top of page

Porque eu não gosto de aniversários

Aniversários são dias considerados especiais e incríveis. Por outro lado, eu não gosto de pensar em aniversários como lindos dias, nem mesmo como grandes dias.

Provavelmente você deve estar se perguntando, “Cara, por que você não gosta de aniversários?”

E para responder isso, decidi tentar compartilhar meu ponto de vista sobre isso.

Eu não acredito que apenas porque eu nasci no dia 10 de dezembro faça desse dia especial ou que graças ao alinhamento dos planetas meu signo será Sagitário e influenciará em minha personalidade… Na verdade, para mim, estas coisas não fazem sentido. Dia 10 de dezembro é apenas mais um dia como qualquer outro e minha personalidade pode ser alterada durante toda a minha vida.


Mas o que pessoas normais fazem em seus aniversários?

Vamos pegar como exemplo alguns colegas e amigos. Eles amam receber “textão” sobre como as pessoas os amam, quão especiais e incríveis eles são, um “hoje é seu dia, feliz aniversário” ou coisas como estas…

Sem dúvida nenhuma, se você gosta dessas coisas, tudo bem. Eu não estou aqui para dizer o que você precisa querer… Apenas quero passar meu ponto de vista.

De qualquer forma, para mim, essas coisas comuns são muito tediosas.

Gosto de pensar que meu aniversário é o momento no ano em que eu olho para todas as coisas que eu fiz durante meu ano.

O fato é que meu aniversário é o dia em que eu penso se minha vida está tendo algum sentido. Este é o dia em que eu começo a pensar se eu estou fazendo coisas que eu realmente amo.

Por quê? Ao contrário da clássica frase “mais um ano de vida”, eu sempre entendi ela como “um ano a menos de vida”.

Por favor, não entenda isso mal. Eu não penso nisso de uma maneira perigosamente depressiva e niilista.

Da mesma forma que os Estóicos, esse é o meu “memento mori”. É assim que eu lembro que um dia, eu vou morrer.

E imediatamente quando eu lembro disso, aquela coisa novamente volta a se passar em minha mente, “eu estou fazendo coisas que eu realmente amo?” ou “Eu estou vivendo ou apenas existindo?”.

Então, se um dia você me ver com uma cara de poucos amigos, no dia do meu aniversário, é porque eu estou refletindo a respeito disto. Ah, e não significa que meu ano foi uma droga, apenas que eu realmente estou pensando em todos aqueles 365 dias que se passaram.


A vida é muito curta e eu compreendi isso algum tempo atrás.

Não, a verdade é que eu ainda estou compreendendo esse fato e para entender se eu realmente estou evoluído nessa compreensão, eu gosto de usar meu aniversário para refletir e saber se estou no caminho certo.


Escritor: Lucas Garcia

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @oolucasgarcia

Me siga no Wattpad: olucasgarcia

Originalmente publicado:lucasgarciajornada.com



Comments


bottom of page