Muitas pessoas em algum momento, entraram no perfil de alguém no TikTok/Instagram e viram siglas como INFP, ENFP, INTP, INFJ, ISTJ, INTJ e uma série de outras.
Todas essas siglas, nada mais são, que os grupos existentes dentro da teoria de personalidades baseada em características e preferências pessoais. Em termos mais diretos, essas são as personalidades existentes no MBTI (Myers–Briggs Type Indicator ).
Acredito que a obsessão constante que muitos de nós temos quanto ao MBTI, está baseada na precisão que o teste de personalidade consegue nos entregar.
Não falo isso apenas por uma perspectiva pessoal, mas também, por solicitar para algumas pessoas fazerem o teste e praticamente todas disseram que o resultado descreveu com exímia precisão.
Em outras palavras, para mim e diversas outras pessoas, o teste de MBTI seria o teste de personalidade mais preciso existente nos dias atuais.
Muitas desprezam a ideia de classificar suas personalidades em algum nível. O pensamento comum que leva a essa repulsa baseá-se em um sentimento de limitação, isto é, a pessoa tende a sentir como se determinar um nome para sua personalidade, torna-se automaticamente restrito aquilo.
Em outras palavras, é como se a descoberta da personalidade por essa pessoa, restringisse a uma única coisa inalterável.
Porém, do meu ponto de vista, o que realmente acontecesse é o extremo oposto de uma restrição.
Quando passamos a nos preocupar em entender nossa personalidade, começamos automaticamente a entender a nós mesmos.
Conhecer nossa personalidade, nos permite não apenas alterar traços indesejados por nós, como também, apreciar e maximalizar traços que adoramos em nós mesmos.
Em outras palavras, conhecer-te a ti mesmo é o que nos livra de correntes invisíveis que impedem nossa evolução.
Como experiência própria, desde que descobri e entendi qual era o meu MBTI, passei a explorar os comportamentos e estilos que pessoas dentro do meu grupo possuía. Cá entre nós, muitos dos comportamentos e até mesmo formas de se comunicar e interagir com o mundo são extremamente parecidas.
Chega a ser surpreendente o quão preciso tudo isso pode ser, entretanto, até mesmo dentro dos grupos específicos como INTP, ISTJ, ESTP, INTJ... Há diferenças e subgrupos onde podemos nos encaixar com mais exatidão.
Com isso, comecei a explorar algumas qualidades que eu sabia possuir, mas, nunca realmente prestei atenção. Foi como se um novo mundo interno fosse descoberto ao entender melhor meu grupo de personalidade.
É pensando em toda essa experiência e possibilidade de evolução que geralmente sugiro para as pessoas fazerem o melhor teste de personalidade existente nos dias atuais: o MBTI.
Há alguns testes baseados na teoria de MBTI, porém, o mais famoso e o único que conheço 100% em português é o 16personalities.
Minha dica é começar por ele (não mita para si próprio, seja 100% fraco para ter precisão), após fazer toda a pesquisa procure a sigla que der (ex: ENTP, ESTJ, INFJ...) no pintrest e dê uma olhada nos posts sobre sua personalidade.
Obrigado por ler! Se quiser algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos... Essas cosias levam tempo haha.
Aqui está o link, caso queira compartilhar com alguém 😄
https://www.lucasgarciajornada.com/post/mbti-o-melhor-teste-de-personalidade
Escrito por: Lucas Garcia
Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @jornadalucasgar
Comments