Todos já passamos pelo momento frustrante de estar de frente para o computador e não conseguir digitar uma única palavra relevante.
É como se uma barreira simplesmente nos impedisse de colocar algo para fora. É uma sensação que, aos nossos olhos, transforma toda a tentativa de compartilhar algo em lixo. É uma barreira que pode manter criadores longe de suas criações por até mesmo anos.
Bloqueios criativos, sem dúvida alguma, são os piores pesadelos de pessoas que produzem conteúdo.
Nesse texto vou compartilhar minha principal forma de enfrentá-los.
| Existe Mesmo Uma Forma de Evitar Isso?
É impossível afirmar que existe uma fórmula 100% certeira de lidar com bloqueios criativos.
Principalmente considerando que o bloqueio criativo pode estar relacionado a diversas variáveis como:
👉 Burnout – Síndrome do esgotamento profissional;
👉 Problemas emocionais – Isso pode tanto te inspirar quanto te travar;
👉 Medo do julgamento – "O que os outros vão pensar de mim";
👉 Busca pelo perfeito – "Essa ideia não é boa o suficiente".
De toda forma, faz mais de um ano que não deixo bloqueios criativos me impedirem de publicar texto/artigo no meu site todos os dias, fazer tweets, publicar TikToks e até mesmo escrever para os meus livros.
Na verdade, não é que eu não me depare com bloqueios criativos.
O que realmente acontece é que eu tendo a ignorá-los utilizando volume.
| Como Ignoro Bloqueios Criativos?
Algo que aprendi publicando sempre é que boas ideias são extremamente raras, ideias mais ou menos são raras, e péssimas ideias vão sempre te salvar.
A maioria de nós tende a adentrar bloqueios criativos por julgarmos que nossas ideias não são boas o suficiente. Tentemos a deixar a pulguinha atrás de nossa orelha dizer que aquilo está ruim.
Porém, a verdade mesmo que não sabemos.
Já aconteceu diversas vezes de eu publicar um texto que acredito estar HORRÍVEL e alguém completamente aleatório me mandar uma mensagem no Instagram, Twitter ou qualquer outro lugar... Dizendo que gostou do texto ou fazendo algum comentário importante.
Além disso, algo que aprendi em 2020 enquanto escrevia meu segundo livro está baseado na seguinte frase:
"Você não vai escrever bem todos os dias, mas você sempre pode editar uma página ruim. Agora você nunca pode editar uma página em branco".
~ Jodi Picoult
A verdade é que sempre vamos conseguir melhorar a coisa que estamos produzindo... Porém, para que isso aconteça, a coisa precisa existir.
| Além disso...
Algo que também notei com essa técnica é como focar em volume ajuda a afastar todo o bloqueio criativo.
Depois que você consegue sobreviver os 3-6 primeiros meses publicando todos os dias, algo começa a mudar na forma como você busca por ideias.
Simplesmente você está tão focado em manter o seu volume de produção que até mesmo a ideia mais idiota, começa a se tornar viável. É como se o mundo ganhasse pontinhos coloridos que estão esperando para serem explorados por você.
Um exemplo disso acontecendo é um segundo texto que vou escrever explorando outras dicas para quebrar o bloqueio criativo do dia a dia:
| Por Fim...
Para problemas emocionais e até Burnout, existem alguns pontos que precisarei de outro texto para explorar.
De toda forma,
Quando sinto que não vou conseguir fazer a coisa, gosto de lembrar dos meus grandes objetivos com a escrita; minha obsessão pela escrita; e a constatação de que é muito mais doloroso ficar sem escrever/produzir.
De alguma forma, a junção dessas 3 coisas conseguem manter meu barco navegando apesar de qualquer tempestade.
| Finalização e Sugestões
A ideia desse texto partiu de um pedido que recebi no meu Instagram. Todos os domingos, abro uma caixinha que você pode me pedir para escrever sobre algum tema especifico ou pedir um texto como esse.
Dito isso, seria incrível saber se esse texto te ajudou de alguma forma.
Caso sua resposta seja positiva, compartilha o link do texto com seus amigos, redes sociais e me manda uma DM no Twitter ou Instagram me contando sua opinião sobre tudo que eu falei por aqui.
Esses são alguns textos que você vai adorar ler:
Escritor: Lucas Garcia
Me siga no Instagram: @o.lucasgarcia
Me siga no twitter: @olucasgarcia_
Me siga no Wattpad: olucasgarcia
Me siga no TikTok: olucasgarcia
Meu LinkedIn: olucasgarcia
Comments