que possamos fazer. Guerras são sempre ruins. Pessoas morrem o tempo inteiro e, de uma forma ou de outra, somos impotentes diante dessas situações.
A única coisa que podemos fazer é continuar nossa vida. Continuar nossa vida defendendo as liberdades individuais contra governos grades e autoritários como o de Putin, Xi jiping e vários outros que buscam impor suas vontades sobre as pessoas.
Como muito bem dito no livro Free Private Cities:
“O único problema real com a humanidade é que as pessoas procuram impor sua vontade aos outros.”
Notas finais
Foquei em escrever algo mais superficial da situação para ser facilmente lido e entendível.
Caso queira saber minha opinião sobre guerras, escrevi o artigo: 'O problema com Guerras'
Caso queira saber o que poderia vir de uma guerra nuclear, veja o vídeo: 'O inverno nuclear pode estar mais próximo'
Obrigado por ler! Se busca algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos. Essas coisas levam tempo haha.
Aqui o link para compartilhar com seu amigo: https://www.lucasgarciajornada.com/post/putin-vs-mundo-minha-opiniao
Escrito por: Lucas Garcia
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @oolucasgarcia
Me siga no Wattpad: olucasgarcia
Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com
Comments