Nos últimos dias, a notícia de que o Brasil está aumentando suas reservas de ouro tem preocupado algumas pessoas e deixando outras em dúvida.
O que são reservas?
Para situar, precisamos inicialmente entender o que são e para que servem essas “reservas” de ouro que os países têm sobre posse.
Basicamente, se um investidor ou empresa de grande porte quiser alocar capital em algum país, antes mesmo de iniciar os trâmites necessários, eles verificam as reservas monetárias.
Isso é importante para ter a “segurança” que, caso o investimento seja feito e por algum motivo o país comece a ter problemas com o pagamento de dívidas e outras questões mais internas que possam indicar iminência de um calote; essas reservas poderão ser utilizadas para devolver o capital investido.
Em outras palavras, às reservas internacionais que cada país possui, servem como um “seguro” para que investidores possam emprestar seu capital e, mesmo no pior cenário possível, ele ainda receberá seu capital.
Então, basicamente as reservas monetárias de um país, servem para segurar os investidores internacionais, levando-os a investir até mesmo em países arriscados como o Brasil.
Quais são as moedas que fazem parte das reservas?
Quando estamos falando sobre economia e investimentos em moedas, não é o literal, mas sim, uma referência ao dinheiro utilizado para determinada coisa.
Como de conhecimento popular, a moeda mundial atual é o Dólar. Isso significa que, muitas pessoas no mercado internacional utilizam o dólar como moeda de troca.
Então, como a principal moeda do mundo atualmente ainda é o dólar, a maioria dos países possui uma parte significativa de suas reservas monetárias em dólar. Isso não excluí outras relevantes no mundo como a Libra Esterlina, Iene, Euro, Franco Suíço e outras.
Como está o Brasil?
No Brasil, como você pode ver no gráfico abaixo, temos uma reserva estimada no valor de $365 bilhões de dólares. Teoricamente esse é um valor bem razoável quando olhamos para a dívida externa do Brasil que, felizmente, não é muito alta.
De todo esse valor, 86,03% está em dólar norte-americano; 7,85% em euro; 2,02% em libra esterlina; 1,72% em iene; 1,19% em ouro; e 1,21% em outras moedas.
Veja o gráfico abaixo:
Ou seja, praticamente quase todas as reservas brasileiras estão concentradas em um único ativo que é o dólar.
Por que o Brasil está comprando ouro?
Os Estados Unidos aparentam estar em uma busca desesperada em queimar o dólar. Para ser específico, estão desvalorizando sua moeda como nunca visto antes, através do aumento de sua base monetária, que consequentemente gera inflação e acarreta a perca de valor da moeda.
Ao entender o que é a inflação, percebemos que o Brasil tendo cerca de $313 bilhões de dólares (86% de 365 bilhões), está com um grande problema que a expansão da base monetária norte-americana tem gerado.
O Brasil, assim como seus cidadãos, estão sendo roubados constantemente através da inflação.
Para dimensionar o que está acontecendo basta olhar para a inflação nos Estados Unidos em julho de 2021 que chegou a quase 1%. Isso significa que as reservas em dólar brasileira estão valendo 1% a menos do que valiam em junho.
Isso é uma perda de valor estimada em $3 bilhões de dólares.
É possível que alguns argumentem ser apenas “pontual”. Porém, isso não foi um evento isolado ou algo transitório como muitos afirmaram há alguns meses enquanto a ideia insana de imprimir dinheiro e enviar por correio estava sendo pregada...
Acredito que atento a inflação norte-americana, ao óbvio problema de ter praticamente todas as reservas monetárias do Brasil em dólar e observado as irrisórias reservas de ouro brasileiras; o Banco Central começou a comprar outro ativo que não sofre pela inflação (o ouro), com o intuito de aumentar suas reservas nesse ativo monetário utilizado pela humanidade como moeda de troca por milênios.
Ou seja, até o Banco Central brasileiro percebeu que o dólar não é tão forte quanto outrora foi e, com isso, começou a prestar atenção em outros ativos que são mais “seguros” do que a moeda estatal. Isso mesmo, aquela que não tem uma emissão descontrolada, aquela que está firmada na sua escassez ao não poder ser emitida conforme o desejo de burocratas famintos por mais poder. O ouro.
Isso também deveria ser um sinal de alerta para você.
Se o dólar que é o dólar, moeda mundial e moeda da maior economia do planeta têm mostrado sinais de fraqueza e preocupado alguns países como Rússia que, praticamente zeraram suas reservas em dólar… Imagine como está o projeto de dinheiro que os brasileiros conhecem como Real…
Se o dólar aparenta estar prestes a “cair”... Posso garantir que o real cairá muito antes dele.
Tudo que nos resta é estudar e encontrar ativos que podem ser considerados como de fato moedas.
Minha recomendação pessoal é o Bitcoin e o próprio ouro… Ambos, possuem o forte indicador que estarão com a humanidade durante muito tempo, a escassez.
Escritor: Lucas Garcia
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @oolucasgarcia
Me siga no Wattpad: olucasgarcia
Me siga no TikTok: olucasgarcia
Meu LinkdIn: olucasgarcia
Comments