Ao pensarmos em fazer uma pesquisa, a primeira ferramenta que utilizamos é o Google... Ao queremos fazer uma pergunta, a primeira “pessoa” que surge em nossa mente é o Google… Ao pensarmos em assistir um vídeo, a primeira coisa que pensamos é o YouTube que é do Google.
Bem, é inegável que o Google se tornou extremamente participativo em nossas vidas nos últimos anos. Passamos diversas horas utilizando suas mais diversas ferramentas, desde coisas para trabalhar como Google drive, Gmail, Google Calendar até diversão e estudos como o YouTube…
Para ser honesto, o Google possui ótimas ferramentas e durante muito tempo eu utilizei praticamente todas elas. Porém, o jogo está mudando. Novas ferramentas, extremamente mais eficientes e com um grau de privacidade maior, estão sendo desenvolvidas.
Eu, assim como diversas outras pessoas ao redor do mundo, estamos cada vez mais preocupados quanto a nossa privacidade no mundo virtual.
Em uma analogia básica com nosso mundo físico, se petróleo é algo que representa riqueza… Os dados que produzimos ao navegar pela internet, tornam-se cada vez mais valorizados, tanto por empresas que querem vender seus produtos quanto por iniciativas extremamente duvidosas de determinados governos e outras organizações criminosas.
Veja bem, o problema nunca foi anúncios de produtos que se enquadram em seu perfil... Muito pelo contrário, isso poupa um grande tempo. Porém, a quantidade de coisas que são possíveis de serem descobertas, tanto de comportamento quanto de coisas ainda mais delicadas que só interessam a nós mesmos, transforma isso em uma enorme arma que determinados grupos duvidosos podem utilizar contra o indivíduo.
Ainda focando no ponto da privacidade e relacionando com a produtividade, também existem outras plataformas líderes em seus meios e que também podemos fugir/usar outras alternativas que nos entreguem mais privacidade e eficiência.
Pensando em tudo isso e tentando popularizar alternativas que buscam proteger sua privacidade, decidi escrever esse artigo mostrando e recomendando algumas ferramentas alternativas que utilizo no meu dia a dia focadas em privacidade, produtividade e eficiência.
1 > Alternativa Ao Navegador de internet Google Chrome:
É bem provável que você utilize o Google Chrome, seja no seu celular ou no seu computador para navegar na internet.
Além de ser um navegador mais lento, o Chrome é apontado por uma série de pessoas como um navegador desprovido de privacidade e outros defeitos…
Mesmo com a Google começando a se movimentar quanto a isso, existem outras alternativas que já providenciaram a solução para o problema de privacidade e ainda conseguem pagar você por assistir alguns ver alguns anúncios aleatórios.
Brave > O navegador Brave de internet tanto para computador quanto para celular, é para mim a opção mais viável que equilibra privacidade, segurança e eficiência.
O Brave, mantém a sua privacidade restringindo os dados que você utiliza apenas no seu próprio computador, ou seja, ele não entrega esses dados para terceiros ou para ele. Além disso, ele também possui um AdBlock, que bloqueia anúncios do YouTube e qualquer outro site recheado de anúncios que muitas vezes também te rastreiam.
Tor Browser > Bem, se você realmente quer liberdade e privacidade para pesquisar qualquer coisa, o Tor, deverá ser sua escolha.
Graças a seu protocolo descentralizado, o Tor, basicamente cria uma série de caminhos que passa pelo mundo todo antes de acessar o site que você deseja. Isso faz com que seu endereço fique praticamente irretratável na internet.
Por conta dessa descentralização, o Tor, tende a ser bem mais lento para como um navegador do dia-a-dia... Porém, caso precise de privacidade para pesquisar sobre qualquer coisa, o Tor é o melhor navegador para isso.
2 > Alternativa ao WhatsApp
Honestamente, nunca fui fã do WhatsApp. Sempre achei um aplicativo sem graça, pouco funcional em comparação aos seus competidores e questionável do ponto quando o assunto é privacidade.
Telegram > Este é o aplicativo de mensagens que atualmente eu mais utilizo.
Além de se preocupar com a privacidade e liberdade de seus usuários, o Telegram, conta com uma série de ferramentas que colocam em outro patamar a experiência do usuário.
WhatsApp trouxe a possibilidade (defeituosa por sinal) de acelerar a voz de seus usuários em áudios. Isso já está disponível no Telegram desde 2014.
3 > Alternativa ao Google
Por mais que o Google entre bons resultados quando pesquisamos algo, há outro navegador que, no momento, me parece uma opção muito mais viável e que traz resultados mais úteis para seus usuários sem uma visão de bolha específica.
DuckDuckGo > Uma ferramenta que foca na sua privacidade, não registrado seu histórico de pesquisas e com isso mostrando e te perseguindo com uma enxurrada de anúncios sobre algo que você pesquisou há algumas semanas.
Outro ponto extremamente útil, é que isso faz com que você fuja de uma determinada bolha ao pesquisar algum assunto que pode, de algum modo, ser politizado.
.onion > Este é um protocolo que o Tor utiliza para realizar suas pesquisas com extrema segurança e privacidade.
4 > Alternativa ao Windows
Sim, o sistema operacional provável do seu computador é bastante questionável quando o assunto é privacidade (minha opinião, a eficiência também).
Em paralelo a isso, conheço duas opções viáveis:
MacOs > A Apple, tem buscado cada vez mais prezar pela privacidade de seus usuários. Desse modo, o sistema operacional que seus computadores rodam são considerados um pouco mais "privados" quando comparamos ao Windows.
É importante ressaltar que, apesar de ser mais privado que o Windows, seus dados ainda podem ser utilizados pela própria Apple, o que resulta ainda em algo questionável do ponto de vista da privacidade.
Ubuntu > Infelizmente, nunca tive contato com este sistema baseado em Linux. Porém, tenho conhecimento que graças ao Ubuntu ter código aberto, é referência quando o assunto é um sistema operacional que preza pela privacidade de seu usuário.
5 > Alternativas ao YouTube:
Por mais incrível que o YouTube seja, muita coisa é limitada por algumas regras arbitrárias e duvidosas... Não me entenda mal, o YouTube é uma propriedade privada. Quem detém posse dessa propriedade privada tem o direito de estabelecer as regras que quiser.
Meu problema com o YouTube, está muito mais relacionado com uma influência política que aparenta influenciar na organização, determinando quais assuntos "delicados" podem ser discutidos ou não, na plataforma.
Por mais que isso pareça ser irrelevante para a maioria dos brasileiros, acredito que os reflexos disso começaram a aparecer ano que vem com as eleições... É bem provável que o YouTube vire um inferno para pessoas que criticam políticos, critiquem figuras públicas que mandam no país ou que tenham uma opinião diferente, etc.
Então, para adiantando o futuro dê uma olhada nas seguintes plataformas:
Rumble > Uma plataforma canadense de reprodução e streaming de vídeos criada em 2013 que promete dar mais liberdade de expressão para as pessoas em sua plataforma. Recentemente o Rumble ganhou mais destaque com um live que o ex-presidente Donald Trump realizou há algumas semanas.
Odysee > Assim como o Rumble, o Odysee tem o mesmo objetivo de competir com o YouTube, dando mais liberdade de expressão para seus criadores e utilizando da Blockchain para pagar seus criadores através de sua moeda conhecida como LBC. (OBS: Infelizmente, em algumas partes do Brasil, os vídeos travam bastante).
Bem, essas foram algumas ferramentas que eu conheço e prefiro utilizar quando estou navegando na internet.
Caso tenha curtido, recomendo que teste cada uma das ferramentas ditas nesse artigo e compartilhe para que outras pessoas saibam que existem alternativas que prezam pela liberdade, privacidade e que são tão boas ou até mesmo melhores do que as convencionais.
Se curtiu, o que acha de me ajudar compartilhando o link?
Escritor: Lucas Garcia
Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia
Me siga no twitter: @oolucasgarcia
Me siga no Wattpad: olucasgarcia
Me siga no TikTok: olucasgarcia
Meu LinkdIn: olucasgarcia
Comments