Muitas pessoas me chamam de doido e isso não é atoa. Literalmente tenho uns hábitos estranhos e adoro cumprir novos desafios. Especialmente os mais difíceis.
Em 2021 peguei um livro chamado "O Caminho da Servidão" do F.A Hayek para ler.
Esse é um livro escrito por um austríaco britânico em 1944 na língua inglesa e traduzido para o português. Basicamente o livro trata de economia e política.
Para maioria das pessoas, esse é um livro bem chato. Não crítico. De fato, a linguagem e forma acadêmica presente no livro torna a leitura complexa e de difícil entendimento.
Porém, como falei, sou uma pessoa considerada louca e isso não é atoa. Como um desafio, decidi ler essa estupenda obra sempre no meu despertar as 4 da manhã.
Como você pode imaginar, essa não foi uma das melhores ideias... Porém, consegui persistir até a metade do livro lendo apenas de madrugada.
Essa minha prática em ler livros de madrugada/quando acordo, não é atoa. Faço isso de forma intencional na buscar por aprimorar algo essencial quando o assunto é o rápido entendimento:
Raciocínio
Muitas pessoas esquecem, mas, se você quer ler algo mais rápido o primeiro passo não é deixar de vocalizar as palavras em sua mente... Muito menos, passar os olhos por cima das letras de forma rápida.
O verdadeiro primeiro passo é aprimorar seu raciocínio e com isso, entender todas as ideias que aquele livro está transmitindo de forma ágil.
A maneira que encontrei para desenvolver o raciocínio foi através das leituras durante a madrugada.
Além disso, também busquei algo essencial e muito criticado pelas pessoas, mas que contribuiu muito:
Aumentar o volume
Veja, ler alguns livros por ano é uma coisa. Ler vários livros por ano é outra. Agora ler pelo menos 52 livros com uma média de 350 páginas... Meu amigo isso sim, é um alto volume de novas informações fluindo em sua mente.
Principalmente se considerarmos isso com todas as outras práticas como: escutar podcasts, ver vídeos no YouTube, ler artigos e etc.
Quando aumentamos o volume de informações consumidas, por mais que isso tenha um lado negativo que irei tratar em outro texto, isso em um primeiro momento, começa a acostumar nosso cérebro a um alto grau no processamento de informações.
Isso me deu tanto o benefício direto de aumentar o raciocínio, quanto a possibilidade de entender qualquer coisa através da ligação dos pontos utilizando:
Background
Isso se resume a coisas que já vivemos, aprendemos ou lemos no passado; prontas para serem acessada a qualquer momento.
Quando estava lendo o livro dificílimo do Hayek as 4 da manhã, o que salvava e me ajudou muito a entender tudo aquilo, era os demais livros de economia e política que eu já havia lido tratando de assuntos parecidos ou com mesma lógica.
O volume entrega background e o background te possibilita entender as coisas não apenas utilizando seu raciocínio momentâneo, mas também, utilizando tudo que você já aprendeu no passado.
É por isso que um background é tão importante quando você quer entender qualquer coisa com agilidade. Ele sempre te possibilita ligar os pontos.
Por fim:
Converse com outras pessoas sobre
Claro que, se você for meio solitário igual a mim, provavelmente não vai ter ninguém para falar sobre. Na verdade, dependendo do livro será extremamente difícil conversar com alguém.
Em um caso como esse, escreva sobre o determinado livro que está buscando entender.
Como já falei por diversas vezes, escrever sobre um pensamento, ideia ou livro te traz uma clareza muito maior do que apenas refletir sobre.
Caso tenha um amigo, faça os dois. Converse com ele sobre o livro e escreva.
Essas são as coisas que geralmente busco fazer quando tenho dificuldade no entendimento do que estou lendo... Não é apenas algo pontual que você faz no momento, mas sim, uma construção.
Busque essa construção e entenda qualquer coisa com muita facilidade.
Obrigado por ler! Se busca algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos. Essas coisas levam tempo haha.
Aqui o link para compartilhar com seu amigo:
https://www.lucasgarciajornada.com/post/como-entender-um-livro
Escrito por: Lucas Garcia
Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @jornadalucasgar
Comments