top of page

Por que devemos nos tornar uma civilização interplanetária?


Basicamente, uma “civilização interplanetária” é uma civilização que não vive apenas em seu planeta de origem, mas em pelo menos um outro planeta.

Para nós, terráqueos, sermos uma civilização interplanetária, precisaríamos, por exemplo, ter uma colônia autossuficiente em Marte ou algum outro planeta do sistema solar.

Claro que isso tudo parece ser algo vindo de um filme de ficção científica, porém existem pessoas que já estão buscando esse objetivo. O exemplo mais famoso que posso dar é o de Elon Musk com sua empresa SpaceX. Atualmente estão desenvolvendo a construção do que poderá ser a primeira colônia marciana.

Mas, por que devemos nos tornar uma civilização interplanetária?

Algo que dificilmente paramos para pensar é sobre os possíveis problemas de “extinção em massa”, afinal de contas não é algo que ocorre todos os dias, haha.

Apesar de o planeta Terra ser nosso lar, nós (humanidade) não poderemos permanecer aqui por muito tempo… A natureza, de uma maneira geral, nunca foi a melhor hospedeira para a vida no planeta, sempre tentando de alguma maneira destruir a “praga” que é a vida. Prova disso é o quão comum foram os eventos de extinção em massa que ocorreram durante o tempo em que a vida existiu no planeta.

Exemplificando, temos a ascensão e morte dos dinossauros: vira e mexe algum evento muito catastrófico ocorre no planeta, seja ele, um grande meteoro; um mega vulcão cobrindo o planeta completamente com cinzas levando a uma era glacial ou até a um aumento da temperatura global.

Todas essas coisas, que já ocorreram na Terra, podem facilmente ocorrer de novo, o que levaria a uma dificuldade sem precedentes na vida que levamos, chegando até mesmo a extinguir a nossa espécie.

É exatamente por isso que não podemos estar em apenas um único planeta. Assim como aquele velho ditado, “não ponha todos os ovos em uma única cesta”, deixar toda a humanidade em um único lugar seria quase como jogar uma roleta russa onde apenas você será o jogador. Ou, para facilitar o entendimento: uma hora você vai atirar em você mesmo.

Isso é algo que me deixa extremamente animado, apesar de que muito provavelmente conseguirei apenas assistir os primeiros passos em direção a este fabuloso futuro que espera pela humanidade.

Escritor: Lucas Garcia

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @oolucasgarcia

Me siga no Wattpad: olucasgarcia

Originalmente publicado:lucasgarciajornada.com

Comments


bottom of page