Uma das coisas mais difíceis para a maioria das pessoas é dizer a palavra não. Seja um 'não' para um pedido de amigos, colegas e família até um 'não' para algum desejo pessoal.
De uma forma ou de outra, todos concordamos que dizer 'não' é sempre mais difícil do que dizer 'sim'.
Veja, os seres humanos possuem uma inclinação natural a serem altruístas, isto é, a inclinação natural em querer ajudar o outro. Gostamos do sentimento que isso traz e somos compelidos a fazer isso graças a nossa empatia de nos colocar no lugar do outro.
Além disso, somos seres com uma imensas dificuldades em pensar nas recompensas de longo-prazo.
Estamos sempre nos guiando pelas famosas "rápidas descargas de dopamina", através de alimentos com alto teor de açúcar; horas em redes sociais; horas jogando; pornografia e uma série de outros prazeres de nosso século.
Mas, qual o problema de sempre dizer 'sim' ao invés do 'não'?
Pessoas que já andaram de avião, provavelmente escutaram a aeromoça explicando a respeito da despressurização:
" — Caso a aeronave fique despressurizada, máscaras vão cair da cabine e você deve colocá-la primeiro em você e depois ajudar a pessoa ao seu lado."
O problema em constantemente dizer 'sim' é não levar em consideração suas próprias necessidades.
É ignorar as coisas que você precisa fazer, para ajudar um colega. É ignorar sua situação financeira, para emprestar dinheiro a um amigo. É ignorar as coisas que você quer conquistar, para passar horas jogando. É ignorar o sonhado corpo saudável, para suprir a ansiedade comendo chocolate.
É ignorar estar e morrendo sem oxigênio, para ajudar a pessoa que está na poltrona do lado.
De todo modo, dizer 'não' para um dos fatores citados acima, também se torna uma experiência reveladora.
Reveladora porque mostra o respeito que você verdadeiramente possui quanto ao seu tempo. Reveladora porque mostra se uma pessoa está ali apenas para sugar e no momento em que você diz 'não' ela some. Reveladora porque mostra o quão focado você está em alcançar seus objetivos.
Arrisco dizer ser reveladora porque mostra se você vai viver (colocando a máscara primeiro em você) ou morrer (tentando primeiro ajudar o outro).
A "Arte de Dizer Não", deveria ser encarada muito mais como algo essencial para a sobrevivência do que um mero medo de decepcionar as pessoas que você gosta.
Na verdade, em última análise, você só vai conseguir ajudar qualquer um quando se ajudar primeiro, afinal, como você ajudaria a pessoa ao seu lado se já está morto?
Obrigado por ler! Se busca algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos. Essas coisas levam tempo haha.
Aqui o link para compartilhar com seu amigo:
https://www.lucasgarciajornada.com/post/dificil-mas-revelador-a-arte-de-dizer-nao
Escrito por: Lucas Garcia
Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @oolucasgarcia
Comments