top of page

Como Aprendi a Investir

Graças a uma sugestão de uma amiga, decidi escrever esse artigo contando um pouco de como comecei a investir/aprender sobre investimentos e, com isso, dar um caminho para você que não faz a mínima ideia por onde começar.

Bem, infelizmente, minha memória não é das melhores e nos anos anteriores eu não tinha um diário. Isso significa que alguns dos fatos podem estar levemente distorcidos graças ao tempo. Porém, isso é irrelevante. Apenas um aviso caso algum dia eu me lembre 100% de como aconteceu.


O primeiro momento que tive contato com algo que podemos começar a considerar como “investimento financeiro” foi em 2018 quando abri minha conta em um dos piores bancos do Brasil, ‘Banco do Brasil’, e tive acesso à poupança.

Eu não fazia a mínima ideia de como aquilo funcionava, ou mesmo, porque após 30 dias minha conta tinha um “aniversário” e rendia alguns centavos.

De qualquer forma, a poupança me deixava entediado… Então, nunca dei tanta importância para isso.


Já em 2019, extremamente puto com as taxas que eu supostamente precisava pagar para o Banco do Brasil, eu encontrei o Banco Inter. Um banco que possibilita eu fazer transferências gratuitamente, não precisava pagar uma manutenção ridícula da conta e uma série de outras vantagens que dentre elas, tinha outra coisa que podemos realmente ver como investimento.

Esse foi o momento em que tive meu primeiro contato com algo chamado de CDB.

Lembro que quando vi esse negócio estranho, fiquei curioso, afinal de contas, existia um monte de números, termos e coisas que eram completamente desconhecidas para mim.

“Rende 100% do CDI”, minha reação, foi ‘que porra é essa?’ O que diabos era 100%? Como fazer essa conta?

Bem, para a surpresa de 0 pessoas, nós nunca ouvimos esses termos na escola. Na verdade, 99% das pessoas que eu conhecia, não faziam a mínima ideia de como fazer uma conta financeira com porcentagem… Imagina saber o que diabos era um CDI.

Ou seja, se eu quisesse descobrir e entender isso, teria de ser sem ajuda de ninguém… Precisaria dar meu próprio jeito, como sempre.


Então, a primeira coisa que fiz foi colocar dinheiro nisso. Sempre gosto de testar coisas novas e isso é um hábito antigo meu.

Bem, o resultado inicial foi que a quantia que eu coloquei nesse monstro ficou simplesmente bloqueada durante alguns meses.

Por quê? Bem, era um CDB + X (não lembro a quantidade de meses) o que significava que eu era obrigado a manter aquele valor durante uma quantidade de meses sem poder tirar ele do banco.


Isso me deixou puto. Sim, eu fico puto quando não entendo as coisas. Fico puto quando não consigo fazer o que eu quero fazer.

Bem, apesar de às vezes ser meio burrinho, nunca fui idiota… A quantia que coloquei não era algo que minha vida despedida dê, afinal de contas, eu ainda morava com meus pais e era um aluno do ensino médio, ou seja, foi uma espécie de teste para ver o que ia dar e me obrigar a entender o que diabos tudo aquilo significava.


Apesar de tudo isso, enquanto meu dinheiro estava preso ele estava rendendo diariamente, isto é, o valor dele subia alguns centavos todos os dias.

Isso era completamente diferente da poupança que apenas me lembrava o ódio que eu tinha do Banco do Brasil me roubando mensalmente… E só rendia 1 vez a cada 30 dias.

Ou seja, um CDB era bem menos entediante do que a idiotice propagada sobre a poupança como algo bom e etc.


Durante os meses que o dinheiro estava rendendo e preso sempre tentei entender o que diabos era CDI e tudo mais… Na época, eu estava fazendo pelo menos outras 50 coisas diferentes ao mesmo tempo, o que dificultava no meu aprendizado e fazia eu postergar.

Quando finalmente pude resgatar meu suado dinheiro, ele realmente veio um pouco mais alto do que antes e meu sentimento de ódio ainda existia por não entender 100% do que tinha acontecido.

Esse ódio ainda era intensificado por eu lembrar de todo o maldito dinheiro que dei para o Banco do Brasil não fazer porra nenhuma por mim.


Ou seja, isso significava ser o momento de eu começar a entender tudo que estava acontecendo. Eu não podia mais deixar o mundo “cagar na minha cara” e ficar ileso.

Então, comecei a procurar o assunto na internet. Mais precisamente no YouTube.

A partir desse momento, comecei a consumir conteúdo sobre investimentos.


A primeira coisa que entendi foi o que diabos eram os CDBs e o maldito do CDI. Desse ponto em diante, voltei a comprar CDBs até começar a aprender sobre a bolsa de valores e o mercado financeiro.

No final de 2019, eu estava louco para finalmente começar a investir nas empresas com capital aberto (comprar ações)... O que eu sabia sobre? Não muito, mas eu precisava testar.


Bem, comprei minhas primeiras ações no início de 2020. Infelizmente não pude antes porque precisava de uma série de autorizações dos meus pais (eu era menor de idade) e isso sempre foi meio chatinho de resolver.

Minhas primeiras empresas foram: Banco Inter (BIDI4); Grendene (GRND3).

Finalmente eu me tornei sócio do banco que eu tanto gostava e de uma empresa que naquele momento, eu considerava boa e conhecia seus respectivos produtos.


Eu sinceramente acredito que essa decisão foi uma das melhores da minha vida. Começar na bolsa de valores em 2020 me proporcionou experiências que muitos dos outros investidores que entraram após março 2020 não terão.

Eu apanhei, assim como diversas outras pessoas que estavam no mercado quando a pandemia começou… Só para ter uma ideia, todo o dinheiro que eu tinha investido até março, caiu uns 60%, isto é, de R$100,00 cerca de R$60,00 viraram pó naquele momento.

Uma série de outras coisas aconteceram que me fizeram perder dinheiro… Deixar de ganhar dinheiro, mas que me deram experiência. Bastante experiência.

Durante todo o ano, mesmo perdendo dinheiro e ganhando dinheiro, não abandonei. Passei o ano inteiro aprendendo mais sobre investimentos e culminou em eu aprender sobre economia e outros ativos financeiros.

Eu tentava me expor bastante ao tema… Mesmo não entendendo, alguns assuntos e nomes, eu me mantinha assistindo e lendo para aprender por algo que gosto de apelidar de “osmose de aprendizado”, isto é, escutar e conviver tanto com aquilo que não há outra coisa se não aprender sobre.


Atualmente sigo uma estratégia de investimentos para o longo prazo. Na minha carteira conto com investimentos como: CDBs; Ações brasileiras; Mercado Imobiliário; Bitcoin; Dólar; Ações americanas (stocks) e ETFs americanos.


Meu pensamento sempre foi em pegar um pouco da teoria, isto é, conhecer um pouco sobre algo e tentar aplicar na prática. Foi isso que fiz ao começar a aprender sobre bolsa de valores e rapidamente entrar no mercado de ações como investidor, apesar de ter 0.5% do conhecimento que tenho hoje desse mundo.

Então, para você que quer começar a investir e etc; recomendo que aprenda um pouco sobre investimentos e comece a investir… O máximo que vai acontecer é você perder o que você investiu.


Eu reforço que dá para aprender 100% disso tudo de graça e através da internet/livros… Obviamente você pode procurar comprar cursos de pessoas famosas na área que são muito bons… Porém, tudo que eu sei hoje, aprendi de graça.

Será sua escolha entre poupar tempo comprando um curso bom ou ir atrás do conhecimento gratuito, porém gastando um pouco mais de tempo.


Como prometido, vou deixar vídeos, que eu recordo já ter assistido e aprendido com eles… E também, uma sugestão de um YouTuber que sinceramente sou muito fã e acho o trabalho dele incrível e acredito que você deveria acompanhar também.

Além do mais, recomendo que dê uma olhada nos meus artigos que falo sobre investimentos e economia… Geralmente, tento postar sobre esse assunto ao menos 1 vez por semana aqui no meu site.


Se você conseguir, envia esse artigo para pessoas que estão querendo aprender a investir… De repente, o que falo aqui pode ser útil para elas terem um caminho por onde começar.

Escritor: Lucas Garcia

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @oolucasgarcia

Me siga no Wattpad: olucasgarcia

Me siga no TikTok: olucasgarcia

Meu LinkdIn: olucasgarcia


https://www.youtube.com/c/jovensdenegocios/playlists << Essa foi uma das primeiras Playlists que me recordo de estudar;

Do mil ao Milhão < Um livro interessante sobre finanças e investimentos que li quando estava inciando;

https://www.youtube.com/playlist?list=PLCrxuqCpidXrM16Y0yT4gqaU7MDPACXeG << Utilizei para entender alguns nomes de indicadores financeiros;

https://www.instagram.com/oraulsena/ << instagram que recomendo seguir.





1 Comment


kabftmuprndpdapwrx
Aug 03, 2021

Muito bom.

Like
bottom of page