top of page

Como "Silêncio Bruno" Nos Ajuda a Eliminar a Maldita Voz Em Nossas Cabeças

Recentemente assisti ao filme Luca.


Isso é um pouco surpreendente já que não sou o maior fã de produções da Disney. Na verdade, esse é o primeiro filme deles que assisto a algum tempo. De toda forma, eu realmente gostei.


Principalmente de quando o Alberto manda o Luca gritar:


"SILÊNCIO BRUNOOO"


| Contextualizando a Cena


Como a maioria de nós, o Luca é um garoto inseguro.


Ele não apenas tem medo do novo, como também, vive apavorado com todos os infinitos resultados de fazer algo. Está constantemente pensando em como tudo pode dar errado. Pensando em como todas as coisas estão prestes a ter um final ruim.


Literalmente, a voz na cabeça dele vive dizendo:


"Você não pode Luca";

"Você vai falhar Luca";

"Você não consegue Luca";

"Você não deve fazer isso Luca";


E então, surge um garoto um pouco mais corajoso.


Tudo que ele (Alberto) fala para o Luca é que ele deve mandar o Bruno calar a boca. O Bruno em toda essa história é a voz que fica na cabeça do Luca dizendo todas aquelas coisas negativas.


E então, o Luca decide gritar:


"SILÊNCIO BRUNOOO".


| Por que Isso é Relevante?


O Luca, literalmente, compartilha do mesmo problema que todos nós.


Sempre quando vamos começar algo novo ficamos apavorados. Estamos incessantemente pensando em todas as coisas que podem dar errado. Estamos pensando em todos os e se's que poderiam acontecer. Estamos repetindo em nossas mentes todas as nossas inseguranças.


Na verdade, isso é algo tão comum em nossas vidas que nem percebemos fazer.


Isso, querendo ou não, consegue nos parar. Consegue limitar nossa experiência e nos joga em uma caixinha minúscula de onde não pertencemos. É literalmente a maior barreira que nos impede de conseguir algo que almejamos.


É exatamente por isso que o 'Silêncio Bruno' é relevante.


| Como "Silêncio Bruno" Pode Nos Ajudar?

Assim como o Luca gritou, devemos gritar também:


"SILÊNCIO BRUNOOO".


Não sei se já parou para pensar nisso, mas, o fato de ficar excessivamente pensando em todas as coisas que podem dando errado, é um fator decisor nas coisas dando errado em sua vida.


E eu não estou falando de pensamento positivo.


Muito menos de lei da atração.


Literalmente, visualizar várias vezes as coisas ocorrendo de forma errada, é algo que atrapalha o nosso cérebro. Isso aumenta as chances de você cometer aqueles erros. Fora, toda a hesitação que isso nos traz.


Por outro lado,


Gritar com todas as nossas forças para que essa maldita voz cale a boca e pare de dizer que não conseguimos, não somos suficientes, não devemos fazer aquilo ou que vamos falhar é algo que pode nos levar muito mais longe.


O próprio Luca, ao longo do filme, percebeu isso.


Diversas vezes quando ele estava diante de uma situação de dúvidas, ele falava "silêncio Bruno", "silêncio Bruno" e "silêncio Bruno". Tudo isso porque ele sabia: se deixasse essa voz o parar, nunca iria fazer as coisas que tanto desejava.


Nunca iria alcançar sua liberdade.


| Finalização e Sugestões


Tudo falado aqui, pode até parecer algo meio bobo, mas, a falta de confiança em nós mesmos é um gigantesco problema. Inclusive, isso nos leva até mesmo a tirania dos supostos. Explico melhor no texto: O Que é A Tirania dos Supostos (E se's)? E Como Superar Ela?


Dito isso, seria incrível saber se esse texto te ajudou de alguma forma.


Caso sua resposta seja positiva, compartilha o link do texto com seus amigos, redes sociais e me manda uma DM no Twitter ou Instagram me contando sua opinião sobre tudo que eu falei por aqui.


Esses são alguns textos que você vai adorar ler:

Escritor: Lucas Garcia

Me siga no Instagram: @o.lucasgarcia

Me siga no twitter: @olucasgarcia_

Me siga no Wattpad: olucasgarcia

Me siga no TikTok: olucasgarcia

Meu LinkedIn: olucasgarcia

Comentários


bottom of page