top of page

Como Usar Comparação ao Seu Favor: a Arte da Comparação Negativa



É uma compulsão do ser humano se comparar.


No mundo onde as redes sociais dominam nossas vidas, é quase impossível você não fazer isso todos os dias. E as coisas ficam ainda piores se você não tiver um propósito claro.


Porém, podemos usar isso ao nosso favor através de uma estratégia simples:

  • Comparação Negativa.

Minha ideia com esse texto é explorar o ato de se comparar, falar sobre a Comparação Negativa e entregar um exercício que pode ajudar você a ser um humano melhor. 👇

Nós, seres humanos, somos naturalmente compelidos a nos compararmos uns com os outros. Estamos sempre avaliando sa circustâncias das pessoas, os níveis de respeito e atenção que recebem, e notando quaisquer diferenças entre o que temos e o que elas têm. ~ Robert Greene

A grama do vizinho é mais verde?


Na época de nossos avós era complicado se sentir um “merda” por não ter um físico perfeito. Por não ser milionário aos 20 anos. Por não ter milhões de pessoas te seguindo. Por não estar trabalhando no local perfeito. Por não estar em uma praia curtindo o momento. Por não estar em uma festa bebendo com seus amigos.


Não se engane, não acredito que a comparação seja completamente ruim.


Nossos avós não sofriam dessa pressão, porém o lado negativo disso era o tamanho do mundo deles… Extremamente pequeno e sem muitas possibilidades além do que estavam acostumados.


Mesmo assim, a comparação — e a comparação exagerada — pode ser negativa.


Principalmente porque nem sempre TODA a grama do vizinho é mais verde.


Nas redes sociais, utilizamos as mascarás que mostram o melhor de nós mesmos… O melhor de nossas realidades… Ocultando coisas desagradáveis, trapaças e outros pormenores.


Se estiver interessando e ver minha opinião sobre a comparação normal, leia esse texto:

O que é Comparação Negativa?


A comparação negativa nada mais é do que você fazer o mesmo processo de se comparar com o outro, porém, com pessoas que estão em uma situação pior do que você.


Sim, pessoas em uma situação pior.


Normalmente nos concentramos em quem parece possuir mais do que nós. Alguém que parece mais bonito, mais rico, mais inteligente, mais perfeito, mais interessante.


Porém, além de nem tudo ser verdade… seria sábio às vezes escolhermos nos comparar com alguém mais feio, mais pobre, menos inteligente, menos perfeito e menos interessante do que nós.


Claro que isso soa um absurdo de ser dito.


E pior ainda de ser feito.


Mas, os resultados dessa comparação negativa são surpreendentemente poderosos na vida de qualquer pessoa que, sabiamente, escolha fazer isso com alguma recorrência.


Quais são os resultados?


Bem, há dois benefícios em fazer a Comparação Negativa:

  1. Estimular sua empatia por aqueles que têm menos

A comparação negativa exige que você se coloque no lugar do outro.


Você precisa descer do lindo mundo mágico que vive e se colocar na pele de alguém que não teve tanta sorte quanto você. Alguém que passa por dificuldades e problemas muito piores do que os seus.


E bem ou mal, isso estimula a sua empatia por pessoas assim.

  1. Gerar gratidão por aquilo que você tem

Humanos no geral são extremamente ingratos.


Estamos sempre olhando para aquilo que ainda não temos e ignorando aquilo que já conseguimos conquistar com tanto esforço, suor e um pouco de sorte.


Não entenda errado.


Sou uma das pessoas mais ambiciosas que conheço… Mesmo assim, acredito que TODOS OS DIAS precisamos reconhecer aquilo que já temos. Precisamos reconhecer a sorte que tivemos. Precisamos reconhecer que as coisas em nossa vida poderiam ser muito piores.


A comparação negativa nos lembra disso.


Ao olhar para alguém que está em uma situação pior do que a nossa… lembramos do quanto já conseguimos avançar. Do quanto somos sortudos por não estamos em suas peles. Do quão pior seria se estivéssemos naquela situação.


Ah, mas não tem ninguém pior do que eu


Eu duvido.


Eu com certeza poderia citar ucranianos que estão sofrendo uma invasão em seu país; pessoas que tiveram o maior azar do mundo em nascer na Coreia do Norte; pessoas que morrem de fome e sede


Mas, na real mesmo…


Todos nós temos amigos/conhecidos que de alguma forma estão em uma situação mais complicada do que a nossa.


E se você acha que não há ninguém assim ao seu redor… Provavelmente sofre de um narcismo profundo e é viciado em ser a constante vítima, pensando que todo o mundo está contra você.


O exercício final da Comparação Negativa


Em um de seus livros, Robert Greene – meu autor favorito – sugere que você deveria anotar todos os aspectos positivos na sua vida que você tende a subestimar: as pessoas que têm se mostrado bondosas e úteis, a saúde de que você desfruta no momento.


Eu vou além:


Sugiro que você — além de quando em quando fazer a comparação negativa — todos os dias sente e escreva pelo que você é grato. Ao longo do tempo, a sua percepção e visão dos problemas mudará através desse exercício.


Sugestões

Caso tenha interesse, confira agora na Amazon👇

Ou adquira sua cópia física 👇

Esses são alguns textos que outros adoraram ler 👇

bottom of page