top of page

Idade média vs Presente; A Humanidade Está Mais Violenta?

Recentemente ouvi uma pessoa dizer que a maior parte da humanidade abandonou Deus e, graças a isso, hoje em dia, o mundo está mais violento. Não quero entrar no aspecto religioso dessa afirmação. Tentemos apenas analisar a história da humanidade friamente e refletir se isso faz algum sentido.


No livro "Sapiens - Uma Breve História da Humanidade", o autor pega uma série de estudos históricos e análises científicas a respeito da humanidade compilando em um livro de fácil entendimento e que ganhou fama por revelar aspectos desconhecidos pelo público geral.

Em especial, o início do livro trata justamente sobre o começo da humanidade e todas as disputas entre outras espécies de hominídeos, como os neandertais.

Como descrito no livro e em outros artigos com o mesmo tema, houveram diversas disputas entre as espécies existentes de hominídeos. Isso, obviamente, inclui nossos antepassados que, provavelmente, eram os mais violentos e conseguiam ganhar essas disputas.

Avançando um pouco na história, precisamente, quando temos relatos escritos e ilustrados de coisas cotidianas, chegamos à alta e baixa idade média.

Esse período extremamente longo da história moderna, é recheado dos mais diversos relatos de torturas, homicídios, guerras e pragas.

Algumas pessoas até afirmam que Hollywood dramatizou consideravelmente esse período com toda a violência mostrada nos filmes, porém, eu acredito no exato oposto: eles não exploraram a verdadeira banalidade da violência presente na humanidade.

Inclusive, isso não era restrito apenas a Europa, mas, algo comum nas Américas entre os povos indígenas que possuíam rituais peculiares de adoração a seus deuses com o foco principal no sacrifício humano.


Com a aproximação do fim da idade média, houve uma redução considerável na violência entre pessoas comuns diretamente.

Por não existirem dados precisos da quantidade de homicídios durante a idade média, é complicado termos uma noção exata do que era a violência durante a maior parte da história humana moderna. Porém, com poucos dados que temos, já percebemos a considerável diminuição de homicídios como representado no gráfico acima.


No meu artigo "O Mundo Está Ficando Pior?", aprofundei em questões de melhoria no presente e argumento através de dados sobre o porquê o mundo está melhorando no último século.


Sendo bem honesto, acredito que o mundo está ficando mais pacifico e menos violento. Na verdade, a maior parte do ódio das pessoas está sendo transmitida apenas com palavras em tweets que ninguém realmente leva a sério.

Ao contrário da idade média, quando alguém não gostava da opinião de outro alguém, simplesmente matava essa pessoa e dificilmente alguém descobriria, hoje em dia nós bloqueamos a pessoa em todas as redes sociais e seguimos a nossa vida.

Acredito que o sentimento que muitas pessoas possuem dizendo que o mundo está ficando pior e que a violência está aumentando é muito mais relacionada a distribuição desproporcional de notícias ruins pelo mainstream do que a realidade.

De todo modo, não podemos esquecer que a humanidade sobreviveu e nasceu utilizando da violência, seguiu com isso durante milhares de anos e hoje, finalmente, podemos sair de toda essa barbaridade com as novas tecnologias e preceitos éticos de liberdade.


Obrigado por ler!

Aqui está o link, caso queira compartilhar com alguém 😄

Escrito por: Lucas Garcia

Revisado por: Emilly Oliveira

Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @jornadalucasgar

Comentarios


bottom of page