Existe uma cena em Elite, onde, um dos protagonistas está sentado com uma entrevistadora responsável por admitir alunos em uma faculdade. Ela fazia várias perguntas, porém, uma em especial, mexeu com o protagonista e com todas as pessoas que o assistiam.
Anteriormente, esse personagem descobriu ter um câncer raro.
Um adolescente de ensino médio com um câncer e sem perspectiva de cura. Se fosse você, como se sentiria? Para agravar a situação, o personagem não contou para as pessoas que estava doente.
Então, no dia da entrevista, quando ele escutou a pergunta: "como você se vê daqui a 5 anos", tudo que conseguiu fazer foi retirar-se da sala e sair chorando. Suas expressões de medo, tristeza e desesperança; foram bem interpretadas e o público conseguiu sentir.
É uma das cenas mais tristes que a maioria das pessoas assiste.
Ao pensar nessa cena, algo veio à minha mente: "Como eu poderia transmitir tudo isso apenas com palavras?"
Se pararmos para pensar, brincar com a imaginação das pessoas apenas usando 24 letras diferentes organizadas em uma determinada forma, não é a coisa mais simples do mundo. Na verdade, é engraçado pensarmos que através de letras nós choramos, rimos, ficamos felizes, tristes, animados, assustados e sentimos milhares de outras coisas.
Uma das maiores barreiras que aparece ao tentar transmitir emoções e sentimentos para várias pessoas apenas utilizando de palavras escritas, é o próprio significado das palavras.
Mesmo que a maioria das palavras tenham um significado "claro", estamos tratando de seres humanos... Ou melhor dizendo, seres que são carregados de emoções (inclusive a que queremos induzir).
Isso significa que, mesmo uma palavra tendo um significado objetivo, cada individuo através de suas experiências de vida; poderá dar um significado e grau de importância completamente distinto, comparado a outro ser humano.
Por exemplo, para mim, a palavra "babaca" é muito pior do que o xingamento popular "filho da puta". Por que isso ocorre? Experiências e traumas passados completamente diferentes que alteraram o grau de significância para mim quanto a essas duas palavras.
Por isso fico maravilhado quando algum livro consegue me tirar um sorriso, ou, quando alguém diz que chorou ao ler um livro.
Não é uma tarefa fácil falar com a razão e emoção de várias pessoas, apenas instigando a imaginação delas.
Eu acredito que pessoas capazes de utilizar palavras escritas e, assim, emocionar uma grande quantia de pessoas; conseguiram alcançaram um ato extraordinário.
É muito louco e estranho pensar que alguém consegue nos fazer sentir algo apenas com uns símbolos aleatórios que, do ponto de vista evolutivo, não significa muita coisa quando comparado a nossa capacidade de ver expressões faciais.
Sempre fico surpreso com o quão profundo, simples palavras, podem nos inspirar. Fico abismado como elas conseguem me fazer rir. Surpreendo-me com a capacidade que elas possuem de nos fazer sentir.
Escritor: Lucas Garcia
Me siga no Instagram: @o.lucasgarcia
Me siga no twitter: @olucasgarcia_
Me siga no Wattpad: olucasgarcia
Me siga no TikTok: olucasgarcia
Meu LinkedIn: olucasgarcia
Kommentare