Recentemente, postei em meu Instagram um trecho de um dos livros que atualmente escrevo, que basicamente é um diálogo entre alguns personagens sobre o medo de elogiar e, inspirado nisso, decidi trazer uma pequena reflexão sobre o tema.
“ — Tava pensando aqui. — Comecei a falar enquanto brincava com o resto da comida no prato. — Tipo, já pararam para pensar no quanto nós temos medo de elogiar as outras pessoas?
— Elogiar? — Perguntou Luís um pouco surpreso.
— Sim, elogiar. Tipo, eu adoro esses seus olhos castanhos, dá uma sensação penetrante como se quando você olhasse para alguém conseguisse acessar a alma.
— Ah entendi, obrigado haha. — Disse ele.
— Faz sentido. — Ví falou. — Elogiar querendo ou não é mais difícil do que criticar, mesmo que uma crítica às vezes revele mais sobre você do que um elogio. Elogios são difíceis de serem falados. Além de você reconhecer um aspecto que provavelmente a outra pessoa tem melhor do que você, você se sente “indefeso” e, por construção social, quando você joga um elogio do nada, parece que você está tentando “cantar” a outra pessoa.
— Real. — Falei.”
A vida que eu me lembro
O que de eu quis dizer nesse trecho é que muitas vezes eu realmente vejo nas pessoas o medo de reconhecer o “esforço”, “talento” ou até mesmo a “aleatoriedade genética” que uma pessoa possui.
Talvez esse temor venha do medo de ser julgado socialmente, sendo “subentendido” como uma espécie de “cantada”, vergonha do que a pessoa vai pensar de você… Apesar de que, de certa forma, elogios são coisas que ajudam a alimentar nossos egos, também são coisas que algumas pessoas utilizam como parâmetro de eficiência, motivação e produção, então de certa forma é algo importante para algumas pessoas…
Por favor, não encare isso como uma obrigação ética ou moral… Se você realmente não gosta, ou assim como eu, não liga para certas categorias de elogios, você não precisa se preocupar com isso.
Agora se você gosta de elogiar, ou se você acha que vale a pena elogiar alguém, faça isso, melhore o dia da pessoa, dê motivação para ela continuar sendo a pessoa incrível, e/ou fazendo as coisas incríveis que você reconheceu nela.
Escritor: Lucas Garcia
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @oolucasgarcia
Me siga no Wattpad: olucasgarcia
Originalmente publicado:lucasgarciajornada.com
Comentarios