Faz alguns meses desde que tomei a decisão de aprender japonês.
Sei que escolher um idioma peculiar e difícil graças as suas diferenças, como o próprio fato de não existirem LETRAS iguais as que você está lendo agora, além de ter 3 alfabetos diferentes, torna essa uma escolha pouco óbvia.
Mas, de toda forma, essa minha experiência está me comprovando um fato interessante:
O primeiro passo para aprender QUALQUER coisa é querer.
| Os Idiomas Que Eu Aprendi
Japonês não é o primeiro idioma que busco um nível razoável de fluência.
Atualmente, além do português (ainda tenho minhas dúvidas), nos últimos 2 anos adquiri fluência no inglês. Tanto nos meus estudos para aprender japonês, quanto, nos estudos de inglês, precisei estudar sozinho.
Claro que não foi sempre assim.
Eu pedi aos meus pais para entrar em um curso de inglês, quando tinha uns 11 anos. Naquele momento, eu estava feliz. Era uma ótima novidade para 'contar vantagem' e etc. O único problema era que, eu era o segundo pior da sala.
Literalmente, inglês não entrava na minha cabeça de forma alguma.
Eu não apenas me sentia um idiota, como também, queria estar jogando ou fazendo qualquer outra coisa. Tudo ficava ainda pior com os MALDITOS deveres de casa que nunca consegui encontrar um verdadeiro sentido.
Literalmente, eu passei uns 4 anos apenas me torturando naquele lugar e aprendendo pouco.
No tempo final que resisti, dei uma melhorada ao me obrigar a ter um pouco mais de contato com a língua. Mas, mesmo assim, ainda não era uma 'maravilha', principalmente considerando o tempo que eu estava lá.
Fora que eu ODIAVA os deveres de casa.
Então, em um belo dia de finalização de semestre, comuniquei aos meus pais que sairia do curso para aprender inglês. Eu estava completamente farto dos MALDITOS deveres de casa e não estar em um nível razoável de inglês.
Simplesmente, decidi querer aprender inglês do meu jeito e sozinho.
| E Então, Como Fiquei Fluente no Inglês?
Tudo isso aconteceu no final do primeiro semestre de 2020.
No momento em que sai do curso, defini como objetivo conseguir me comunicar, escrever, ler e entender inglês até o final do ano. Minha ideia era ser capaz de realizar um teste hardcore de inglês chamado TOELF.
E queria ser verdadeiramente capaz de assistir uma série sem legendas (tenho preguiça).
Por mais que no início desse texto, falei que "nos últimos 2 anos eu adquiri fluência no inglês", o que realmente aconteceu foi que, no final do meu prazo (fim de 2020), alcancei o meu objetivo inicial.
Pode parecer algo fácil, principalmente, considerando meu background em inglês.
Mas, já adianto que não foi.
No momento em que falei que queria aprender inglês, comecei a mudar tudo. Por onde você olhava no meu quarto, existiam papéis com nome de coisas, verbos e expressões escritas em inglês. Todo santo dia, eu passava umas 3 horas estudando o idioma. Eu não assistia uma única série e filme dublado ou legendado em português. Cheguei a copiar de forma manuscrita centenas de textos e frases.
Literalmente, não foi fácil.
| O Primeiro Passo Para Aprender Qualquer Coisa é Querer
Quando falo querer, me refiro a verdadeiramente querer.
Querer ao ponto de, mesmo cansado, ou sem muito ânimo (nem que seja por curtos 5 minutos), você parar um pouco e estudar aquilo que se propôs a estudar. Ou até mesmo, querer ao ponto de desenvolver métodos 'estranhos' (como colar coisa na parede do quarto) visando aprender aquela coisa.
Não nos enganemos, aprender novos saberes é doloroso.
Exige esforço do nosso cérebro.
Exige dedicação de nossa parte.
Exige coragem para ser ruim.
Exige disciplina para continuar.
O que eu percebi foi que quando realmente queremos aprender algo, cumprir todas essas exigências, se torna um pouco menos pesado.
Por isso que o primeiro passo, não o único, mas sim o primeiro para aprender qualquer coisa, precisa ser o verdadeiro querer. Querer ao ponto de usar toda a sua disciplina (o segredo para aprender qualquer coisa) para alcançar o seu objetivo.
Foi esse pensamento que utilizei na minha decisão para aprender japonês.
Primeiro eu VERDADEIRAMENTE quis, e só então, tomei a decisão de me enfiar em um mundo completamente diferente com 3 alfabetos que nunca vi na vida. Hoje, nem que seja por 5 minutos nos dias em que estou destruído, dou um jeito de estudar um pouco de japonês.
Dar esse primeiro passo é algo simples, mas, difícil.
| Finalização e Sugestões
Esse texto foi escrito com o propósito de dar minha visão sobre o primeiro passo para aprender qualquer coisa.
Dito isso, seria incrível saber se esse texto te ajudou de alguma forma.
Caso sua resposta seja positiva, compartilha o link do texto com seus amigos, redes sociais e me manda uma DM no Twitter ou Instagram me contando sua opinião sobre tudo que eu falei por aqui.
Esses são alguns textos que você vai adorar ler:
Escritor: Lucas Garcia
Me siga no Instagram: @o.lucasgarcia
Me siga no twitter: @olucasgarcia_
Me siga no Wattpad: olucasgarcia
Me siga no TikTok: olucasgarcia
Meu LinkedIn: olucasgarcia
Comments