Um dos nossos maiores erros ao "viver" a vida profissional e de relacionamentos interpessoais é deixar que nossas emoções tomem conta.
Em um acesso de raiva e desespero ao escutarmos algo desagradável, tendemos a parar de pensar racionalmente, assumindo uma posição exagerada em uma tentativa contraproducente na demonstração de força.
Em outras palavras, ao levar coisas do dia a dia para o lado pessoa e nos redermos a raiva e ressentimentos, paramos de pensar e nos transformamos em algo exagerado e desrespeitáveis.
É provável que todos tenhamos um exemplo mental de alguém em uma situação como essa. Gritos, xingamentos e apelos para a violência são comuns e desesperadores.
Bem, apesar de ser meio assustador nos segundos em que isso ocorre, todos nós encaramos aquilo como um ato desesperador e vergonhoso.
Mas, como parar de levar as coisas pelo lado pessoal? Como não ser afetado com xingamentos?
Ao contrário do que todas as pessoas tendem a recomendar, prefiro apelar inicialmente para o lado racional e posteriormente fazer um mix entre racional e emocional.
Sejamos francos, palavras ditas não significam necessariamente a verdade. Se esse for o caso e uma pessoa está apenas esbravejando mentiras, qual é o problema na situação?
Agora se for verdade, qual é o problema na pessoa dizer a verdade?
Como me aprofundei no artigo "Ofensa, a Arte de se queimar", nós só nos ofendemos com algo proferido por outra pessoa se realmente nos deixarmos ser ofendidos.
Em outras palavras, não existe sentido lógico em palavras nos machucarem. Ou, mais precisamente, palavras só machucam e nos levam a perder a calma se realmente deixarmos isso acontecer.
Já o segundo lado complementar que aprofunda em nosso emocional e psicológico é encarar tudo como um fucking jogo.
Como eu mesmo falei no artigo "Jogos São o Que Realmente Te Preparam para a Vida", a vida real é muito mais um jogo do que qualquer outra coisa.
Por que levar todas as coisas no mundo como se elas fossem de extrema relevância quando em 1 ou 3 anos todas as nossas preocupações atuais não vão existir nem mesmo em nossas memórias?
Honestamente, é complicado fazer essa separação. É complicado encarar o mundo como um jogo. É complicado entender que, levar as coisas para o emocional apenas nos atrapalha.
Algo que pode ajudar nisso é encontrar ancoras. Ao invés de se importar com tudo que as pessoas falam, escolha um grupo seleto de amigos que realmente tenham relevância em sua vida. Transforme eles em âncoras para que, apenas as opiniões deles, sejam realmente levadas a sério.
Essas são minhas sugestões para parar de levar as cosias para o lado pessoal.
Obrigado por ler!
Aqui está o link, caso queira compartilhar com alguém 😄
Escrito por: Lucas Garcia
Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @jornadalucasgar
Comments