Existem momentos da nossa vida onde, todo santo dia, uma série de problemas surgem tornando nossa semana infernal. Tudo parece estar dando errado. Já acordamos com dor de cabeça e pensando em como vamos resolver todas as merdas que aconteceram no dia anterior.
Se alguém nunca passou por isso em algum momento da vida, vai passar (a menos que tenha lido esse texto antes rs).
Não estou aqui para criticar diretamente problemas. Acredito fielmente que problemas são a verdadeira dádiva da nossa vida e a parte divertida de se viver.
São essas pequenas pedras durante nossa jornada onde encontraremos a verdadeira felicidade. Isso mesmo. Resolver os problemas certos e relevantes nas nossas vidas é o que vai dar algum grau de importância e felicidade.
De toda forma, há momentos que LITERALMENTE o Universo parece estar conspirando contra nós.
Problemas que não queremos lidar e que parecem não se enquadrar na minha definição de felicidade. Eles surgem diariamente nesses dias, tornando o ato simples de abrir os olhos o predecessor de enfrentar vários demônios.
Pensando em uma forma de resolver esse problema (ao conseguir, minha definição de felicidade surge), cheguei a conclusão que não existe nenhuma forma fácil, mas sim, uma simples.
Então, a seguinte regra surgiu em minha mente:
"Deixar Os Problemas de Ontem, no Dia de Ontem".
A ideia por trás dessa regra está ligada a como encarar a vida a partir de uma perspectiva estoica, onde, você aceita as coisas que não pode mudar, procura sentir o presente e entende que todos os dias é um novo recomeço.
Em outras palavras, acredito que quando o indesejado problema surge e altera nosso estado emocional, seja através de emoções como raiva ou tristeza, a melhor forma para se lidar com isso, além de resolver, seria aceitando esses sentimentos naquele momento, vivenciando aquilo ao seu máximo, sentindo o que precisa ser sentido.
Ao aceitar o presente e entender que não conseguimos necessariamente mudar tudo, o pensamento de que um novo dia é uma nova oportunidade para se viver faz com que nós simplesmente deixemos os problemas de ontem no dia de ontem, afinal de contas, você sentiu tudo que precisava sentir no presente de ontem e, agora, um novo presente precisa ser sentido.
Falo que isso não é fácil, porque precisamos ligar 3 coisas ao mesmo tempo:
Precisamos aceitar coisas que não podemos mudar;
Precisamos estar presentes e viver presentes;
Precisamos encarar o início de um novo dia como um recomeço.
Em outras palavras, ao invés de acordar pensando em todas as coisas que saíram errado no dia anterior, como algo que aconteceu e fudeu muito minha vida ou o quão triste o dia anterior foi, vou dormir aceitando tudo que aconteceu e assim acordo para recomeçar.
Claro que muitas vezes, se livrar dos sentimentos do dia anterior é complicado. Se isso acontecer, transforme esses sentimentos negativos em combustível para você melhorar o seu dia atual.
Transforme a raiva em ódio.
A tristeza em ódio.
Use o ódio de forma positiva a energizar seu novo recomeço e fazer as coisas infinitamente melhores do que ontem.
Escrito por: Lucas Garcia
Revisado por: Emilly Oliveira
Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @jornadalucasgar
Commentaires