Semana passada o Facebook, anunciou a alteração do nome da empresa controladora para META, fazendo uma clara referência a sua próxima grande aposta, o Metaverso.
A ideia do Metaverso consiste na expansão do que encaramos como realidade física e a virtual conectando os dois mundos através de representações projetadas por óculos de realidade aumentada.
Em outras palavras, o Metaverso quer dar um passo tecnológico robusto integrando profundamente as pessoas com o mundo virtual.
A ideia em si não é original do Facebook (META). Algumas séries, desenhos, filmes e animes já trouxeram o conceito do Metaverso extremamente aprofundado, onde, as pessoas conseguem ter sensações e um grau de experiência maior.
O exemplo mais famoso que já assisti é Sword Art Online, onde um garoto compra um jogo que utiliza uma tecnologia chamada de NERVEGEAR.
Basicamente, essa tecnologia era óculos de realidade aumentada com a capacidade de transmutar a consciência do jogador para uma outra dimensão, mais especificamente, para a dimensão de um jogo.
No anime, infelizmente, uma distopia acontece, onde, algumas coisas vão para um caminho maquiavélico e todos que compraram o Game ficam presos lá dentro.
Também tenho conhecimento de alguns episódios de Black Mirror que exploram o conceito, mas, sempre de forma distópica.
Sou apaixonado por tecnologias. Para mim, esse sempre será o futuro da humanidade. Acredito que as possibilidades que isso traz são infinitas.
A ideia de um Metaverso é algo animado no meu ponto de vista. Se hoje já temos a capacidade de conversar com qualquer pessoa no mundo a qualquer hora e em qualquer lugar, o Metaverso consegue aprimorar essa revolução.
Isso significa que podemos integrar esse "novo" mundo a diversas coisas que já estamos acostumados, porém, de forma mais eficiente.
Por exemplo, trabalhar de casa poderia ser algo ainda mais interessante com o Metaverso. Ao invés de vídeos chamadas, um escritório próprio da empresa poderia ser desenvolvido no mundo virtual.
O mesmo poderia valer para escolas, casas e qualquer outra coisa.
Honestamente? Eu serei um gigantesco adepto a essa nova possibilidade. Quero muito saber o que esse novo mundo pode nos entregar quanto a tecnologia, possibilidades e jogos.
Confesso ter minhas dúvidas quanto ao tamanho e a tudo que isso realmente significa.
Veja, como falei, isso não é de fato algo completamente novo e relativamente revolucionário, mas sim, um aprimoramento de coisas existentes. É apenas uma forma mais avançada de conversar com uma outra pessoa além de uma vídeo chamada/mensagens.
Claro que, integrando isso com tecnologias e outras possibilidades, esse mundo pode ficar extremamente interessante, porém, não me parece algo distópico como praticamente todas as obras audiovisuais representam.
Acredito que podemos esperar essa tecnologia ser popularizada no início entre os jovens, demonizada pelos mais velhos e sonho das crianças.
Se tudo realmente ocorrer bem, o Metaverso do Facebook ou de qualquer um das outras empresas que também estão desenvolvendo essa nova possibilidade, teremos mais do futuro em nossas mãos em pouquíssimos anos.
Obrigado por ler!
Aqui está o link, caso queira compartilhar com alguém 😄
Escrito por: Lucas Garcia
Revisado por: Emilly Oliveira
Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @jornadalucasgar
Comments