Criatividade não é um talento. É uma forma de operar.
~ John Cleese
Todos nós já falamos a frase "queria ser mais criativo".
Criatividade não apenas é uma habilidade valorizada no mundo profissional, como também, é muito conveniente em nossas vidas cotidianas.
Pense comigo, para cada problema que a vida jogar em cima de uma pessoa criativa, ela encontrará diferentes soluções deixando todo o processo eficiente e útil.
Algo quebrou? Isso não é um problema, será transformado em algo que continuará com alguma utilidade.
Inspiração? Bem, você vive disso.
Em outras palavras, quanto mais criativa uma pessoa for, maiores são as possibilidades de ela criar e transformar as coisas ao seu redor em algo melhor.
Como ser mais criativo?
Algo que gosto sempre de assumir é que todas as coisas no mundo são aprendíveis.
Isso significa que abandono a desculpa de talento para fazer algo e transformo isso na ideia de que posso aprender qualquer coisa. Não importa o quão difícil seja, se eu quero realmente aprender aquela coisa, significa que vou aprender.
Ou seja,
Acredito que o mesmo se aplica com a criatividade.
Muitas pessoas assumem que a criatividade é uma espécie de "bênção" que nasce com as pessoas. Que é algo natural. Imutável.
Já eu, acredito ser só mais uma habilidade.
Outra coisa que acredito é que a melhor forma de aprender algo na vida é fazendo.
Ou seja, a melhor maneira de aprender criatividade está ligado ao ato de ser criativo. de outra forma:
Buscar colocar a sua criatividade em prática.
Como dito na frase inicial do texto, isso está ligado a forma como você vive, encara o mundo, faz as coisas do seu dia a dia e uma série interminável de pequenas coisas que você pode dar um jeito de enfiar a criatividade no meio.
Se pararmos para pensar, o próprio ato de fazer isso já é uma forma de aplicar essa sugestão, afinal de contas, você está usando sua criatividade para encontrar novas formas de utilizar a criatividade.
Por exemplo, qualquer atividade, até as idiotas, têm a capacidade de ser alterada para deixá-la mais eficiente. Em um primeiro momento isso pode parecer sem sentido e sem relação com o treino da criatividade, mas, garanto para você que existe uma relação, já que, você estará buscando uma nova forma de fazer aquilo.
Outra coisa que aplico diariamente é a criatividade ligada à alguma outra habilidade, no meu caso, a escrita.
Já faz algum tempo que posto diariamente textos e artigos aqui. Encontrar temas e coisas para falar sobre, não é a coisa mais simples do mundo. Leva tempo, exige algum grau de conhecimento sobre o assunto, normalmente tenho que simplificar as coisas, falar de forma diferente e uma série de pequenos detalhes que exigem bastante criatividade para tornar essa ideia possível.
Além disso, ainda escrevo e reviso meus livros de ficção DIARIAMENTE.
Em poucas palavras, procuro na prática desenvolver minha criatividade na escrita.
Outro ponto interessante que utilizo é me expor ao novo e diferente.
Você pode fazer isso lendo. Como falei no meu texto "Livros de Ficção São Inúteis?", livros são uma ótima forma de você encarar o mundo pelos olhos de outra pessoa, principalmente, se forem livros de ficção.
Em resumo, criatividade não é algo inato de cada ser humano. O mundo não é tão estático como a maioria das pessoas acredita que ele seja. Assim como você aprendeu a ler/falar e qualquer outra habilidade; você também pode desenvolver os super poderes da criatividade.
Lembre-se:
Criatividade não é um talento. É uma forma de operar.
~ John Cleese
Escritor: Lucas Garcia
Me siga no Instagram: @o.lucasgarcia
Me siga no twitter: @olucasgarcia_
Me siga no Wattpad: olucasgarcia
Me siga no TikTok: olucasgarcia
Meu LinkedIn: olucasgarcia
Comentários