top of page
Foto do escritorOlucasgarcia

Por que Você Deveria Ter Sua Própria Constelação? Uma Forma de Fazer Dinheiro Infinito?

Se você não é um criador obsessivo, não leia esse texto.


A menos que esteja planejando se tornar um.


Existe um conceito muito interessante que pode ser exemplificado através da ideia de construir sua própria constelação. Mas, diferente de uma constelação com estrelas, estamos falando sobre sua marca pessoal



O que é essa constelação?


Faz quase dois anos desde que trouxe esse conceito pela primeira vez em um dos meus textos. Parece pouco tempo, mas de lá para cá muita coisa mudou e evoluiu na minha vida.


Porém, um objetivo continuou o mesmo:

  • Construir a Constelação de Lucas

A definição literal de constelação é um grupo de estrelas próximas uma das outras que nós, daqui da Terra, damos nomes famosos como Sagitário, Ursa Menor, Andrômeda…


Nós, humanos, também tendemos a associar constelações a uma metáfora para pessoas que brilham, são famosas ou notáveis em algo. Todas essas pessoas são conhecidas por outro nome:

  • Estrelas.

Curiosamente, o processo de formação de uma estrela é um dos mais chatos, longos e, ao mesmo tempo, interessantes de ser observados. Afinal, pode levar milhares, se não, milhões de anos e o resultado é sempre lindo.


Tudo isso porque durante esse processo algo precisa acontecer:


Um amontoado de poeirinhas se juntarem e se juntarem, até formar o majestoso corpo celeste como o sol ou todos os pontos brilhantes que vemos em uma noite estrelada.


Por que isso importa?


Sem mais metáforas… esse processo é facilmente aplicável a qualquer estrela que conhecemos da atualidade ou do passado. Por mais que, ocasionalmente, há uma certa velocidade na ascensão de uma pessoa, muitas vezes uma estrela leva anos acumulando trabalhos e experiência para despertar a atenção do público geral.


Muitas vezes, somente após sua morte isso vem acontecer.


Um exemplo disso é o próprio Van Gogh.


Honestamente?


Esse não é o problema que esse texto busca explorar… muito pelo contrário, esse suposto problema na demora da ascensão… pode se transformar em uma vantagem utilizando o conceito de constelação.



Crie sua própria constelação


O objetivo de criar uma constelação é simples:

  • Criar um “universo” em que seus futuros fãs vão se perder.

Literalmente é você criar uma constelação através do seu trabalho que, uma vez que seus fãs entrarem ali, poderão explorar por toda a vida.


E qual a vantagem disso?

  • Você lucra com cada pedacinho dessa exploração.

Criar coisas é extremamente prazeroso. Mas, isso é ainda mais divertido quando podemos “lucrar” e tirar nosso próprio “sustento” de algo que sentimos tanto prazer.


Na verdade, lucrar com suas construções é abrir as possibilidades para construir mais.


Mas por que criar sua constelação?


Infelizmente não é possível criar o seu próprio universo.


Bem ou mal, a sua obsessão será limitada pelo seu tempo na Terra.


O Universo é algo infinito. Nem você, nem seus fãs poderiam explorar o infinito tendo um tempo limitado da vida humana… Ou seja, perseguir isso seria meio merda.


Por outro lado, uma constelação é finita.


Fora que é brilhante — diferente da maior parte do universo que é escuro e vazio.


Metáforas a parte… A ideia de construir uma constelação é o caminho para você conquistar sua liberdade financeira enquanto faz aquilo que gosta, deixa seus fãs/seguidores felizes, e ainda consegue cobrar uma taxa barata em cima disso.


Ou seja é o melhor de todos os mundos…


E ainda é algo que te entrega juros compostos — afinal, uma vez que você criou e começou a monetizar, poderá monetizar em cima da sua criação pelo resto da sua vida.


Conclusão e Sugestões


Como falei, esse foi um texto direcionado aos criadores obsessivos ou pessoas que buscam esse “status”. Então, eu propositalmente não entrei no ponto de “como criar sua constelação”.


Mas, caso você queira saber sobre isso… Deixa um mentário ai embaixo 👇


Se você quiser explorar um pouquinho da minha constelação, aqui estão algumas recomendações:

  • Outlanders: O Crepúsculo de uma Nova Era – esse é meu novo livro de ficção que será publicado no dia 30 de setembro de 2023. Você já pode adquirir a cópia física ou o e-book na pré-venda.

  • A Vida que Eu Me Lembro — esse é outro livro de ficção que publiquei no início do ano. Você pode adquirir a cópia física ou e-book.

E aqui estão alguns textos de recomendação, se gostou desse:

Comments


bottom of page