Kuroko no Basket é um anime que acompanha um garoto jogador de basquete que possui uma habilidade peculiar de desaparecer durante o jogo, se transformando no garoto fantasma.
Esse garoto tem um sonho de mostrar para a antiga equipe de basquete dele, os quais eram considerados invencíveis, que o trabalho em equipe pode superar o genialismo individual.
Infelizmente, ainda não consegui terminar de assistir todas as temporadas desse anime. Salve não me engano, estou na 2/3.
Sempre acreditei que todas as coisas, pessoas, personagens podem nos ensinar algo se prestarmos bastante atenção.
Independente da coisa, podemos aprender algo simplesmente prestando atenção em suas ações e palavras. Sejam aprendizados de como fazer/encarar/falar algo, ou aprendizados de como não fazer/encarar/falar algo.
Em Kuroko no Basket não foi diferente. Eu consegui aprender algo que é óbvio, mas que ninguém realmente presta atenção.
Em um episódio, o time está praticamente vencido. Até mesmo o artilheiro (ñ sei se é artilheiro, mas me refiro a pessoa que mais faz pontos) está descrente quanto a vitória de seu time.
Então, em um tempo para descanso e colocar a cabeça no lugar, o Kuroko Tatsu (personagem principal do anime. Garoto fantasma), fala algo como: "Não dá para saber o ganhador até a partida acabar. Tipo, um meteoro poderia cair e matar todo o time adversário. Desse modo, o outro time ganharia".
Ou seja, o que ele tenta transmitir com essa fala é a ideia de que precisamos persistir até o final. Até mesmo quando tudo parecer perdido, se o final ainda não tiver chegado, significa que ainda há possibilidade de fazermos alguma coisa, ou um meteoro pode cair resolvendo nosso problema (haha).
De todo modo, mesmo sendo extremamente clichê e todos nós escutarmos isso várias vezes ao longo da vida, é fato que poucos são os que realmente colocam essa ideia em prática.
Falar que não desistimos facilmente das coisas é algo simples, porém, quando a situação difícil acontece, quando olhamos para todos os lados e não há nada que possa nos dar esperança, a tentação de ceder e deixar-se tomar por toda a desilusão obscura da dificuldade, consegue prevalecer fazendo com que desistamos.
Aqui está a verdadeira coisa que me chamou atenção quando o Tatsu falou aquelas palavras tão clichês:
"Um meteoro poderia cair e matar todo o time adversário, assim, o outro time venceria."
A verdadeira lição útil que pode ajudar em uma situação onde a desilusão da vitória está tomando conta e a esperança não se faz mais presente, é lembrar que um meteoro sempre pode cair.
O jogo só acaba quando acabar.
Escrito por: Lucas Garcia
Revisado por: Emilly Oliveira
Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @jornadalucasgar
Comments