Começos são sempre uma merda. Sim, isso é uma óbvia contradição com o título desse artigo. Porém, essa é a verdade, os começos são sempre uma merda.
Eu acredito que isso acontece porque normalmente não temos a mínima ideia do que estamos fazendo, do que vai acontecer, para onde isso vai nos levar... Resumindo, fazer algo novo, sair da nossa zona de conforto; são situações que nos tiram a sensação de controle.
Como falei no artigo "Como Fazer As Escolhas Certas", quando não temos o controle da situação e estamos em um contexto de incerteza, nós tendemos a ficar com medo, ansiedade, preocupação e uma série de outros sentimentos "negativos"... Que, de quando em quando, nos impedem de seguir em frente.
Mas, e se apesar de começos serem uma merda; eles se transformarem em algo legal?
Se pensarmos que ao decidir começar algo novo e realmente ir até o fim com isso, estamos indo do ponto 0 até o ponto ∞... Em outras palavras, isso significaria que começar algo seria a mesma coisa que sair da inércia em alguma direção.
Talvez, esse também seja um dos motivos para ser uma merda. Já ouviu aquela história de que o avião gasta mais combustível para sair do chão do que durante todo o voo? Ou, que quando se está em movimento as coisas tendem a ser mais fáceis?
Olha, o que estou tentando te dizer é que começos não vão deixar de ser uma merda. Na verdade, minha proposta para você, é olhar começos como algo empolgante e assustador ao mesmo tempo.
Porque, querendo ou não, se você não começar e terminar coisas durante a sua vida, tenderá a ficar no ponto de inércia. Ou seja, nunca mudará a sua situação ou qualquer coisa que te incomode.
Uma boa forma para transformar começos em algo legal, é focar e saber que os resultados tendem a vir no médio e longo prazo. Isso significa que, quanto mais rápido você começar o que precisa ser feito, mais rápido o resultado que você almeja chegará.
E, ao mesmo tempo, lembrar que quando estamos durante o voo, as coisas não só tendem a ser mais fáceis, como também, há menos turbulências.
Ou seja, você passaria a curtir e focar no processo para atingir o seu objetivo.
Outra "dica" para tornar os começos algo legal, mesmo que ainda carreguem o fato de serem uma merda, é lembrar/definir um "porquê" de estar fazendo o que você está fazendo.
Veja, nós seres humanos temos uma probabilidade muito maior de fazer algo, quando existe uma justificativa.
Não subestime esse tipo de coisa.
No livro "Como Convencer alguém em 90 segundos", o autor apresenta um estudo onde demostra que, se você estivesse em uma fila e solicitasse para as pessoas passar à frente delas, na maioria das vezes receberia um não. Porém, o cenário se altera quando você dá uma simples justificativa como: "Estou atrasado, será que eu poderia passar a sua frente?"
Se você não acredita, faça o teste na próxima vez que for pedir algo para alguém... Dê uma justificativa antes do pedido.
Ao mesmo tempo que justificar o motivo de você querer começar algo pode te incentivar a de fato começar aquilo, durante o seu processo, caso você pense em desistir por algum motivo, você pode utilizar esse seu "porquê", como âncora e continuar perseguindo o que você está buscando.
Por fim, você também pode enxergar a possibilidade de dar tudo errado, não apenas de forma negativa, mas, como um aprendizado para seu próximo começo.
Lembre-se que eles serão sempre uma bosta, entretanto, à medida que você vai criando novos começos, eles tendem a ficar um pouco mais fáceis graças a todas as experiências que você já teve com outros começos de merda.
Ou seja, eu tenho a visão que começos são sempre uma merda, porém, são legais :D
Se gostou, compartilha o link:
Escritor: Lucas Garcia
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @oolucasgarcia
Me siga no Wattpad: olucasgarcia
Me siga no TikTok: olucasgarcia
Meu LinkdIn: olucasgarcia
Comments