Muitas pessoas acreditam que a única forma para sair de uma ressaca literária é através do tempo. Eu tenho uma visão diferente sobre isso. Uma onde nunca mais entramos em uma ressaca literária.
Antes de tudo, algumas pessoas nunca sentiram uma ressaca literária e não fazem a mínima ideia do que isso pode significar. Se esse for o seu caso, basicamente, uma ressaca literária é quando não conseguimos ler livros após finalizarmos tantos outros.
É como se no momento em que sentássemos para ler, simplesmente, um bloqueio surgisse em nossa mente impedindo de continuar com a leitura.
Querendo ou não, essa é uma situação preocupante para todos que amam ler. Pessoas que acabaram de iniciar nessa jornada, ficam desesperadas quando isso acontece. Pessoas que já passaram por isso, ficam tristes por não terem ideia de como resolver esse problema.
É pensando nisso que estou trazendo "o segredo" para você nunca mais precisar passar por isso de novo.
Algumas pessoas tentam quebrar a ressaca literária através da "força bruta" lendo o livro de qualquer forma. Várias outras, ficam meses sem conseguir ler nenhuma página. De todo modo, sempre termina em algum grau de sofrimento.
Isso ocorre porque todos estão tentando ler os mesmos tipos de livros sempre. Em outras palavras, não é que você está cansado da leitura em si, mas sim, que seu cérebro está sobrecarregado de tantas informações a respeito daquele tópico específico.
Ou seja, o verdadeiro problema da ressaca literária está em ler apenas os mesmos tipos de livros e não na leitura.
Algumas pessoas já conseguiram perceber isso e recomendam para você apenas sair de um livro de ficção romântica, para um de ficção-científica.
Mas, isso é apenas tentar colocar uma fita em um cano vazando água… Pode até adiantar no início, mas logo o problema se repete.
Minha sugestão e o segredo para eu não lembrar de quando foi a última vez que me deparei com uma ressaca literária, se é que isso já ocorreu comigo, é mudar completamente de gênero.
Ao invés de pegar outro livro envolvendo ficção, opte por pegar um livro de não ficção. Fazendo isso, seu cérebro consegue se recuperar muito mais rápido do que simplesmente usar a força bruta para ler ou esperar vários meses.
Isso até pode parecer algo óbvio, mas, leitores de ficção tendem a subestimar livros de não-ficção. O mesmo se repete para leitores de não-ficção, subestimando livros de ficção. Ambos os lados, são tão fanáticos pelos seus gêneros, que acabam vivenciando demais e ficando mentalmente cansados.
Agora, minha dica final para NUNCA MAIS ter que passar outra ressaca literária na vida e aplicar a ideia passada é sempre alternar suas leituras.
Se você curte muito ler ficção, sempre entre 2 ou 3 livros lidos, busque ler 1 de não ficção. Faça isso, e você automaticamente estará fazendo o ciclo que falei anteriormente.
Espero ter ajudado! Boa leitura!
Obrigado por ler! Se busca algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos. Essas cosias levam tempo haha.
Aqui o link para compartilhar com seu amigo:
https://www.lucasgarciajornada.com/post/o-segredo-para-sair-da-ressaca-literaria
Escrito por: Lucas Garcia
Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @jornadalucasgar
Comments