Todos os dias consumimos milhares de informações. Muitas delas passam completamente despercebidas. Outras, carregam um grau de relevância. De toda forma, algo extremamente útil é escrever sobre o que consumimos.
Falo isso tanto do ponto de vista prático quanto mental.
Afinal,
Escrever sobre o que consumimos é um hábito poderoso para nos aprimorar e evitar alguns males.
| O Ponto de Vista Prático
Tenho a teoria que se alguém realmente quiser descobrir se entendeu e sabe sobre um determinado assunto, matéria ou conhecimento a maneira mais eficiente que existe para fazer isso é escrevendo um texto/artigo sobre.
Não estou falando de vomitar diversas palavras no papel ou DOCs.
Mas sim,
Escrever algo que será publicado.
Algo que outras pessoas consigam ler e entender.
Por experiência própria (basta olhar todos os meus textos e artigos), fazer isso não é uma das coisas mais fáceis do mundo. Leva tempo, desafia nossos conhecimentos, nos obriga a buscar mais profundidade sobre aquilo que estudamos e nos joga no limite de nossa própria ignorância.
Resumindo, esse hábito questiona nosso ego e desafia o nosso saber.
| Mas, O Que Isso Tem a Ver Com Escrever Sobre o Que Consumimos?
Do ponto de vista prático, esse mesmo fato sobre escrever textos e artigos para descobrir se realmente sabemos um determinado assunto, pode ser aplicado a tudo aquilo que nós consumimos.
Isso inclui filmes, animes, séries, livros, conversas, vídeos no YouTube, Textos, Podcasts e quaisquer outras coisas que nos entreguem informações.
Aplicar isso, não apenas possibilita um maior entendimento no conhecimento, história e assunto, como também, uma profundidade. Afinal, estamos ativamente consumindo e falando sobre aquilo.
| E Quanto ao Ponto de Vista Mental?
Muitos desconhecem, mas, existe um termo conhecido como 'Obesidade Mental'.
Como é possível imaginar, esse termo faz referência ao consumo excessivo de algo a ponto de se transformar em obesidade. Esse 'algo', nada mas é do que informações. Sejam elas, profundas ou superficiais.
Alguns dos sintomas da obesidade mental são:
Falta de Criatividade;
Dificuldade de Concentração;
Procrastinação (consumindo mais conteúdo);
Não conseguir guardar um conhecimento;
De toda forma, a maioria das pessoas consome muito mais do que produz. Isso não é necessariamente um problema até que se transforme em algo excessivo e compulsivo.
De toda forma,
Do ponto de vista mental, ao escrever sobre o que consumimos, estamos balanceando (ao menos um pouco) a quantidade de informações entre consumir e produzir.
Desenvolver tal hábito, nos afasta da 'obesidade mental'.
| Por Que Escrever Sobre o Que Consumimos?
Alinhando o ponto de vista prático e mental, escrever sobre tudo aquilo que nós consumimos nos beneficia criando mais profundidade, expandindo nosso conhecimento e nos afastando da 'obesidade mental'.
O único lado negativo que faz 99.9% das pessoas desistirem é que isso exige tempo.
Mas, até o simples ato de sentar de frente para o computador e começar escrevendo por 10 minutos a respeito de algo que consumiu, é muito mais efetivo do que simplesmente desistir e não aproveitar todos os benefícios dessa prática.
| Sugestões e Referências
Obrigado por ler! Se busca algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos. Essas coisas levam tempo haha. Aqui o link para compartilhar com seu amigo: https://www.lucasgarciajornada.com/post/por-que-escrever-sobre-o-que-consumimos
Escritor: Lucas Garcia
Me siga no Instagram: @o.lucasgarcia
Me siga no twitter: @olucasgarcia_
Me siga no Wattpad: olucasgarcia
Me siga no TikTok: olucasgarcia
Meu LinkedIn: olucasgarcia
Comentários