Você já deve estar cansado de escutar que vivemos na era da informação.
Informações, outrora, algo centralizado e consequentemente caro, deixaram de ter essas características, transformando-se em algo descentralizado, resultando em um barateamento expressivo da possibilidade de adquirir conhecimento.
Isso significa que hoje em dia, você não precisa gastar rios de dinheiro para aprender algo novo... Você tem fácil acesso a outras visões de mundo e não apenas as que eram escolhidas para você… Você é capaz encontrar diferentes pontos de vista sobre algo que ocorreu… E uma infinidade de outras possibilidades.
Este artigo é um resultado dessa nova era na história da raça humana.
Muitos, criticam esse novo arranjo que nossa sociedade está vivendo, levantando questões como a criação de “fakenews” ou coisas do tipo… Porém, a alegação que a internet criou as "fakenews" é falsa, já que isso sempre existiu.
Chega a ser engraçado ver, a mídia tradicional e políticos criticando constantemente a internet com gritos e grunhidos, esbravejando que tudo que existe aqui, são “fakenews”... Porém, se olharmos alguns acontecimentos ao longo do tempo, percebemos que os acusadores são os reais responsáveis pelo que tanto condenam.
Bem, deixando assuntos de outros artigos de lado… Vamos ao título desse artigo: Por que você deveria aprender fazer perguntas?
Quando passamos a ter acesso fácil e prático a qualquer informação, um imenso universo de informações e conhecimentos passaram a fluir sendo compartilhadas… Fotos, vídeos, textos, livros… Tudo isso, você tem ao alcance de um “Okay google, abrir youtube”.
Se você pesquisar nesse exato momento “o que é um artigo” no Google, terá um total de 170 milhões de resultados diferentes em cerca de 0,53 segundos… O quão rápido isto é? Eu não faço a mínima ideia… Porém, se eu pesquisar no Google provavelmente vou ter uma noção do que esse tempo significa.
Como você mesmo já deve ter percebido, o Google utiliza de alguns parâmetros para “ranquear” determinadas respostas/sites que responderão suas perguntas agilizando a sua vida e tornar o processo mais “eficiente”.
Porém, isso é apenas uma ferramenta “básica” que, na maioria das vezes, não será útil para você se aprofundar em um assunto… E, é aqui que entra o poder de fazer perguntas.
Atualmente, você consegue aprender QUALQUER COISA na internet e, ainda, de maneiras diferentes. Muitos das gerações que atualmente estão na escola, chamam o Google e o YouTube como “professor Google e professor YouTube”... Afinal de contas, muitas vezes, procuramos algo que não conseguimos entender durante as aulas, nessas duas plataformas.
Bem, preciso fazer uma observação… Caso você seja um professor e sinta-se ofendido com tudo que falei até agora (isso já ocorreu em alguns textos), bem, acredito que você já tenha idade suficiente para deixar de ser uma criança e entender que nem todo mundo vai aprender da forma como você ensina… E, o fato dessas pessoas serem obrigadas a procurar o Google ou YouTube para entender a sua matéria por estarem assustadas com a possibilidade de ficar em recuperação em uma prova que cai coisas que você nem mesmo explicou, não foi um problema criado por elas ou pelas plataformas… É apenas a solução que encontraram para suprir essa necessidade. Então, ao invés de chorar que está sendo trocado pelo YouTube, faça que nem qualquer outro adulto e procure maneiras de melhorar :D
A quantidade de possibilidades para você aprender assuntos novos são infinitas… E, isso pode ser representado quando procuramos algo na internet… Basta olhar a quantidade de resultados que apareceram quando pesquisei “o que é um artigo” (para ser sincero eu tive que jogar o número no Google tradutor e descobrir qual era aquele valor rs).
Isso gera um contra ponto que, não considero exatamente como um problema, mas sim, como um resultado óbvio de algo decentralizado… Meio que, você tem um oceano de informações sobre um único assunto e assim, acaba ficando perdido no meio de toda essa água.
E, isso gera muitas informações irrelevantes, até mesmo completamente inúteis das quais você não precisa saber.
Atualmente eu consigo pensar em duas maneiras para você evitar esse contra-ponto ao começar a aprender novos conhecimentos na internet.
O primeiro deles é fazer cursos que as pessoas vendem na internet… Eu sinceramente acredito que qualquer coisa que você queira aprender na internet, você consegue DE GRAÇA… Porém, todas as informações inúteis e aleatórias que você vai se deparar enquanto nada nesse mar, são como ondas que podem fazer você gastar mais tempo e ficar cansado.
Então, uma solução para evitar isso, é encontrar algum curso de alguém conhecido na área que você quer aprender e pagar por todas as informações e conhecimentos dessa pessoa… Análogo a isso, seria como comprar um iate e navegar no mar, ao invés de nadar.
Isso também serve para livros e outros materiais que são pagos… E bem, mesmo se compararmos os custos disso a uma escola e faculdade… São risórios…
Já a segunda e a que geralmente utilizo é fazer as perguntas certas.
A habilidade de saber fazer as perguntas corretas ao Google, é impagável… Talvez, eu deva criar um curso/e-book passando as técnicas mais efetivas de fazer perguntas no Google… Não me subestime, isso um dia pode ficar famoso haha.
Enfim… Quando nós desenvolvemos a habilidade de perguntar ao Google o que queremos exatamente, saímos de um imenso mar de informações aleatórias que podem ser úteis ou não… E transformamos em um copo de água gelada pronto para ser consumido por nós, da melhor forma.
Fazer as perguntas certas será um divisor de águas na sua vida daqui para frente… Afinal de contas, você mata 3 coelhos com uma cajadada só… Não gasta dinheiro, economiza tempo e aprende algo novo de maneira eficiente.
Então, talvez a primeira coisa que você deveria buscar aprender antes de qualquer outra coisa, a parir de hoje, é fazer a pergunta correta que te levará a alcançar mais facilmente seu objetivo, necessidade, conhecimento... ou seja lá o que for… Em outras palavras, nesse caminho, você terá que construir seu próprio barco e assim, navegar com “segurança” no mar de informações
Atente-se também, que essa habilidade pode ser útil para outras coisas em sua vida profissional, acadêmica e qualquer coisa do tipo… Basta olhar que as pessoas mais interessantes, geralmente são as que fazem as perguntas mais legais.
Recapitulando, você deveria aprender a fazer as perguntas certas, para conseguir navegar em um imenso mar de possibilidades e conhecimentos que a era da informação decentralizada trouxe para os humanos… Se você quer aprender qualquer coisa com baixos custos, visões diferentes ou opiniões parecidas com as suas… Fazer as perguntas corretas é o primeiro passo para alcançar novos continentes.
Bem o que você acha?
Se curtiu, dá um help ajudando a compartilhar ^^.
https://www.jornadalucasgarcia.com/post/por-que-voce-deveria-aprender-a-fazer-as-perguntas-certas << Copie o link e compartilhe :D
Escritor: Lucas Garcia
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @oolucasgarcia
Me siga no Wattpad: olucasgarcia
Me siga no TikTok: olucasgarcia
Meu LinkdIn: olucasgarcia
Comments