top of page
Foto do escritorOlucasgarcia

O Que São Finanças Decentralizadas - De-Fi?

Com a acensão do Bitcoin, uma nova era surgiu. A palavra da Blockchain e Decentralização está possibilitando criações e mudanças que o mundo jamais imaginou. Entre todas elas, temos as famosas Finanças Decentralizadas.


Ou, como é conhecido na comunidade cripto, De-Fi.


Essa novidade é algo tão recente na história humana que, cria uma densa nevoa de dúvidas e desconhecimento do que realmente são as Finanças Decentralizadas (De-Fi).


Esse texto vai simplificar a ideia por trás do De-Fi.

 

| Por Que Descentralizar as Finanças?


Ao longo de nossas vidas é quase certo a necessidade de utilizar bancos e instituições para fazer empréstimos, investimentos, compra e venda de ativos e uma série de outros serviços financeiros.


Invariavelmente, algo presente nesse mundo são os impostos, taxas e encargos bancários.


Não atoa, o setor financeiro e o governo são conhecidos por seus monstruosos lucros.


Mas, e se pudéssemos mudar completante isso? E se a necessidade de um terceiro intermediário como bancos, corretoras, governos e quaisquer outros fosse completamente descartada?


Quanto de dinheiro uma pessoa normal, como nós, não conseguiria economizar?



Além das altas taxas, outros problemas que todos sofremos ao utilizar o sistema tradicional financeiro é a falta de liberdade, privacidade e propriedade do dinheiro.


Não atoa que governos fazem o que querem com suas moedas fiduciárias (dólar, real, euro); proíbem as pessoas de realizar compras e vendas voluntárias; rastreiam e perseguem adversários; e destroem o valor da moeda por objetivos políticos.


Em contrapartida, descentralizar as finanças consegue alterar completamente todo esse mundo.

 

| Como Funciona a Descentralização das Finanças?


Não há dúvidas que o Bitcoin foi a primeira moeda que viabilizou a ideia de descentralização. Sua principal proposta sempre foi 'tirar o governo do dinheiro' e criar uma rede sem um ente centralizador.


Para saber um pouco mais sobre o Bitcoin, recomendo meu artigo 'Bitcoin Para Qualquer Um Entender'.


Depois da criação do Bitcoin em 2009, diversas outras criptomoedas foram criadas com finalidades parecidas do Bitcoin e objetivos focados, principalmente, no desenvolvimento de possibilidades para o sistema financeiro.


Entre todas as criptomoedas criadas depois do Bitcoin, a mais famosa e com maior valor de mercado é o Ether (da blockchain Ethereum).


A rede Ethereum foi a principal percussora na criação do novo sistema financeiro decentralizado (De-Fi). Fez isso através do desenvolvimento dos Smart Contracts (contratos inteligentes).


A ideia por trás dos Smart Contracts é simples de ser entendida.


Basicamente são códigos de computador (programas) autoexecutáveis e escritos com uma finalidade.


Comparativamente, contratos no mundo físico fazem algo parecido.


Se todos os requisitos do contrato forem cumpridos, algo X deverá acontecer. Caso exista uma quebra de contrato, a punição Y será aplicada.


A única diferença é a não necessidade de um terceiro na relação e a execução certeira.


Por exemplo:


Em um empréstimo utilizando Smart Contract entre a pessoa A e a pessoa B (uma negociação Peer-to-Peer), ambas podem definir os juros, prazos, a moeda de empréstimo, garantias caso o não cumprimento do acordo e qualquer outro termo que for necessário.


No momento que ambas concordarem, colocam o Smart Contract para rodar.


Tudo isso feito sem a necessidade de uma instituição financeira, anuência do governo ou qualquer outra pessoa que não está diretamente envolvida.


Ou seja,


Menos taxas, mais privacidade, liberdade e a propriedade do dinheiro.

 

| O que é o De-Fi?


O termo De-Fi é dado a todo esse ecossistema que busca reproduzir e melhorar o sistema financeiro tradicional. Tudo isso, levando o tradicional para o mundo cripto através da blockchain e suas funcionalidades.


A principal base do De-Fi está na rede Ethereum, porém, há diversos outros projetos que buscam o mesmo objetivo.


Os principais motivos para o De-Fi são:

  • Economia com taxas, não existe um terceiro na relação;

  • Liberdade monetária, pode-se escolher a moeda que será utilizada;

  • Privacidade monetária, nem mesmo as duas pessoas que estão participando do Smart Contract precisam saber informações sobre elas;

  • Entre outros.

 

| Finalização


Esse texto foi escrito com o propósito de dar um introdução ao que é o De-Fi. Isso significa que busquei simplificar e tornar diversos termos complicados em algo mais "direto" para o público geral.


Dito isso, seria incrível saber se esse texto te ajudou de alguma forma.


Caso sua resposta seja positiva, compartilha o link do texto com seus amigos, redes sociais e me manda uma DM no Twitter ou Instagram me contando sua opinião sobre tudo que eu falei por aqui.


Se você conseguir fazer isso,ficarei muito feliz haha.

 

| Recomendações



Obrigado por ler! Se busca algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos. Essas coisas levam tempo haha.  Aqui o link para compartilhar com seu amigo:  https://www.lucasgarciajornada.com/post/o-que-sao-financas-decentralizadas-de-fi

Escritor: Lucas Garcia

Me siga no Instagram: @o.lucasgarcia

Me siga no twitter: @olucasgarcia_

Me siga no Wattpad: olucasgarcia

Me siga no TikTok: olucasgarcia

Meu LinkedIn: olucasgarcia

Comentarios


bottom of page