Um hábito que muitas pessoas têm mas desconhecem é o overthinking. Tal hábito pode levar a diversos problemas como ansiedade, insonia, crises de pânico, preocupação excessiva e outros.
Além disso, pessoas com overthinking podem bagunçar suas relações interpessoais, serem mais depressivas, solitárias e possuir problemas de autoconfiança.
Para completar o pacote, muitos nem mesmo percebem estar fazendo o overthinking.
Esse texto vai simplificar o tema e dar valiosas armas para qualquer pessoa que queira enfrentar com bravura a maldição do overthinking (sério, eu as uso constantemente).
| O que é Overthinking?
No português, a tradução direta para overthinking é "pensar demais". Porém, apenas "pensar demais" não carrega o verdadeiro peso e conceito por trás do overthinking. É algo mais profundo.
Vai além do simples ato de pensar demais.
Descreveria até como a compulsão excessiva por pensar em tudo e todos.
Não importa ser uma simples mensagem no WhatsApp, situação social, palavras que outras pessoas falaram, acontecimentos do passado, possibilidades do futuro e qualquer coisa imaginável de se pensar.
É literalmente a compulsão excessiva por pensar em TODAS as possibilidades.
| Como Overthinking se Torna um Problema?
Claro que pensar muito tem suas vantagens.
Como exemplo, muitas pessoas de sucesso ao longo da história humana, possuíam tal traço mental. Eram conhecidas por suas jogadas geniais, invenções ousadas, inteligência acima da média, bons governantes e etc.
Porém, até a água, quando bebida em excesso, faz mal.
O mesmo é válido para o glorioso ato de pensar.
Como exemplo, existe um personagem chamado Gus do livro "A Vida que Eu Me Lembro" que, não apenas possui o problema do overthinking, como também, é um introvertido (tenho a teoria que introvertidos são mais propícios a serem overthikers).
Em determinados momentos da história, o Gus com seu fabuloso hábito de pensar demais, começa a surtar buscando "coisas subliminares" nas mensagens enviadas por WhatsApp, nas ações das pessoas além de, repetidas vezes, apresentar um complexo de culpa por não ter pensando em tudo que era possível.
Chega um momento que ele tem um ataque de ansiedade e preocupação ao pensar no que determinados eventos poderiam significar.
Literalmente (até ele reconhece), esse maldito hábito do overthinking faz com que ele perca valiosas horas de sua vida; se preocupe muito sobre tudo e todos; e o impede de tomar decisões rápidas.
Esse é o momento onde o overthinking se tornou um problema.
| Como Resolver o Overthinking?
O hábito mais importante para todos que se identificam com a questão de pensar demais é a escrita.
Literalmente, o hábito diário de escrever sobre as coisas que pensamos, sentimos, aprendemos, consumimos... É a porta de saída da prisão que o overthinking tende a criar em nossas mentes.
Não atoa, em alguns momentos que o Gus começa a surtar, ele busca escrever algumas linhas de como está se sentindo no seu diário pessoal.
Além disso,
Também sugiro lembrar dos seguintes pontos:
As coisas não são tão ruins ou difíceis quanto nossas cabeças tendem a fazer crer;
Preocupação é um sentimento desnecessário para o ser humano. (clique aqui entender);
O futuro está muito distante para ser pensado hoje;
O passado é impossível de ser alterado;
O presente é o que ele é.
Lembrar de todos essas pontos e praticar o hábito diário de escrever, tende a suprimir (e muito), o problema do overthinking. Mantenha isso por um mês e veja sua vida começar a mudar.
| Sugestões
Aqui estão alguns textos e artigos que são do seu interesse e podem te ajudar a construir seu novo hábito de escrita:
Obrigado por ler! Se busca algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos. Essas coisas levam tempo haha. Aqui o link para compartilhar com seu amigo: https://www.lucasgarciajornada.com/post/o-que-e-overthinking-pensar-demais
Escritor: Lucas Garcia
Me siga no Instagram: @o.lucasgarcia
Me siga no twitter: @olucasgarcia_
Me siga no Wattpad: olucasgarcia
Me siga no TikTok: olucasgarcia
Meu LinkedIn: olucasgarcia
Comments