top of page

China, a Preocupação Brasileira?

Em meio as crises mensais brasileiras, há algo mais relevante com que cada um de nós devemos nos preocupar: A quebra ou fechamento do mercado chinês.

Bandeira Chinesa com smartphones

Em alguns de meus artigos sobre a #China, venho indicando o crescente problema da perseguição estatal contra as empresas chinesas e os mais diversos problemas criados pelo #PCC com suas políticas econômicas.

Por muitas vezes, opinei que o plano de fundo disso tudo é uma possível quebra do mercado e/ou um fechamento completo da economia chinesa, voltando para as eras obscuras das políticas controladoras comunistas de Mao Zedong.

Dito isso, a pergunta surge:


Por que o Brasil deveria se preocupar com o cenário do fechamento da economia chinesa?


Com a morte do ditador Mao Zedong em 1976, Deng Xiaoping ascendeu na hierarquia política chinesa conquistando o poder e título de presidente.

No mesmo ano, Deng Xiaoping, abriu a economia Chinesa para o mundo instaurando políticas de livre-mercado que levaram a relevância atual do país para o mundo.

Graças a tudo isso, ao longo dos anos, a #China, com seu 1 bilhão de habitantes, se transformou em um dos parceiros comerciais mais importantes de diversos países.

Entre eles, está o Brasil.

 

O gráfico acima indica, segundo o Banco Santander, os principais países que o Brasil realizou suas exportações em 2019.

Exportação significa que um produto é produzido no Brasil sendo enviado para ser consumido em outro país.

Entre eles estão: China, Estados Unidos, Argentina, Holanda e Espanha...

Ao observarmos o gráfico, percebemos que mesmo juntado o valor de exportação de todos os países presentes, não alcança o valor total de exportação que o Brasil faz para a #China.

Em uma eventual quebra do mercado Chinês e/ou o fechamento retornando para as assombrosas raízes comunistas, o Brasil perderá parte significativa de suas exportações anuais para o mercado chinês.


O que isso significa?


Considerando apenas as exportações brasileiras para a #China, a perda de um mercado como este, levaria a diversas empresas e microempresas quebrarem, resultando na perda de milhares de empregos.

Isso pode não significar muito, porém, como sempre indico, a economia é uma rede interligada com os mais diversos pontos. Resultado dessa "pequena" coisa seria um impacto negativo na economia brasileira que anda cambaleando há muito tempo.

Entretanto, isso é um cenário completamente fora da realidade, já que, se de fato tudo isso se concretizar, os impactos no mundo e no Brasil serão muito mais severos.

O mercado chinês é um dos mais importantes do mundo. Isso foi refletido com essa notícia sobre um dado de 2020:

Em poucas palavras, isso significa que muitas empresas e investidores perderão investimentos em uma eventual quebra/fechamento do mercado chinês. Desse modo, um crash na maioria das bolsas mundiais estaria armado levando a uma crise ainda mais profunda no mundo.


Escritor: Lucas Garcia

Me siga no Instagram: @o.lucasgarcia

Me siga no twitter: @olucasgarcia_

Me siga no Wattpad: olucasgarcia

Me siga no TikTok: olucasgarcia

Meu LinkedIn: olucasgarcia

Comments


bottom of page