Pouquíssimas pessoas estão atentas, mas, o De-Fi está criando uma revolução sem precedentes na história humana.
São infinitas soluções para os problemas do tradicional setor financeiro. Todas buscando mais privacidade, descentralização, menos taxas e a propriedade do dinheiro por parte do usuário. Além disso, há uma forte usabilidade no que tange as propostas para a nova internet (WEB3) e o Metaverso.
Em outras palavras, o De-Fi está mudando nosso relacionamento e entendimento do que é dinheiro.
| O que é o De-Fi?
De-Fi é um termo utilizado na comunidade cripto para encurtar o nome Finanças Descentralizadas.
Podemos dizer que o De-Fi nasceu com a criação do Bitcoin, afinal, essa foi a primeira moeda com a proposta de substituir o dinheiro tradicional por uma solução descentralizada.
De todo modo, o De-Fi se enraizou nas demais soluções e moedas propostas da atualidade. Como exemplo famoso e considerada a própria "casa" das finanças descentralizadas, temos a rede Ethereum.
Os principais motivos para o De-Fi são:
A economia com taxas, graças a descentralização não há necessidade de um terceiro nas trocas;
Liberdade monetária, o indivíduo escolhe a moeda que quiser usar;
Privacidade monetária, os indivíduos que estão realizando trocas e pagando com criptomoedas não precisam nem mesmo se conhecer;
Maior integração com WEB3, é cabível afirmar que o De-Fi será o novo sistema financeiro para a nova internet;
Redução de burocracias, podemos fazer trocas com o mundo inteiro apenas com celular e internet;
Entre outros.
Caso tenha interesse em entender um pouco mais sobre o De-Fi, recomendo meu artigo 'O Que São Finanças Decentralizadas - De-Fi?'.
| Exemplo Prático do De-Fi Mudando Nosso Relacionamento Com o Dinheiro
Todos que já precisaram lidar com o sistema financeiro tradicional e pagamento de impostos sabem o quão burocrático, ineficiente e caro todos eles são.
Tudo fica pior quando estamos falando de transações maiores, internacionais e países com altos impostos, igual ao Brasil.
Por exemplo,
Caso uma pessoa receba o pagamento de $1 mil dólares de alguém no exterior, o dinheiro terá de passar por incontáveis instituições financeiras (todas cobrando suas taxas), dar satisfação para o governo, pagar uma série de impostos e então ser convertido para reais (com mais taxas e impostos).
Tudo isso leva tempo (entre 2 e 4 dias úteis) e dinheiro.
Agora quando falamos do De-Fi, todo esse jogo muda.
Se essa mesma pessoa escolher receber o pagamento através de uma criptomoeda como o próprio Bitcoin, todo o processo que levaria dias para acontecer, se transforma em curtos 20 minutos (tempo para ter pelo menos 2 confirmações da transação).
O melhor é não existir nem mesmo burocracia (literalmente é como se fosse um PIX).
Se ambas as partes quiserem (apesar de ser 'crime' pela lei brasileira), não precisam nem informar ao governo o que aconteceu. Tudo com o máximo de privacidade, segurança e até velocidade.
Inclusive, as taxas para esse transação não chegariam a R$50,oo no atual momento.
| Soluções do Tradicional Sistema Financeiro no De-Fi
O mundo financeiro tradicional tem mais funcionalidades do que apenas transitar dinheiro entre países.
Frequentemente vamos para as instituições financeiras tradicionais com o objetivo de pegar empréstimos, financiamentos, comprar títulos de dívidas, investir no mercado de ações, usar o PIX, guardar o nosso dinheiro e etc.
No mundo De-Fi, os responsáveis por todos esses serviços são conhecidos como dApps.
Os Apps descentralizados (dApps), usam os famosos Smarts Contracts (contratos inteligentes) para automatizar muitas das funcionalidades do serviço financeiro. Tudo isso através de leis, regras e regulamentos programados na blockchain.
Em outras palavras, o usuário consegue definir os termos de seu empréstimo ou qualquer outro serviço financeiro, estabelecer tais termos em um lugar 'imutável' e colocar para rodar de forma automática sem a interferência de um terceiro na relação.
As vantagens que isso traz para o usuário são:
Empréstimos com taxas menores;
Possibilidade de emprestar dinheiro para outra pessoa sem a necessidade de terceiros como bancos ou confiança. Resultado em maiores ganhos e menos burocracia;
Transacionar e se relacionar de forma global;
Agilidade na execução de médias e grandes transações;
Privacidade;
Propriedade do dinheiro;
Entre outros.
O De-Fi não apenas consegue substituir o sistema tradicional financeiro, como também, consegue aprimorá-lo ao destruir a necessidade de confiança, diminuindo taxas, assegurando a execução contratual, rompendo fronteiras entre países e tornando o mundo financeiro mais privado.
Em outras palavras, algo completamente impensável durante toda a história humana.
| Como o De-Fi Vai Mudar Sua Vida Financeira
Todos essas adaptações e aprimoramentos que o De-Fi está criando será uma realidade comum na vida de todos nós nos próximos 10 anos.
Isso significa que, o De-Fi mudará sua vida financeira tornando-a mais privada, com menos incidência das famosas taxas que estamos acostumados no sistema tradicional, mais prática, sem fronteiras e o dinheiro se tornará verdadeiramente seu.
Em outras palavras, você terá mais liberdade, privacidade e controle do seu dinheiro.
| Finalização e Sugestões
Vale ressaltar que utilizei o Bitcoin também como De-Fi para fins didáticos. Se formos para a ternalidade, o De-Fi se resume apenas a serviços financeiros com fins de geração de renda passiva.
Dito isso, obrigado por ler. Espero que tenha aprendido algo novo com essas palavras.
Caso queira me ajudar compartilha o link do texto com seus amigos, redes sociais e me manda uma DM no Twitter ou Instagram me contando seu feedback sobre o texto.
Você vai gostar desses textos:
Escritor: Lucas Garcia
Me siga no Instagram: @o.lucasgarcia
Me siga no twitter: @olucasgarcia_
Me siga no Wattpad: olucasgarcia
Me siga no TikTok: olucasgarcia
Meu LinkedIn: olucasgarcia
留言