Sempre é difícil lidar com uma das ferramentas mais complexas da Terra. Principalmente quando cada pessoa possui uma diferente.
Lembro que quando comecei a explorar os limites da literatura, algo que me deixou receoso foi a capacidade de lembrar das coisas que estava lendo.
Como nunca fui exatamente a melhor pessoa quando o assunto é memória (literalmente eu esqueço do nome de muiiiiitas pessoas, coisas, personagens e etc), pensar que eu poderia passar horas lendo algo para esquecer poucos segundos depois, era uma merda.
Na real, esse assunto de memória sempre foi algo que me prejudicou.
Provas de física, química e matemática eram uma porcaria para mim, já que sempre obrigam a lembrar das fórmulas estranhas e indecoráveis.
De toda forma, decidi seguir em frente com toda essa história de ler para ver no que ia dar. Deixei de lado várias coisas idiotas que não faziam muito sentido para mim, decidindo explorar meus próprios limites.
Fazer isso me entregou um entendimento mais aprofundado de como meu cérebro funciona.
Sim. Se nossos cérebros são ferramentas, a coisa mais importante e inteligente de ser feita é a busca do pleno entendimento de como ela funciona.
Ignorando o que muitas pessoas sugeriram de ler apenas um livro por vez, decidi testar outras quantias. Ao invés de seguir um ritmo lento para supostamente 'aproveitar' a leitura, decidi buscar meu próprio ritmo. Ao invés de lembrar das coisas que eu estava lendo, decidi focar em entender as coisas que estava lendo.
Como resultado de tudo isso, percebi que sou mais eficiente na leitura quando leio mais de um livro por vez. Para ser honesto, há vezes que estou intercalando entre mais de 6 livros.
Até mesmo os livros que eu parei a meses, ainda tenho plena lembrança do que está ocorrendo na história.
Quanto ao ponto de seguir um ritmo lento, acho que cada um precisa procurar a velocidade de seu raciocínio e não, torturá-lo com pesos para ler algo de forma lenta.
Mas,
A coisa mais fabulosa que descobri sobre meu cérebro foi o conectar dos pontos.
Nós vivemos e experienciamos coisas todo santo dia. Todos possuímos repertórios de conhecimento, vivência e qualquer outra coisa do tipo.
Descobri que uma forma eficiente de 'lembrar' do que eu estava lendo era exatamente conectar os pontos que aquele livro me entregava com os que eu já possuía devido a alguma experiência, conhecimento, vivência e etc.
É literalmente associar ideias novas que aquele livro está ensinado com ideias que eu já possuía comigo devido a outras coisas.
Fazer isso, com toda certeza, é algo que me ajuda muito a estar constantemente lembrando tudo que leio.
E quanto a ficções?
Elas são assustadoramente muito mais fáceis de lembrar do que livros não-ficcionais.
Sim, os seres humanos conseguem lidar muito melhor com estórias do que com o conhecimento diretamente entregue.
É mais fácil você lembrar de elementos narrativos do que de uma fórmula matemática... Não atoa que professores das exatas utilizam de músicas e estórias engraçadinhas para lembrarmos das fórmulas.
Apesar disso, algo que percebi nos meus testes é que escutar uma única playlist de músicas enquanto você lê uma ficção, aumenta acentuadamente a probabilidade de você lembrar dos elementos daquele livro, principalmente, quando você escuta novamente a playlist.
Ou seja, definir uma playlist (geralmente músicas sem letra) foi algo inteligente que fiz. toda vez que escuto elas, não apenas lembro dos livros, mas também, dos sentimentos de quando eu estava lendo.
De forma resumida, se você enfrenta o problema de memória:
Busque descobrir como seu cérebro funciona;
Aprenda a ligar os pontos entre as coisas que você lê e sua vida/experiências passadas;
Histórias são mais fáceis de lembramos do que qualquer outra cosia.
Toda vez que for ler, escute música (sem letra de preferência);
Obrigado por ler! Se busca algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos. Essas coisas levam tempo haha.
Aqui o link para compartilhar com seu amigo:
https://www.lucasgarciajornada.com/post/como-lembra-do-que-esta-lendo
Escrito por: Lucas Garcia
Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @jornadalucasgar
Comments