top of page

O Que São Moedas Fiduciárias?

Com a popularização do Bitcoin, uma das primeiras perguntas que surge na cabeça das pessoas é “o que são moedas fiduciárias?”, afinal de contas, o bitcoin é justamente uma alternativa a elas.

Então, como parte da futura do meu artigo “o que é o Bitcoin”, decidi trazer algo explicando o conceito de moeda fiduciária.


Em poucas palavras, moedas fiduciárias são moedas como o Real brasileiro, Dólar americano, Peso chileno, Libra esterlina, Euro… E qualquer outra moeda de governos ao redor do mundo que não possuem um lastreamento em metais como ouro ou prata… Ou tenham algum valor intrínseco.


O que é lastro?

Bem, durante muito tempo as pessoas utilizaram metais como forma de pagamento. Isso ocorreu porque matérias como o ouro se enquadram muito bem nas necessidades de algo ser considerado como dinheiro.

Veja bem, não é qualquer coisa que é de fato dinheiro… Existem algumas características básicas para isso acontecer:

1. Dificuldade em ser obtido... afinal de contas, se escolhessem folhas de uma árvore comum, qualquer um iria até lá e pegava várias folhas e isso geraria um problema assim como imprimir dinheiro gera.

2. Precisava ser algo de fácil transporte… Afinal de contas, se utilizarmos lava como dinheiro, seria um pouco complicado de transportar, rs.

3. Precisa ser divisível… Afinal de contas, você acaba precisando comprar coisas menores e que não valem o mesmo que um boi, por exemplo.

4. As pessoas precisavam utilizar como dinheiro… Afinal de contas, às duas partes precisam aceitar a moeda de troca para que a negociação aconteça.


Então, ouro e outros metais preciosos, foram durante muito tempo utilizados como moedas, porém, tudo isso começou a mudar com o surgimento de Bancos Centrais.

Basicamente, durante uma época, você podia chegar em um banco com 1 dólar e pedir esse valor em ouro… Já que 1 dólar valia uma determinada quantia de onças de ouro.

Ou seja, o dólar era lastreado em ouro, porque você podia trocar aquela quantia a qualquer momento por ouro.


Por que isso mudou?

Bem, como sempre, o Governo busca crescer a si próprio, moedas lastreadas em ouro gera uma série de problemas para o objetivo principal do Governo… Um deles, por exemplo, é a dificuldade de gerar inflação, isto é, expandir a sua base monetária.

Como expliquei no artigo “Inflação, a arte de queimar dinheiro”; os Governos do mundo inteiro utilizam expansão da base monetária como mais uma forma de se financiar, ou seja, uma moeda lastreada em ouro impossibilita a impressão de dinheiro, porque, o governo também precisaria ter essa quantia em ouro.


Para exemplificar:


Enxergue o dólar como se fosse um contrato entre você e o governo… Nesse contrato, o governo diz que cada página de contrato equivale a 1 kg de ouro.

Ou seja, se você tem 10 páginas, você é dono de 10 Kg de ouro.

Nesse contrato o governo promete que no momento que você quiser, poderá trocar as suas páginas por esse ouro.

Nesse exemplo, cada página de contrato é lastreada em ouro já que a qualquer momento você poderá trocar por ouro… Isso significa que para o governo criar mais páginas de contrato, ele necessariamente precisaria ter mais ouro em suas reservas, caso contrário, não daria para manter o acordo de 1 página por 1 kg de ouro.


O mesmo aconteceu durante muitos anos, porém com o dinheiro normal, mas, como falei, o governo precisava de dinheiro para financiar suas operações e principalmente suas guerras... Desse modo, o lastro em ouro acabou em todos os países.


Qual é o Lastro atual?

Com isso, o lastro passou a ser a confiança das pessoas no governo. Em outras palavras, quanto mais confiável um governo e a economia de um país for, mais “valorizado” será sua moeda em comparação com as outras.


Bem, tudo isso é para dizer que moedas fiduciárias, isto é, real; dólar, libra e qualquer outra… Não passa de papel colorido lastreado na honestidade de político ladrão.

É engraçado que podemos observar isso acontecendo diariamente no Brasil… Toda vez que políticos ladrões como Bolsonaro, Lula, Dilma e qualquer outro político… Falam alguma merda, criam alguma lei idiota… O próprio real em comparação a outras moedas sofrem uma enorme oscilação de preços tendendo a aumentar.


Conclusão:


Bem, apesar dos governos estragarem suas moedas desesperadamente… Existem outras opções que você, individuo, pode utilizar para fugir de coisas que são lastreadas em honestidade de políticos ladrões.

Investir em ouro, atualmente, é uma das principais formas.

Porém, na minha humilde opinião, o Bitcoin é uma escolha muito mais interessante que tende a se provar ao longo do tempo… Mas, isso é assunto para outro artigo.


Observação: este é um artigo básico introdutório apenas. Muitas coisas ditas aqui foram simplificadas e resumidas em poucas palavras. Caso queira aprofundar-se no assunto, deixarei recomendações no final do artigo.


Se curtiu, o que acha de me ajudar compartilhando o link?



Escritor: Lucas Garcia

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @oolucasgarcia

Me siga no Wattpad: olucasgarcia

Me siga no TikTok: olucasgarcia

Meu LinkdIn: olucasgarcia


Recomendações:


Livro: As seis Lições (Ludwig von Mises)

Livro: O que o Governo fez com nosso dinheiro (Murray N. Rothbard)

Livro: O Padrão Bitcoin: A Alternativa Descentralizada ao Banco Central (Saifedean Ammous)



Comments


bottom of page