top of page
Foto do escritorOlucasgarcia

Na Dúvida, Seja Específico — Como Ser Específico Nos Ajuda e Melhora Nossa Comunicação

Eu não sei se isso é para você, mas, todos temos a maldita mania de não sermos específicos naquilo que queremos comunicar.


Muitas vezes, usamos palavras abrangentes que não carregam nenhum significado prático para comunicação. Hora ou outra, isso cria problemas profissionais, sociais e até mesmo de relacionamentos. Isso ocorre graças a nossa a maldita mania de não dizermos aquilo que realmente queremos dizer.


É por isso que, na dúvida, sempre devemos ser específicos.


| Ser Específico Também Vai Beneficiar Suas Metas


Por mais que não pareça, o princípio de ser específico é útil para muitas coisas.


Entre todas elas, está algo comum na vida de todos nós, afinal, quem nunca pensou em algo que gostaria de conquistar ao longo do ano?


Na maioria das vezes, um erro que as pessoas comentem quando estão fazendo esse tipo de coisa é não especificar o que realmente querem. Estão constantemente colocando metas como 'ficar rico', 'entrar em forma', 'viajar', 'aprender algo novo' e uma lista interminável de coisas genéricas.


Se você já fez esse tipo de coisa, provavelmente, percebeu algo comum ocorrer. Você não ficou rico, não entrou em forma, não viajou (ao menos não para onde queria) e male má aprendeu algo novo.


Literalmente, você nem deve ter tentado fazer essas coisas.


Por quê?


Bem, as vezes esquecemos, mas, também nos comunicamos com nós mesmos.


Imagine alguém chegando em você do absoluto nada para solicitar que entre em forma, o que você faria? O que perguntaria para um desconhecido que te fez esse pedido?


No mínimo, você esperaria um bom motivo para levantar todas as manhãs e ir correr. Ou quem sabe, os parâmetros que falariam se você conseguiu alcançar o objetivo ou não. É praticamente certo que você vai querer mais detalhes.


Agora, toda essa situação se altera quando somos específicos. Ao invés de colocar 'ficar em forma', o quão palpável se torna colocar 'perder 5Kg e aumentar 12% de músculos em 1 ano'?


Pode não parecer, mas, até nossa comunicação interna se beneficia quando somos específicos.


| Como Ser Específico Melhora Sua Comunicação?


"Especificidade é clareza, e clareza é tudo que importa".


Tirei essa citação de um livro sobre escrita chamado 'The 22 laws of Digital Writing'. Aqui, os autores sugerem que devemos nos perguntar constantemente 'como podemos ser mais específicos?'.


Ser específico, significa ter um profundo entendimento do que o leitor/ouvinte realmente quer de nós. Pode parecer algo fora do seu mundo, principalmente, se você não for uma pessoa que fala em público ou escreve. De toda forma, aplicar esse conceito e se fazer essa pergunta, tem grandes benefícios.


Os principais benefícios que tendem a melhorar sua comunicação ao ser específico são:

  • Clareza naquilo que você quer dizer;

  • Clareza naquilo que você quer expressar;

  • Considerável aumento na probabilidade de ressoar com a pessoa que você está falando;

  • Prevenção de problemas de comunicação;

  • Considerável aumento de alcançar aquilo que você quer em uma negociação ou pedido.

Todos esses benefícios são uteis tanto para pessoas que se comunicam com um grande público, pessoas que escrevem e até para suas comunicações do dia a dia.


Sabe a história de que relacionamentos se resumem a comunicação?


Seja específico e fale o que realmente quer falar. Isso resolverá completamente o problema da comunicação.


| Boas Práticas Para do Princípio 'Seja Específico'


Apesar de 'ser específico' indicar o que precisa ser feito, tenho minhas dúvidas se é algo verdadeiramente claro.


Então, visando seguir o princípio, aqui estão algumas práticas sobre ser específico:

  • Evite escolha de palavras abrangentes nas suas metas ou coisas que você falara para si mesmo. (Ex: Emagrecer > Perder 10Kg em 1 ano / Ser milionário > Acumular 1 milhão em patrimônio até 40 anos)

  • Evite palavras abstratas para se referir a coisas que podem ser ditas de forma direta. (Ex: Talvez > sim ou não; eu acho que > eu acredito que)

  • Evite aliviar o que precisa ser dito por vergonha ou medo. (Ex: eu gosto muito de você > eu te amo; Esse trabalho não ficou tão bom > acredito que seu trabalho pode ser aprimorado nos seguintes pontos...)

Podem parecer mudanças sutis, mas, isso muda completamente a sua comunicação.


| Sugestões e Finalização


Esse texto foi escrito com o propósito de dar minha visão sobre um problema que a maioria das pessoas tem quando o assunto é comunicação.


Dito isso, seria incrível saber se esse texto te ajudou de alguma forma.


Caso sua resposta seja positiva, compartilha o link do texto com seus amigos, redes sociais e me manda uma DM no Twitter ou Instagram me contando sua opinião sobre tudo que eu falei por aqui.


Esses são alguns textos que você vai adorar ler:


Escritor: Lucas Garcia

Me siga no Instagram: @o.lucasgarcia

Me siga no twitter: @olucasgarcia_

Me siga no Wattpad: olucasgarcia

Me siga no TikTok: olucasgarcia

Meu LinkedIn: olucasgarcia

bottom of page