Ao contrário do que muitas pessoas pensam, viralizar um vídeo no TikTok é a pior das escolhas.
Considero isso como uma escolha porque é relativamente simples de ser feito. Tão simples que muitas pessoas fazem quase que por acidente. De todo modo, esse pequeno acidente no início de seu perfil, no melhor dos casos, torna a coisa toda inútil.
Já no pior, leva a desistência da conta.
| Como Cheguei Nessa Conclusão?
Me tornei um usuário do TikTok em outubro de 2019.
Desde o momento em que comecei a assistir vídeos no App, passei a prestar atenção em como as coisas realmente funcionam por lá. Foram 2 anos até finalmente decidir criar uma nova conta e testar todos os meus insights sobre a plataforma que tive ao longo desse tempo.
Desde o meu primeiro dia produzindo conteúdo, algo que sempre pensei foi:
"Não devo viralizar nenhum vídeo".
Isso porque tanto meu tempo como usuário experienciando e acompanhando diversos outros criadores de conteúdo, quanto meu conhecimento em marketing me mostravam o óbvio problema com viralizar um vídeo.
Foi graças a essas coisas que sempre me afastei dessa ideia tão almejada pelas pessoas.
| Motivos Do Meu Ponto de Vista Como Usuário
Não é incomum as pessoas desistirem de coisas novas.
Desde o momento em que entrei no TikTok, assisti diversas pessoas começando e desistindo ao longo dos meses. Curiosamente, um fato comum presente na maior parte das pessoas que desistiram foi que, um de seus primeiros vídeos viralizaram.
Apenas para deixar claro, consideramos que um vídeo viralizou quando ele pega pelo menos 100k de visualizações em um único dia ou até menos.
Por mais que correlação não implique causalidade, tenho a teoria que viralizar um vídeo "mexe" com a cabeça das pessoas. Não no sentido negativo da "glória subir a cabeça", mas sim, no sentido de que é um evento extremamente raro de se acontecer. É difícil da pessoa repetir um "acidente".
Em outras palavras,
Um dos fatores que levariam a pessoa a desistir da sua conta é não conseguir alcançar todas aquelas visualizações, curtidas e comentários de um vídeo viral. É como se a facilidade proeminente do acidente ou do "boost" de primeiros vídeos que o TikTok dá, seja apenas uma miragem tentando mostrar que as coisas são "fáceis".
Porém, elas não são.
| Motivos Do Meu Ponto de Vista como Marketing
Já do ponto de vista de Marketing, há outra explicação extremamente plausível.
Vídeos virais tem a característica de agradar/desagradar um público amplo. Isso significa que, um vídeo voltado para um nincho específico, por óbvio, vai pegar menos visualizações do que um voltado para o público geral.
Se alguém grava seu primeiro vídeo para o público amplo e ele viraliza, duas coisas tendem a acontecer:
1. A conta vai ganhar uma enxurrada de novos seguidores - Algo que tende a agradar e impressionar as pessoas;
2. 99% desses seguidores não são realmente seguidores.
Isso é importante porque a maioria das pessoas que entram no TikTok tendem a falar/fazer algo específico. Por maior que seja o nincho desse "algo específico", não serão todas as pessoas que vão se interessar por ele.
Isso, querendo ou não, leva a uma gigantesca perca de seguidores nas semanas posteriores.
Além disso, por mais que o TikTok tenda a mostrar seus vídeos na página do For You para pessoas novas, seus seguidores têm um papel fundamental no algorítimo para dizer se aquele vídeo é bom e deve ser mostrado para novas pessoas ou não.
E, se 99% dos seus seguidores não são realmente seguidores, as chances dessas pessoas rejeitarem seu novo vídeo é GIGANTESCA.
O que leva a uma queda brusca das suas visualizações.
| Qual a Melhor Solução?
Se viralizar um vídeo não é tão útil e maravilhoso quanto parece, então, qual seria a melhor das opções?
Bem, a verdade é que todos nós somos desesperados. Queremos ter ótimos resultados o mais rápido possível e com o mínimo de trabalho. Isso, querendo ou não, é extremamente raro de se acontecer.
Na verdade, se fosse comum, nem teria graça.
A melhor solução está concentrada na construção do seu perfil. Literalmente, é gravar um vídeo após o outro sempre colhendo as métricas como likes, visualizações, comentários, compartilhamento, tempo assistido e feedback dos seus seguidores.
Tudo isso para, a cada novo vídeo, melhorar um pouquinho mais.
Todos que eu assisti fazendo isso (também me incluo), têm um crescimento e engajamento muito maior do que as pessoas que viralizaram um vídeo por acidente. Além disso, essa construção tende a deixá-las extremamente boas no que fazem, quando comparadas ao seu início.
Para mim, essa foi a melhor solução que encontrei.
| Finalização e Recomendações
Esse texto foi escrito com o propósito de dar um de meus insights sobre minha vivência no TikTok.
Infelizmente, por já estar um texto bem grandinho, não vou conseguir falar sobre uma estratégia efetiva para pegar bastante visualizações em um vídeo ao logo do tempo (algo diferente de viralizar) que usei em 4 vídeos na minha conta.
Dito isso, seria incrível saber se esse texto te ajudou de alguma forma.
Caso sua resposta seja positiva, compartilha o link do texto com seus amigos, redes sociais e me manda uma DM no Twitter ou Instagram me contando sua opinião sobre tudo que eu falei por aqui.
Esses são alguns textos que você vai adorar ler:
Escritor: Lucas Garcia
Me siga no Instagram: @o.lucasgarcia
Me siga no twitter: @olucasgarcia_
Me siga no Wattpad: olucasgarcia
Me siga no TikTok: olucasgarcia
Meu LinkedIn: olucasgarcia
コメント