O ano era 2020 e coloquei como meta ler 52 livros. Para muitos, uma meta absurda, para outros, algo comum. De uma forma ou de outra, se eu quisesse alcançá-la, ler várias horas por dia era o mínimo a ser feito.
Não sei vocês, mas, durante a maior parte do meu dia, barulhos externos são gigantescos ladrões da minha atenção.
Hora é vizinho gritando, carros vendendo todos os tipos de artigos, pessoas em casa gritando, vizinhos dando festas... Sempre uma completa loucura.
Mas, como ler tanto me um ambiente tão barulhento como acabei de citar?
Eu, assim como muitas outras pessoas, recorri aos artifícios tecnológicos de reprodução sonora com alta qualidade, também conhecido por fones de ouvido.
Esses maravilhosos equipamentos reproduzindo os sons corretos, ASMR ou música, tiveram grande participação para eu conseguir alcançar minha meta dos 52 livros.
Porém,
De forma acidental, consegui descobrir um dos segredos mais poderosos relacionados a música e leitura.
SPOILER: não é apenas a concentração
Literalmente, todas as vezes em que sentei para ler naquele ano, entrei no meu spotify e dei play na mesma playlist com músicas tocadas em piano.
Sem letra.
Sem ninguém cantado.
Era apenas eu, o piano e o livro.
Facilmente, conseguia passar várias horas imerso no mundo dos livros em um estado de transe conhecido entre muitos leitores.
Sensações e emoções transmitidas pelos livros, pareciam ser amplificadas pelas maravilhosas músicas de fundo.
Era literalmente como se eu fosse teletransportado para outro universo.
Repetidas vezes fazendo isso, comecei a perceber uma mudança.
Hora ou outra, determinadas músicas daquela playlist, me lembravam dos livros que li. Não apenas uma lembrança passageira ou insignificante como o nome de um personagem.
Mas,
Eu conseguia recobrar as sensações e cenas de todos os livros que li escutando aquelas músicas. É como se eu fosse teletransportado novamente para aqueles universos e todas as sensações maravilhosas que senti lendo os livros, voltassem em uma cachoeira refrescante.
Mesmo hoje, praticamente 2 anos depois que li muitos livro, permaneço recobrando essas sensações.
Gosto de brincar que a leitura impregnou as músicas como se fosse o aroma perfeito que nunca mais vai sair.
Minha recomendação para todas as pessoas é que escolham uma playlist parecida com a que eu utilizo para fazer suas leituras, estudos e qualquer outra coisa.
Pensando no recreativo, isso abrirá um leque de sensações novas e distintas que garanto serem maravilhosas para qualquer um.
Pensando no lado prático, associar música a algo que você está aprendendo/estudando, pode ser uma ótima forma para assimilar mais rápido e lembrar de todas as coisas utilizando do mesmo efeito que descrevi.
Garanto que se começar a fazer isso por um período razoável de 3 meses, começará a notar mudanças significativas e todo esse processo acontecendo.
Caso não queira buscar uma playlist, deixei essa montada publica com minhas músicas favoritas em piano:
Obrigado por ler! Se busca algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos. Essas coisas levam tempo haha.
Aqui o link para compartilhar com seu amigo:
https://www.lucasgarciajornada.com/post/musicas-vao-mudar-como-voce-le
Escrito por: Lucas Garcia
Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @jornadalucasgar
Comments