Desde sua criação, o Bitcoin e o que ele representa, vem ganhando mais e mais usuários. Tal fama e expansão, não é atoa. A maior e mais famosa criptomoeda do mundo, têm um propósito, utilidade e diferencial que todos deveriam conhecer.
Porém, como qualquer coisa nova, a esmagadora maioria das pessoas, ainda possuem variadas dúvidas quanto ao que ele é.
Pensando nisso decidi escrever um texto para simplificar e, qualquer pessoa entender o Bitcoin.
| Por Que a Escolha do Bitcoin?
Antes de entender o que é Bitcoin, uma dúvida e barreira que surge na cabaça das pessoas é o motivo para a existência e escolha do Bitcoin como uma moeda. Afinal, se olharmos para o mundo atual, há variadas opções 'interessantes' como o Real, Dólar, Libra e etc.
Certo?
Além da suposta qualidade de 'interessante' que todas as moedas citadas possuem em comum, existe uma segunda características que todas elas compartilham.
Tal característica, é o que muitos determinam como seu principal valor.
Porém, do ponto de vista prático, é o que as tornam tão horríveis para as pessoas.
Essa característica de que estou falando é o fato de existir um ente centralizador que toma conta de tais moedas (Real, Dólar, Libra e etc). Ou, em termos mais práticos, do governo que as controla, emiti e determina políticas monetárias.
E qual é o problema disso?
Algo que todo brasileiro concorda é que políticos comentem erros quase que na mesma proporção em que eles respiram.
Todas as moedas fiduciárias (Real, Dólar, Libra e etc), em última análise, são controladas por essas pessoas. Pessoas que erram muito, possui interesses claros da constante reeleição e não se importam com ninguém que não seja eles mesmo.
O resultado disso é o roubo desenfreado das pessoas através de inflação (algo comum no Brasil, agora nos Estados Unidos), impostos, quebra de privacidade bancaria e uma série de outras coisas.
Como é popularmente conhecido 'Bitcoin fixes this' (Bitcoin conserta isso).
O principal 'porquê' do Bitcoin e diferencial dele em comparação a outras moedas e criptomoedas é o fato dele apagar o ente centralizador. Ou, em termo mais diretos, o fato de ninguém controlar o Bitcoin.
| Como Bitcoin Promove Seu 'porquê'?
Ao contrário do que algumas pessoas acham, o Bitcoin é uma moeda completamente digital. Isso significa que a famosa foto de uma moeda de Bitcoin no mundo físico é apenas um item de coleção.
Ou seja, o Bitcoin apenas existe no mundo dos computadores.
Esse fato associado a outras características que fazem parte do Bitcoin como:
Criptografia;
Matemática;
Prova de Trabalho (PoW);
O conceito da teoria dos jogos;
Tornam possível o fato do Bitcoin não precisar de um ente centralizador, além de, tornar seus usuários (pessoas que possuem Bitcoin) verdadeiros donos de suas moedas.
Em outras palavras,
Se uma pessoa possui X Bitcoins em uma carteira (wallet), aqueles Bitcoins são verdadeiramente dela.
Em comparação, quando deixamos 'nosso' dinheiro (R$) no banco, tecnicamente, ele não é nosso. Ou mesmo, se todas as pessoas quiserem sacar 'seu' dinheiro do banco, será impossível, afinal, não existe notas o suficiente e o governo proíbe tal ação das pessoas.
Explico melhor o fato do dinheiro no banco não ser nosso no texto: 'O Dinheiro Que Você Deixa no Banco Não é Seu'.
De todo modo, isso é completamente diferente quando falamos do Bitcoin.
A Rede Bitcoin
O Bitcoin não apenas é uma moeda, como também, um rede.
Isso significa que, quando nos tornamos usuários de Bitcoin (detemos a moeda em uma wallet), estamos em um novo ambiente financeiro, onde, podemos fazer pagamentos para quem quisermos.
Ou seja, nem mesmo bancos são necessários.
Isso significa que a rede Bitcoin possibilita que seus usuários realizem transações de Bitcoins entre eles, mesmo que, algum governo queira proibir aquilo de acontecer. Tudo que as pessoas precisam fazer é algo que se aproxima de um "PIX" para a outra pessoa.
Desse modo, o Bitcoin não apenas retira a necessidade de um ente centralizador, como também, torna seus usuários verdadeiros donos de seu dinheiro. É assim que o Bitcoin promove o seu 'porquê'.
| O Que Verdadeiramente é o Bitcoin?
Em resumo, o Bitcoin é a única moeda descentralizada (não tem um ente centralizador como o governo para controlar) que torna seus usuários verdadeiros donos de seu dinheiro e os possibilita fazer pagamentos.
Esse novo dinheiro tem como característica:
Ser deflacionário — O código da moeda estabelece um limite máximo de Bitcoins que podem ser criados. O mesmo não ocorre com o Real, Dólar, Libra e etc;
Ser divisível — Ninguém precisa ter 1 bitcoin completo. A maioria das pessoas possui frações de Bitcoin denominadas como satoshis. Logo, qualquer pessoa pode comprar Bitcoin com 10 reais.
Ser seguro — A criptografia, prova de trabalho e uma série de aspectos do Bitcoin, tornam ele extremamente seguro contra ataques hackers.
Tirar o Governo do Nosso Dinheiro -Todos estamos cansados de ter um bando de burocrata que apenas se importam com seus próprios interesses controlando tudo, certo? Como vimos, o Bitcoin também resolve isso.
Todas essas coisas são as responsáveis por fazer o Bitcoin ser a maior e mais famosa criptomoeda do mundo.
Então, o Bitcoin é a única moeda descentralizada que se propõe tirar o governo do nosso dinheiro e nos dar liberdade para comprarmos tudo aquilo que quiseremos. É o dinheiro digital que protege a liberdade e privacidades de seus usuários. É a moeda de um mundo mais livre.
| Finalização e Sugestões
Esse texto foi escrito com o propósito de dar um introdução ao que é o Bitcoin. Isso significa que busquei simplificar e tornar diversos termos complicados em algo mais "direto" para o público geral.
Dito isso, seria incrível saber se esse texto te ajudou de alguma forma.
Caso sua resposta seja positiva, compartilha o link do texto com seus amigos ou redes sociais e me manda uma DM no Twitter ou Instagram me contando sua opinião sobre tudo que eu falei por aqui.
Se você conseguir fazer isso, eu vou ficar muito feliz haha.
Livro: O Padrão Bitcoin - 'O Padrão Bitcoin, Saifedean Ammous';
Livro: Bitcoin: A moeda na era digital, Fernando Ulrich;
Obrigado por ler! Se busca algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos. Essas coisas levam tempo haha. Aqui o link para compartilhar com seu amigo: https://www.lucasgarciajornada.com/post/bitcoin-para-qualquer-um-entender
Escritor: Lucas Garcia
Me siga no Instagram: @o.lucasgarcia
Me siga no twitter: @olucasgarcia_
Me siga no Wattpad: olucasgarcia
Me siga no TikTok: olucasgarcia
Meu LinkedIn: olucasgarcia
Comments