top of page

Jogos São o Que Realmente Te Preparam Para a Vida

Você, assim como eu, já escutou em algum momento de sua vida, a piada que o ensino médio nos prepara para a vida real… Entendemos a piada quando, nos primeiros meses após sairmos, uma realidade diferente se faz presente.

Empregos, relacionamentos, desafios, dinheiro, morar sozinho... E uma série de outras coisas começam a vir sem você nem mesmo perceber.


Recentemente no meu Twitter, um gringo que eu sigo tuitou a seguinte coisa:

Honestamente? Eu concordo com ele disse.

De fato, vídeo games, conseguem nos preparar para a realidade com extrema eficiência.


Como? Bem, basta olharmos todas as coisas que, enquanto jogamos, estamos fazendo/treinando.

 

1: Trabalho em Equipe

Ao contrário da ideia questionável que muitas escolas possuem de obrigar você a trabalhar com quem odeia e possui objetivos completamente opostos aos seus… Nos jogos, cada um de nós escolhe sua própria equipe. Seja chamando amigos da vida real ou até mesmo, conhecendo outros jogadores que possuem objetivos, pensamentos e motivações, parecidas com as nossas.

Isso faz com que as coisas se tornem mais divertidas, afinal de contas, é um jogo e ele deve ser jogado (é a vida e ela deve ser vivida).


Todos nós sabemos que, para derrotar um "chefão" ou até mesmo vencer uma partida, a união, organização e comunicação na equipe; são extremamente cruciais para conseguir alcançar seu objetivo.

Todos do grupo, precisam realizar seus papéis, caso contrário, o time irá fracassar.

Ou seja, assim como na vida real, você trabalha em equipe buscando atingir um objetivo comum; seja a realização de um projeto, conclusão de uma campanha, criação de um braingstorming, ou qualquer outra coisa.

Isso é algo que, para mim, jogos conseguem desenvolver extremamente bem, afinal de contas, as circunstâncias e objetivos são parecidos; limitados apenas pela fantasia.


2: Resiliência

Resiliência nada mais é, do que a nossa capacidade de apanhar, apanhar mais um pouco e voltar para o jogo.

Sendo bem sincero, a própria definição de resiliência que eu dei, já envolve jogos.

Talvez você até seja muito sortudo dentro dos games... Mas, mesmo assim, já deve ter passado por alguma onda de má sorte e com isso perdido diversas vezes.

Existem pessoas que ficam tão putas com o jogo que chegam a desinstalar, quebrar coisas e uma série de outras maneiras de extravasar a raiva.


Bem, para aqueles que, apesar de morrer para caramba; perder itens raros; despencar do ranking e uma série de outras desgraças acontecerem... Mesmo assim permanecem até o fim do game… Talvez, tenham entendido uma parte importante da vida: que tudo literalmente não passa de um jogo e essas bifurcações no meio do caminho, fazem parte da sua trajetória.

Você só perderá de fato, quando desistir e sair do jogo... Não quando perder uma batalha.


3: A vida é injusta

Todos nós já nos deparamos com jogadores monados na grana, ou até mesmo, com um grau de sorte quase que divino.

Esses jogadores ficam famosos justamente por conseguirem tudo de maneira mais "fácil".

Porém, assim como na vida real, isso em momento algum prejudicou você. Tudo que você precisa fazer para alcançar o seu objetivo, seja chegar ao topo do ranking ou coisas parecidas... É upar que nem um desgraçado.


Bem, até onde eu sei, o mesmo se repete com nossa vida... Ter algumas características ou coisas que dão uma vantagem para você em uma determinada área, não significa que você terá de fato sucesso nela. Porém, trabalhar é o primeiro passo para mudar essa situação, afinal de contas, como disse algum pensador aí... "A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração".

Por algum motivo, assim como na vida, pessoas que alcançam um alto ranking dentro do game, no fim, também são chamadas por outros jogadores de sortudas, apesar de o que elas mais fizeram foi upar (transpirar) que nem uns desgraçados.


4: Comunicação e Negociação

Dá mesma forma que estamos negociando diariamente em nossas vidas, nos jogos a parte de negociação é extremamente importante.

Se você, durante o seu jogo, quiser algo que não possui, a opção viável possível é encontrar outro jogador que tenha aquilo e quer trocar por outra coisa.

Ou seja, você precisa barganhar (negociar).


Assim como na vida real, vocês dois precisaram chegar a um acordo que beneficie ambos... O famoso "ganha-ganha" e assim, conseguir os itens que precisam para dar prosseguimento com suas jornadas.

Se você não souber negociar bem, ou não procura se informar dos valores e possibilidades do que está buscando... Provavelmente sairá perdendo já que poderia ter barganhado mais e conseguido um acordo melhor.

Acho que você mesmo consegue relacionar isso facilmente com sua vida cotidiana ou profissional.

 

Esse artigo já está ficando um pouco longo então, acho melhor concluir por aqui...

Jogos são uma maneira que muitos consideram apenas como "procrastinação"... Mas, como falei no meu artigo "Produtividade é Algo Relativo" e mostrei algumas coisas trabalhadas em nós, enquanto jogamos... Acredito que jogos são uma forma muito mais efetiva e interessante de preparar as pessoas para a vida, do que a própria escola.

Eu mesmo consegui aprender muitas coisas importantes que utilizo no meu dia-a-dia diferente de coisas como: "órgãos respiratórios de um pepino-do-mar"; "formulas matemáticas complexas"; "categorias classificatórias na língua portuguesa"; (complete aqui com qualquer matéria escolar)...

Mas, tudo isso é assunto para outro artigo.


Se você curtiu o artigo, conseguiria me ajudar compartilhando o link com pessoas que também podem gostar?

Escritor: Lucas Garcia

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @oolucasgarcia

Me siga no Wattpad: olucasgarcia

Me siga no TikTok: olucasgarcia

Meu LinkdIn: olucasgarcia

Comments


bottom of page