Em um país que falar sobre dinheiro é um tabu, pessoas ricas são a raiz do mal, empreender é quase um crime e investimentos são delírios burgueses; um artigo justificando o porquê de fazer investimento parece uma boa.
O mercado de capital parece estar ligado apenas a pessoas ricas, entretanto, esse mundo está na vida diária de todos, até mesmo de pessoas que não fazem investimentos.
Como falei no artigo "O Que É a Bolsa de Valores?", o mundo dos investimentos e o dia a dia de uma pessoa comum, está intrinsecamente ligado através de todos os produtos que essa pessoa usa.
Ou seja,
Desde o celular que a pessoa utiliza, comida que consome, entretenimento que alegra seus dias, meios de transporte, a água limpa que bebe... Tudo isso, para existir e estar disponível da forma que está atualmente, precisou direto ou indiretamente de investidores.
Meu primeiro argumento para buscarmos investir nosso dinheiro, está ligado ao fato disso ser o combustível para o motor que move a humanidade.
Veja bem, não apenas as coisas que temos atualmente, mas, as coisas relevantes que possibilitaram a alcançarmos as coisas que temos atualmente, adivira de pessoas acreditando na visão de outras pessoas e colocando seu dinheiro nisso.
Fazer investimentos, além de poder, propiciar uma expansão do seu patrimonio, também cria um futuro.
Foi isso que aconteceu com as grandes navegações (inclusive a ideia de bolsa de valores se iniciou nesse período), na primeira revolução industrial, segunda, terceira, quarta, ascensão da internet, criação dos iPhones/smartphones, a humanidade alcançar a lua e uma série de incríveis acontecimentos que só foram possíveis graças a pessoas que decidiram injetar combustível (dinheiro) nessas ideias insanas.
Uma contribuição como essa, não é algo que trará recompensas apenas morais de estar contribuindo para o futuro da humanidade.
(Vamos ser honestos, daqui a 150 anos todos nós estaremos mortos, exceto se meus investimentos para alongar a vida humana derem certo haha)
Mas, também, trará retornos financeiros ao longo da vida do investidor.
Por exemplo, nas grandes navegações, as pessoas que contribuíam com uma quantia para navios que estavam atrás de novos territórios, se desse tudo certo e eles encontrassem terras novas e ricas, um retorno financeiro generoso seria entregue para esses investidores.
Ou seja,
Eles contribuíram tanto para o futuro da humanidade, quanto para seu próprio futuro.
É a combinação desse incentivo, isto é, de buscar ideias inovadoras com possibilidade de lucro que torna viável o futuro da humanidade.
A ação de investir (botar combustível em ideias insanas), como qualquer outra, possui consequências diretas para a pessoa que a realiza.
Isso implica tanto em receber um retorno justo por acreditar em algo que a maioria das pessoas consideraria idiotice e perca de dinheiro, como a possibilidade de a ideia ser uma completa idiotice e perder todo o valor investido.
De toda forma, todos nós deveríamos buscar fazer investimentos. São eles que possibilitam um futuro melhor para nós e para as pessoas que estarão habitando esse planetinha quando morrermos (se, meu investimento na extensão da vida humana der errado haha).
Escrito por: Lucas Garcia
Revisado por: Emilly Oliveira
Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @jornadalucasgar
Comments