top of page

O Que Define Você?

Talvez, em algum momento da sua vida, alguém já te perguntou: "Como você se define?".

Caso isso nunca tenha acontecido, como você responderia essa pergunta? Pense um pouco em como, aos seus olhos e aos olhos do mundo, você se definiria?


Pensar em uma resposta para essa pergunta, não é a coisa mais simples do mundo. São tantas variáveis que geralmente tendemos a analisar que quanto mais focamos em procurar uma definição, mais complicado fica.

Muitos, normalmente preferem ir para o lado mais fácil da resposta. Falam sobre seus hobbies, trabalhos, coisas que gostam, coisas que odeio, faculdade e uma série interminável de pequenas e grandes coisas.

Não penso que respostas como essa sejam uma má forma de encarar a si próprio, afinal de contas, de uma maneira direta ou indireta, por menor que seja a coisa que você faz constantemente, ela faz parte da sua personalidade, caráter, de você.


Inclusive, isso cai muito em uma "chamada de atenção" que dei no meu artigo "A Influências que Livros Possuem em Nossa Vida", onde, basicamente, demonstrei o quão importante e relevante são os conteúdos que buscamos consumir em nossos dias e qual a relevância que a escolha "certa" ou "errada", pode influenciar na pessoa que você quer ser no longo-prazo.

Inclusive, toda essa questão de "definição", também entra no conceito de construção do seu eu.

Ok, isso parece muito papo de um drogado, rs.

Mas, o que quero dizer com isso é que caso você tenha se baseado em alguns parâmetros relativos para responder à pergunta "como você se define?", por exemplo, usando coisas que você atualmente é, conquistas que já teve, coisas que você faz... Tudo isso são resultados de escolhas que você nem lembra que fez no passado.

Confere esse artigo para entender melhor o que diabos estou falando: "Um Gráfico que Explica o Processo do Longo-Prazo".


De toda forma, para responder essa pergunta gosto de pensar muito através de um antigo provérbio budista que eu não me lembro e não consegui encontrar para este texto haha.

De toda forma, julgo que a melhor definição que eu poderia escolher, para mim mesmo, é não ter uma definição.

Isso mesmo. Não gosto de me definir como nada especificamente.

Por quê?

O próprio conceito de "definição" é algo que remete a uma ideia de "imutável". Nós procuramos a definição de uma palavra para termos certeza do que ela significa e não esperamos que isso mude.

Então, escolher uma definição especificando o que/quem sou eu, não me parece algo tão apropriado, afinal de contas, a todo momento estou buscando mudar e acredito que isso dá espaço para crescimento.



Escrito por: Lucas Garcia

Revisado por: Emilly Oliveira

Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @jornadalucasgar

Comments


bottom of page